Curiosidades

7 idiomas mais antigos que ainda são usados hoje

0

Ao longo da história, os idiomas sempre estiveram presentes na humanidade. De fato, esse foi um dos principais fatores para nossa civilização. Contudo, ainda hoje, idiomas desaparecem e reaparecem em novas e diferentes formas. Mas, afinal, quais o idiomas mais antigos que ainda são usados hoje?

Como as línguas faladas antecedem as línguas escritas em dezenas de milhares de anos, nunca poderemos verdadeiramente descobrir a imagem das línguas, que existiam nos tempos antigos. Dessa forma, conquistas, guerras e grandes migrações, foram fatores que influenciaram o desaparecimento e o surgimento de novas línguas.

1 – Basco

A língua Basca, ou Eskara, como é conhecida por seus falantes, é única na Europa. Além disso, essa também é a única língua remanescente da velha Europa, que sobreviveu sozinha por séculos, enquanto outras línguas desapareceram, antes da disseminação das línguas indo-europeias. Atualmente, a língua é falada no País de Basco por cerca de 750.000 falantes nativos.

2 – Ainu

Sem uma forma escrita inicial, o Ainu é a língua do povo Ainu, nativo do norte do Japão. Dessa forma, o idioma antecede o povo japonês moderno. Contudo, por sua vez, o Ainu é um idioma isolado, sem nenhuma conexão com o japonês. Entretanto, existem algumas conexões com as línguas paleo-siberianas.

3 – Árabe

Pertencente ao grupo de línguas semíticas, a língua árabe está entre as mais antigas que ainda estão em uso. Embora abranja uma série de subgrupos e variantes, o idioma é unificado e padronizado em forma de Árabe Clássico. Alguns de seus escritos datam de 125 d.C. Além disso, esse também é um ótimo exemplo de uma língua, pertencente a uma nação poderosa, que pode se estabelecer e sobreviver por séculos, em sua forma original. Por meio da disseminação, a língua influenciou diversos idiomas modernos em todo o mundo.

4 – Tâmil

O Tâmil é parte das línguas dravídicas e é falado pelo povo Tâmil, que é nativo da parte meridional do subcontinente indiano. Contudo, o Tâmil não possui conexão “genética” com o idioma Hini, dominante na Índia. Com cerca de 75 milhões de falantes nativos em todo o mundo, o idioma tem uma longa tradição, que sobrevive até hoje. Sua forma escrita mais antiga data de 300 a.C., além de mais de 2000 anos de história.

5 – Persa

A língua Persa, também conhecida como Farsi, é um idioma indo-europeu, amplamente utilizado e muito antigo, pertencente à subdivisão indo-iraniana. Além disso, possui cerca de 70 milhões de falantes nativos, ao redor do mundo. Seus primeiros escritos datam do século VI a.C., mas sua história é conhecida muito antes disso. O persa antigo era a língua do Império Aquemênida, que durou de 550 a.C. a 330 a.C., e mais tarde, esteve presente no Império Sasaniano.

6 – Chinês

Todos sabemos que a história chinesa remonta de muito tempo. Além disso, ela sempre esteve presente entre as civilizações mais avançadas da Terra. Dessa forma, o idioma chinês é igualmente antigo e também está entre os idiomas mais exclusivos do mundo. Seja na forma escrita como na fala, seu sistema é altamente complexo e possui cerca de 100.000 símbolos diferentes. Com isso, a escrita mais antiga do chinês data de 1250 a.C..

7 – Aramaico

Dentro do grupo semítico noroeste das línguas afro-asiáticas, o aramaico está certamente entre as línguas mais antigas do mundo. O idioma possui cerca de 3.100 anos de história escrita, colocando-o no topo dessa lista. Originalmente a língua da tribo aramiana, o idioma se espalhou rapidamente pelas regiões do Levante, Síria e Mesopotâmia. Em 1000 a.C., já havia reinos estabelecidos com a língua e algumas inscrições reais, que podem ser datadas do século 10 a.C.

7 ex-participantes do BBB que não querem lembrar que participaram do programa

Artigo anterior

Segundo pesquisadores, até 2045, seremos imortais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido