• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 grandes celebridades que sofriam de esquizofrenia

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      14/06/19 às 15h26

A esquizofrenia crônica é um transtorno de saúde mental de longo prazo que pode afetar quase todos os aspectos da sua vida. Em sua vertente mais extrema, esse distúrbio pode isolar as pessoas, provocando pensamentos recorrentes e torpes acerca da realidade. Anteriormente, era considerado desdenhoso. As pessoas acreditavam que aqueles que sofriam com isso não viviam neste mundo e não se adaptavam a ele. Entre seus sintomas estão: delírios, ouvir ou ver coisas imaginárias, confusão no pensamento e alterações no comportamento. Geralmente, é diagnosticada na idade adulta. Para falar a verdade, existem atualmente muitos estudos sobre o assunto. Seu tratamento torna-se cada vez mais eficaz, com medicamentos e terapias psicológicas. A esquizofrenia não significa o fim do mundo como querem que nós acreditemos. Preparamos uma lista com grandes celebridades que sofriam de esquizofrenia.

Alguns até dizem que todo o processo do transtorno é uma faca de dois gumes, dotando principalmente artistas com uma imaginação sem precedentes. Devido às complexidades que envolvem a esquizofrenia, celebridades com a condição já falaram abertamente sobre suas próprias experiências. Suas histórias servem de inspiração e suas ações ajudam a combater o estigma a respeito do distúrbio.

1- Eduard Einstein

Apenas notando o sobrenome deste homem, você suspeitaria de que ele é o filho de um dos maiores físicos de todos os tempos, Albert Einstein. E é isso mesmo. Seu caso é de particular interesse devido a esta relação, mas sua luta não foi em vão. Ele fez muito para aumentar a consciência geral desta doença aos olhos públicos.

Embora pretendesse se tornar um psicanalista habilidoso, sua carreira universitária foi interrompida por repetidas hospitalizações. Eduard Einstein finalmente morreu em uma instituição psiquiátrica com a idade de 55 anos. Sua linhagem familiar foi usada para conscientizar o público sobre a esquizofrenia.

2- Syd Barrett

Syd Barrett foi um artista, compositor, guitarrista e artista inglês, mais notavelmente o fundador da banda de rock Pink Floyd. Barrett foi o vocalista, guitarrista e principal compositor dos primeiros anos da banda e é creditado pela consagração do nome da banda. Barrett foi excluído do Pink Floyd em abril de 1968, depois que David Gilmour assumiu como seu novo vocalista.

Ele se afastou em meio às histórias conturbadas envolvendo sua saúde mental e abuso de drogas. Houve muitos relatos de que Barrett era de fato uma pessoa famosa com esquizofrenia, embora ele nunca tenha admitido publicamente isso. Eventualmente, sofreu um desgaste severo e cortou todos os aspectos sociais de sua vida, permanecendo em constante isolamento. Com o tempo, Barrett parou de contribuir para a música.

Em 1978, quando seu dinheiro acabou, ele voltou para Cambridge para morar com a mãe. Viveu com diabetes tipo 2 por vários anos e morreu na casa de sua mãe em julho de 2006, aos 60 anos. Essa é uma das grandes celebridades que sofriam de esquizofrenia.

3- Vincent van Gogh

Hoje ele é um dos pintores mais célebres do mundo, mas Van Gogh lutara contra a esquizofrenia ao longo de sua vida. Diferentes histórias de seu comportamento fazem alguns estudiosos pensarem que ele tinha essa condição clínica. De acordo com um relato, van Gogh, durante uma discussão com o colega pintor Paul Gauguin, ouviu alguém dizer: "Mate-o". Em vez disso, ele pegou uma faca e cortou parte de sua própria orelha. Outros psiquiatras acham que ele pode ter tido depressão ou transtorno bipolar.

4- Jim Gordon

Por cerca de duas décadas, Gordon foi um dos bateristas mais procurados no mundo do rock, trabalhando com John Lennon, Frank Zappa e Jackson Browne. Ele ganhou um Grammy por co-escrever o hit de Eric Clapton, "Layla". Entretanto, em 1983, enquanto tinha sintomas de esquizofrenia, acabou tirando a vida de sua mãe. Gordon permanece atrás das grades e está tomando medicação para o distúrbio. Seu advogado, Scott Furstman, chamou o caso de "trágico", acrescentando: "Ele realmente acreditava que estava agindo em legítima defesa".

5- Jack Kerouac

Jack Kerouac era um famoso romancista e poeta americano, escrevendo o famoso clássico On the Road. Kerouac é reconhecido por seu método de prosa espontânea. Sua escrita abrange uma ampla gama de tópicos, como espiritualidade católica, jazz, promiscuidade, budismo, drogas, pobreza e viagens.

Passou um curto período de tempo alistado no exército dos Estados Unidos e, durante sua estada, um médico da Marinha o diagnosticou com o que então se chamava de "demência precoce", hoje conhecida como esquizofrenia.

Seu alistamento durou apenas 10 meses e Kerouac deixou o exército para iniciar sua carreira como um dos maiores escritores da Geração Beat. Quando ele recebeu alta de seu serviço, o diagnóstico foi formalmente alterado e observou que ele poderia exibir algumas "tendências esquizóides".

Ele morreu em 20 de outubro de 1969 de uma hemorragia interna causada por cirrose do fígado. Alguns dizem que a bebida era um tipo de automedicação para acalmar as vozes ouvidas pela maioria dos esquizofrênicos. Essa é uma das grandes celebridades que sofriam de esquizofrenia.

6- Virginia Woolf

As frases de Virginia Woolf refletem sua angústia por todos os problemas familiares que teve desde a infância. No entanto, quando nos perguntamos quem era Virginia Woolf, não podemos deixar de responder que ela era uma das mulheres mais importantes da história. Woolf mergulhou nos diálogos internos de seus personagens e foi a favor de mudar o papel atribuído às mulheres na sociedade, o que fez dela uma importante figura do feminismo.

Até onde se sabe, Virginia Woolf tinha transtorno bipolar, uma doença que tem uma conexão genética estreita com a esquizofrenia. Ela estava frequentemente deprimida, até que finalmente decidiu se jogar em um rio com pedras nos bolsos e se despedir do mundo.

7- Brian Wilson

Brian Wilson é conhecido como o gênio por trás dos Beach Boys. Em 2010, a Rolling Stone listou-os como nº 12 em sua lista de "100 Melhores Artistas". A maioria das pessoas já ouviu falar dessa banda, mas nem todo mundo já ouviu falar sobre a luta que Brian Wilson teve com a esquizofrenia. Essa é uma das grandes celebridades que sofriam de esquizofrenia.

Acredita-se que sua esquizofrenia tenha sido desencadeada pelo uso de drogas como o LSD. Suas alucinações auditivas começaram com o uso do alucinógeno, mas continuaram depois de cessar o vício. Foi quando o médico lhe deu um diagnóstico oficial de esquizofrenia. Há algum debate no mundo da medicina sobre se o uso de drogas pode causar esquizofrenia ou se simplesmente desencadeia uma condição que já está presente.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+