Curiosidades

7 incríveis tipos de alucinações e ilusões

0

Se falamos em ilusão ou alucinação, nos remetemos às pessoas que, geralmente, veem o que não está lá. Mas nem sempre elas se limitam a isso e não é preciso ser uma pessoa louca para ter alucinações. Existem vários outros tipos que as pessoas não discutem com frequência.

Esses dois tipos são distorções da realidade, mas a ilusão é distorção de algo que realmente existe e a alucinação é a distorção de alguma coisa que não é real. Pegando esses pontos, listamos aqui algumas formas de se experimentar ilusões e alucinações.

1 – Inclinação ambiental

Quem sofre com essa ilusão vê o mundo de cabeça para baixo, ou então o “para cima” delas está em outra direção. Normalmente, essas pessoas veem o mundo de forma inclinada, às vezes 90 ou 180 graus, fazendo com que para cima se torne direita, esquerda ou para baixo.

Essa ilusão acontece de repente e pode durar de segundos a uma hora. Aqueles que já experimentaram essa sensação dizem se sentir tontos, o que é mais que normal, já que acontece uma distorção entre o que eles estão vendo e o senso de equilíbrio. Esse problema pode acontecer por várias causas como por exemplo, AVC, enxaquecas, lesões cerebrais ou até mesmo uma super vertigem.

2 – Síndrome de Charles Bonnet

Em 2016, uma mulher de 81 anos teve um problema com sua visão. Ela tinha alucinações com pombos todos os começos de noite. Essas alucinações começaram fracas, mas foram aumentando com frequência e os médicos a diagnosticaram com síndrome de Charles Bonnet.

Com a perda da visão, o olho recebe menos informações e envia menos informações para o cérebro. Mas como as células do cérebro precisam de ação, os neurônios visuais tentam fazer seu trabalho e as células se tornam mais sensíveis aos sinais de entrada e podem gerar os seus próprios sinais. Essas mudanças levam à Síndrome de Charles Bonnet, que é onde a pessoa alucina imagens nos seus pontos cegos.

3 – Cromatopsia

Esse distúrbio é feito quando as cores são colocadas onde elas não pertencem. Ela pode se aplicar a várias distorções específicas que podem ser ilusões e alucinações. Falando em ilusão, a cromatopsia se associa à enxaquecas e à pessoa que vê mais cor do que realmente está presente.

Na alucinação da cromatopsia, as pessoas veem cores onde elas não pertencem. Os objetos podem então ter aparências coloridas ou o campo de visão de uma pessoa pode mudar o tom percebido. Isso quer dizer que objetos, que anteriormente não tinham cores, podem ter aparências coloridas. Existem nomes específicos para cores específicas também, como cianopsia quando a visão é azul, xantopsia que é a visão amarela e eritropsia que é a visão vermelha.

4 – Macropsia e micropsia

Falar o tamanho das coisas simplesmente olhando para elas, não é tão fácil quanto pode parece. Esse processo considera tanto informações dos seus olhos quanto informações que já estão contidas no seu cérebro. E a ilusão de confundir os tamanhos das coisas é chamado de macropsia e micropsia. Respectivamente é a percepção das coisas sendo muito grandes ou muito pequenas.

Essa condição está junto com o que é chamado de síndrome de Alice no País das Maravilhas, onde as coisas parecem ser de tamanhos que normalmente não são. As pessoas que sofrem dela, cerca de 45% sofre de macropsia e 59% de micropsia.

5 – Síndrome da Cabeça Explodindo

As pessoas que sofrem com essa síndrome acordam ou adormecem com interrupções em formas de alucinações como por exemplo, elas ouvem um barulho alto de alguma coisa explodindo, que faz com que eles percam o sono. E o ruído é acompanhado de medo.

Os que sofrem com a síndrome têm apenas alguns episódios, mas existem relatos de pessoas que experimentaram múltiplos episódios em uma única noite. E além do barulho, alguns veem leves flashes e convulsões corporais.

6 – Alucinações gustativas

Existem as pessoas capazes de imaginar gostos em sua boca, mas as que sofrem com essas alucinações têm um gosto em sua boca que não conseguem controlar. E é exatamente isso que é chamado de alucinações gustativas.

Os gostos dessa alucinação, normalmente, são de gostos ruins como maçãs podres, cigarros velhos e ferro enferrujado. A pessoa pode ter alucinações com todos os outros sentidos e desses, a alucinação do paladar parece ser a mais rara dos transtornos psiquiátricos.

7 – Olfactismo e sinestesia cor de odor

Existem as pessoas que experimentam percepções mistas onde eles têm percepções que estão involuntariamente ligadas entre si, como palavras e gostos ou letras e cores. Uma das mais raras é chamada de olfactismo, onde um cheiro alucinado é desencadeado por outra sensação que a pessoa recebe. É como associar um nome a um cheiro de ovo podre.

7 animais que realizaram feito inimagináveis

Matéria anterior

7 fatos bizarros que você não sabia sobre o corpo do Optimus Prime

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.