Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 formas surpreendentes que nos fazem influenciar a saúde do nosso cérebro

0

Nosso cérebro é, de longe, um dos órgãos mais importantes para nossa sobrevivência. Prova viva disso é que quando ele para de funcionar, nós morremos. Mesmo que todos os órgãos funcionem normalmente, de nada irá adiantar se o cérebro não funcionar.

O cérebro é também um órgão cheio de mistérios. É como um super computador, mas ao contrário do que conhecemos e estamos habituados, nosso cérebro ainda não foi completamente decifrado. Os cientistas fazem novas descobertas a todo o momento sobre como o nosso cérebro funciona e do que ele é capaz.

1 – Falta de sono influencia na memória

É durante o sono que as células de nosso cérebro removem compostos tóxicos. Se uma pessoa não dorme tempo suficiente, é como se nosso cérebro ficasse sem esse processo de limpeza. Isso pode não apenas afetar nossa memória, como também pode causar o mal de Alzheimer.

2 – Estresse destrói o cérebro

Se você costuma se sentir estressado com frequência, está cheio do trabalho, dos estudos e das pessoas, é melhor tentar dar uma pausa e respirar. O estresse afeta a capacidade de aprender, de memorizar as coisas e de se autocontrolar. Além disso, o estresse contribui para a ansiedade, que pode se tornar um transtorno muito cruel.

3 – Seu cérebro pode estar desidratado

Se você acha que é balela toda essa história de nosso corpo precisar de água, isso vai mudar agora. Além de grande parte de nosso corpo ser composta por água, 80% do nosso cérebro é água. Então, se você estiver desidratado, isso também vai afetar o seu cérebro. Com perda de 2% dos fluidos cerebrais, a memória a curto prazo já é deteriorada. A concentração e a vigilância caem e também há uma perda significativa nas habilidades cognitivas.

4 – Gravidez e cérebro

Cientistas comprovaram que, durante a gravidez, o cérebro da mãe muda. A quantidade de massa cinzenta do cérebro diminui e isso afeta na cognição social e também na capacidade compreender outras pessoas. Isso acontece para que a conexão entre a mãe e o bebê possa ser fortalecidas. Dessa forma, a mãe consegue entender as necessidades da criança e também estar alerta aos perigos externos.

5 – Açúcar x Cérebro

O açúcar tem a capacidade de destruir as conexões neurais. Os excessos na substância deixam o cérebro mais lento e se torna mais difícil manter a concentração e aprender coisas novas. O açúcar presente em alimentos industrializados afeta muito mais, por isso o recomendado é que se mantenha uma dieta equilibrada.

6 – Amor materno e amor romântico

De acordo com cientistas que realizaram análises da atividade cerebral, o amor materno e o amor romântico têm muito em comum. No entanto, há algumas diferenças. O amor romântico ativa áreas relacionada a excitação sexual, a sensação de ansiedade, de medo e euforia. Enquanto que o amor materno ativa as áreas que estão ligadas ao afeto.

7 – Cérebro e a leitura

De acordo com cientistas da Universidade de Oxford, ler melhora as habilidades cognitivas do cérebro. Quando uma pessoa lê, o sangue circula por áreas no cérebro que estão ligadas a concentração e a cognição. E esse efeito acontece apenas com a leitura. Assistir TV ou jogar não tem o mesmo efeito.

E você, sabia que o nosso cérebro é capaz de tantas coisas? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos.

Segundo ciência, com essas 2 características é possível viver até os 90 anos

Artigo anterior

7 animais pré-históricos pouco conhecidos que mereciam mais fama

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido