• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 lugares onde poderíamos construir estações espaciais

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      05/08/19 às 19h15

Se depender de Elon Musk, até 2050, já poderia existir uma cidade em Marte. O que seria ótimo, tendo em vista o futuro da humanidade. Se continuarmos no atual ritmo, o nosso planeta não suportará a vida humana por muito tempo. E é aí que teremos que procurar soluções alternativas. Uma das mais exploradas, nesse sentido, seria nos mudarmos para outros lugares no universo. Quem sabe outros planetas ou até mesmo a lua?

E, de fato, quanto mais aprendemos sobre o nosso sistema solar e a nossa galáxia, novas potenciais 'segundas casas para a humanidade' aparecem. Até agora, não encontramos nenhum lugar tão incrível como a Terra. No entanto, a vida, em uma colônia espacial fora da Terra, poderia realmente acontecer. E se realmente estações espaciais se tornassem uma realidade possível, como elas seriam? E o melhor, onde elas seriam? Confira a seguir, 7 lugares onde poderíamos construir estações espaciais.

1 - Lua

A lua é o nosso vizinho mais próximo, isso a torna uma ótima candidata para abrigar a primeira colônia fora da Terra da raça humana. Os habitantes de uma possível estação lunar viveram uma espécie de vida no interior. Isso porque o seu tamanho não daria chance para se apegar a qualquer tipo de atmosfera, seja ela artificial ou não. Provavelmente, não seria o melhor lugar para construir uma vida, e as condições não proporcionariam uma vida muito confortável. É mais provável que uma colônia lunar se pareça muito como um porto ou uma base industrial. Sem contar que não sabemos o que a baixa gravidade da superfície lunar causaria no corpo humano durante um longo período de tempo.

2 - Marte

O planeta Marte é, com certeza, o primeiro lugar que vem à sua cabeça quando se pensa em vida fora da Terra, certo? Mas como seria a vida no planeta vermelho se um dia a raça humana realmente se estabelecer em solo marciano? Para começar, a atmosfera de Marte não é a ideal. O ar rarefeito tornaria as temperaturas muito frias, chegando a uma média de -55°C. As tempestades de poeira poderiam bloquear o sol por meses. Sem contar a gravidade, que é apenas um terço da que temos aqui, na Terra. Mas se, de fato, encontrarmos provas reais de que a vida em Marte é valiosa, poderíamos investir mais no planeta para transformá-lo em um lugar mais favorável.

3 - Vênus

Outro potencial, candidato para abrigar vida humana, seria o nosso planeta irmão, Vênus. Pelo menos lá, não teríamos uma atmosfera como a da lua ou de Marte. No entanto, a pressão atmosférica na superfície de Vênus também não é a mais ideal, já que é pelo menos 90 vezes maior do que a da Terra. Mas, possivelmente, encontraríamos formas de contornar esse problema. O mais legal seria que viveríamos em cidades flutuantes, 50 quilômetros acima da superfície do planeta. A temperatura seria algo em torno de 40°C, algo suportável, e provavelmente, seria necessário o uso de trajes espaciais do lado de fora e equipamentos para respirar.

4 - Titã

Uma das principais razões que faz a lua de Saturno ser colocada na lista de possíveis lugares habitáveis no universo, é que Titã tem vários lagos cheios de hidrocarbonetos líquidos. Isso é centenas de vezes maior do que as reservas de petróleo e gás natural que temos na Terra. Mas além disso, Titã é um dos lugares mais habitáveis do sistema solar, devido a diversos fatores. Entre eles, a sua atmosferam rica em nitrogênio e metano, e também evidências da existência de água líquida e amônia abaixo da superfície. Sem contar que essa água poderia ser usada para gerar ar respirável.

5 - Europa

O universo é muito vasto, e não devemos nos limitar. Europa é um dos quatro satélites naturais do planeta Júpiter, e pode ser considerado um dos lugares mais habitáveis do sistema solar, junto da Terra e de Titã. Os cientistas acreditam que lá possa existir um enorme oceano de água líquida sob a superfície gelada. Isso poderia nos fornecer água para sobreviver e também para produzir oxigênio respirável e até combustível.

6 - Naves interestelares

Se realmente quisermos sair da Terra, devemos considerar a possibilidade de viver em naves interestelares. Devido às grandes distâncias entre os pontos no universo, caso partíssemos da Terra, precisaríamos estar preparados para tudo. Até chegar ao destino final, muitos viveriam, reproduziriam e morreriam em grandes navios interestelares. Essas estruturas seriam como cidades voadoras ou até mesmo países, podendo abrigar comunidades inteiras. Essas sociedades viveram no vácuo do espaço interestelar.

7 - Exoplanetas

Até hoje, já foram descobertos milhares de exoplanetas. Alguns deles com potenciais características, que poderiam ser adaptadas para receber vida humana. A estrela Gliese 667 C, por exemplo, está localizada a cerca de 23 anos-luz da Terra, e abriga ao menos três planetas rochosos onde se acredita estarem em uma zona habitável. Também tem o Kepler 442b, exoplaneta que foi descoberto em 2015, e apelidado de Terra 2.0. Isso devido a sua semelhança com o nosso planeta. Embora esteja um pouco mais longe, cerca de 1.100 anos-luz de distância, os cientistas acreditam que há uma chance desse planeta ser habitável para os seres humanos.

E você, em qual desses lugares gostaria de viver caso fosse necessário? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+