História

7 incríveis histórias por trás das fotos mais icônicas da história

0

Muitas cenas e acontecimentos marcantes ao longo da história foram registrado em fotografias. Muitas dessas fotos são bastantes conhecidas, porém poucas pessoas sabem o que exatamente estava acontecendo naquela situação em particular. Talvez a foto nem tenha um caráter político tão forte, como a do monge pegando fogo (primeira dessa lista), mas possui uma estética ou uma simbologia muito interessante. A fotografia, desde o seu surgimento, veio como uma forma de registrar momentos e transmitir mensagens. Desde então, o ofício do fotografo se tornou algo de grande importância, social, política e artística.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você algumas das histórias por traz de 7 fotos marcantes da humanidade. Essas fotos foram premiadas ou criaram grande repercussão na mídia internacional, dessa forma se tornando símbolos e ícones. Independente do peso e do contexto que cada uma dessas leva, elas ainda sim guardam poderosas imagens. Conheça 7 incríveis histórias por trás das fotos mais icônicas da história.

1 – Monge pegando fogo

Essa foto é extremamente marcante. Devido a opressão do governo vietnamita do sul aos budistas do país, esse monge resolveu fazer um apelo final. Em um ato suicida, mas cheio de significado, ele se imolou no meio de um vasto público de pessoas.

O jornalista que capturou a cena, Malcolm Browne, diz ter ficado tão emocionado e chocado com a cena que chegou a chorar pelo monge. Segundo o jornalista, mesmo com o homem em chamas, ele não fez nenhum som ou movimento… O homem simplesmente meditou até sua morte. Essa foto circulou o mundo e acabou trazendo várias mudanças ao país.

2- Beijo na revolta de Vancouver

Essa foto virou um ícone da famosa frase: “Faça amor, não faça guerra”. Apesar de parecer uma cena romântica em meio ao caos, o que aconteceu não foi tão “bonito” assim. Jones, namorado da mulher deitada conta que quando teve essa revolta, em meio a confusão de carros pegando fogo e lojas sendo saqueadas, a polícia acabou derrubando uma mulher no chão. A mulher entrou em choque e para acalmá-la seu namorado a abraçou e a deu um beijo, para mostrar que estava ali.

3 – Homem de braços cruzados

Segundo a história, August Landmesser se afiliou ao partido nazista em 1931, porém dois anos depois se apaixonou por uma judia chamada Irma Eckler. Em 1935, ele a propôs em casamento e por essa razão foi expulso do partido, devido as novas leis da época.

Quando essa foto foi tirada em 1936, Landmesser recusou-se a levantar o braço na hora da saudação. Em 1938 ele vê sua família pela última vez, pois sua mulher é levada a um centro de eutanásia e vem a falecer em 1942. Nessa época ele já tinha duas filhas, ambas sobreviveram e uma delas documentou a história de sua família.

4 – Jane Godall

Jane Godall é considerada uma das maiores primatologistas de todos os tempos. Essa foto veio a se tornar muito icônica por esse vínculo entre homem e animal. Para evitar levantar suspeitas da mãe do pequeno chimpanzé, Jane fechou os dedos para mostrar que não representava perigo.

5- Para a liberdade

Esse homem foi um dos primeiros guardas da parte leste da Alemanha a desertar em 1961. Ele simplesmente correu e pulou para o outro lado da fronteira, dessa forma deixando o país. Quando questionado, ele disse que não queria ser obrigado a atirar em uma pessoa. A foto desse jovem de 19 anos de idade é um ícone da liberdade.

6 – Yoina

Todos os dias essa garota ia para um lago próximo do acampamento da equipe que estava ajudando em sua comunidade no Peru para dar banho em seu macaquinho de estimação. Na equipe havia o fotografo Charlie Hamilton James, que estava acompanhando o projeto e registrando as coisas por lá. Ele resolveu tirar uma foto da garota e seu macaquinho. Acontece que o macaco odiava água e ficava subindo na cabeça da garota toda hora. Essa famosa foto então foi tirada.

7 -War is Hell

O Fotografo alemão Horst Fass tirou essa foto em 1965, durante a guerra do Vietnam. Essa foto foi tirada quando Larry Wayne, (soldado da foto) tinha 19 anos de idade. Segundo sua esposa, depois da guerra, Larry teve muitas dificuldades para se ajustar a sociedade novamente. Traduzindo livremente, a frase no capacete significa “A guerra é o inferno”, e virou icônica no período que a foto foi publicada.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima!

8 coisas que você não sabia sobre o Vegeta

Artigo anterior

The Walking Dead – Criador fala sobre reviravolta inesperada do último episódio

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido