• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 hacks provados pela ciência que vão melhorar sua vida

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      22/05/19 às 16h01

Se falarmos para cada um pensar em como melhorar a vida, cada pessoa terá uma visão diferente do que seria essa melhora. Temos corpos e mentes diferentes e situações de vida que nos fazem pensar de formas distintas. Uma coisa em comum, e que todos vão de concordar, é que a vida é difícil. Mas felizmente existem coisas que você pode fazer para te ajudar na jornada.

E os melhores conselhos são aqueles embasados na ciência. E que não são somente uma frase motivacional que você vê em algum blog ou no Tumblr. O lado bom da ciência é exatamente esse, ela pode fazer coisas incríveis desde colocar o homem na lua, até garantir o seu sono e que tenha uma promoção no trabalho. Falamos aqui alguns deles.

1 - Deixe os outros falarem

Uma regra básica para que você exale charme e carisma é deixar as outras pessoas falarem. Principalmente se for sobre eles mesmos. Segundo estudos feitos por um neurocientista de Harvard, falar de si mesmo ativa as mesmas regiões no cérebro de quando se come ou faz sexo. Logo, isso aumentam os níveis de dopamina. Então, se você quer que alguém se sinta feliz e positivo, deixe a pessoa falar de si mesma.

2 - Lentes amareladas

Técnicas para combater a insônia a maioria das pessoas conhece, que é basicamente se afastar das telas e ir para a cama. O motivo para deixar os celulares de lado é porque a luz azul-branca dele imita a luz do dia. E isso engana o cérebro para pensar que já é manhã e acorda. Para amenizar isso, existem software como o f.lux e Twilight que vão tonalizar a tela para cores levemente alaranjadas. E isso corta os sinais de despertar para o seu cérebro. Outra coisa que também pode ajudar é matizar a tela gradualmente.

3 - Sem dormir? Banho à noite

Existem pessoas que gostam mais de tomar banho de manhã e outras que preferem à noite. Independente de que tipo de pessoa você seja, é fato que o banho à noite te ajudará a dormir melhor. Isso porque quando você sai de um banho quente para um quarto relativamente mais frio, a temperatura do seu corpo vai cair. E com essa queda, as funções metabólicas como a frequência cardíaca, respiração e digestão também diminuem. E isso faz com que a sensação de sono venha e te ajude a cochilar.

4 - Xingar na cabeça

Por mais que as pessoas tenham falado que xingar não é bom, pode ser sim benéfico. Segundo estudos, xingar é hipoalgésico, que significa que diminui a resposta de dor e permite que você tenha um relativo conforto. Possivelmente é porque isso desencadeia a resposta de luta e inunda o sistema com adrenalina e dor de amortecimento.

5 - Aumente a intensidade

Se você é uma das pessoas que não gosta de academia, ficará feliz em saber que pode conseguir um corpo bom sem ter que se matar horas. Isso é possível com o treinamento HIIT, que é um treinamento de alta intensidade. Este é um treino com rajadas de alta intensidade cardiovascular seguidas por um curto período de descanso. Ele é mais eficaz em menos tempo.

6 - Soneca com café

O conceito da soneca do café é você tomar uma xícara de café antes de tirar uma soneca de 20 minutos. E os dois combinados fazem com que você se sinta muito mais revigorado. E isso funciona por causa da química do cérebro. O neurotransmissor no cérebro, chamado adenosina, é responsável por deixar você com sono. Ele funciona anexando aos seus neurotransmissores e reprimindo para que você fique sonolento. A cafeína limita a forma da adenosina e faz com que você se sinta mais desperto. E a soneca de 20 minutos irá limpar o caminho para a cafeína se ligar ao máximo número de receptores.

7 - Boca fechada

O que todo mundo já sabe é que, se você tem um objetivo em mente ou quer realizar um plano, o melhor é mantê-lo para você e não compartilhar com ninguém. Porque se você contá-los para alguém, é mais provável que você não conclua nada do que projetou. Isso porque quando você fala seus planos para as pessoas, seu cérebro recebe o mesmo impulso de como se já tivesse feito. E isso faz você pensar que já conseguiu alguma coisa e não precisa mais trabalhar para aquilo.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+