• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 lugares que você precisa conhecer quando for em João Pessoa

POR Bruno Destéfano    EM Mundo Afora      05/04/19 às 17h26

Geralmente, quando decidimos conhecer uma nova cidade, procuramos saber a história dos espaços e regiões circunvizinhas. Sabe por quê? Porque a história diz muito sobre o que se vê atualmente, a nível municipal, regional e até mesmo nacional. Entender uma cidade faz com que nós tenhamos uma maior conexão com tudo o que ela representa para os seus habitantes. É revigorante e definitivamente fortalecedor. Faz parte das trilhas de viagem; de compreender o chão daquilo que se pisa. João Pessoa, a simpática capital da Paraíba, é um ótimo ponto e exemplo disso, especialmente porque nele é possível encontrar lugares maravilhosos e que carregam diversas histórias. Vamos listar alguns desses lugares para conhecer em João Pessoa. Vamos lá?

1. Ilha de Areia Vermelha

A Ilha de Areia Vermelha, no município de Cabedelo, em frente à praia de Cambuínha, é um lugar essencial para visitar quando você for à João Pessoa. O grande banco de areia de cor avermelhada é rodeado por piscinas naturalizadas e, quando a maré está baixa, diversos barcos e lanchas seguem na direção da ilha. Não deixe de provar o tradicional caranguejo ao coco quando estiver em um barco com serviços de bar. Os petiscos são recomendadíssimos.

2. Estação do Cabo Branco

Não se esqueça de visitar a Estação do Cabo Branco! É um dos mais importantes lugares para conhecer em João Pessoa. Sério. Se você é daquelas pessoas que amam grandes projetos arquitetônicos, vai amar esse! O edifício foi projetado por Oscar Niemeyer e é um centro de arte, cultura e tecnologia da cidade. Por meio do terraço, é possível vislumbrar as praias do Farol do Cabo Branco e da Ponta do Seixas. A Estação Cabo Branco fica a mais ou menos 6 km da Praia de Tambaú.

Nem falei do melhor: a entrada é gratuita!

3. Praia do Coqueirinho

A Praia do Coqueirinho fica a 38 km do centro de Tambaú e é incrivelmente transformadora. O mar calmo, ao som das ondas quase silenciosas, curam o estresse de qualquer pessoa. Mais para frente, você se depara com o mar aberto e aí sim as ondas fortes começam a marcar presença. Tem para todos os gostos, dos aventureiros aos mais "zen".

Dica: vá em dias de semana para não ter tanta concorrência assim, senão você pode ficar um pouco estressado.

4. Centro Histórico de João Pessoa

O Centro Histórico de João Pessoa foi tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2007. As construções revelam o barroco colonial e pormenores do Rococó e da Art-nouveau e Art-déco. Recomendamos que você passe pela Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e pelo Casario da Praça Antenor Navarro.

5. Praia do Jacaré

Uma das principais referências de lugares para conhecer em João Pessoa tem nome e sobrenome. Na praia fluvial do Jacaré, você vai encontrar o pôr do sol mais famoso da Paraíba! Ela está situada em Cabedelo, município da região metropolitana de João Pessoa. Alaranjado, amarelado, avermelhado, etc. Cores quentes são sinônimos dessa praia. Lá, também é possível encontrar estruturas de bares, restaurantes e uma feirinha de artesanato regional.

6. Mercado de Artesanato Paraibano

E na hora de comprar as famosas e tradicionais lembrancinhas de João Pessoa? Recomendamos o Mercado de Artesanato Paraibano. Produtos típicos como artesanato e redes, bem como comidas feitas em manteiga de garrafa e carne de sol, são facilmente encontradas por lá. O prédio, com dois pavimentos, possui mais de 120 lojas e fica localizado no bairro de Tambaú, na Avenida Senador Rui Carneiro.

7. Barra do Gramame

E, para fechar a lista, nada melhor do que... outra praia. O visual da Barra do Gramame é de tirar o fôlego. Quando a maré está cheia, o mar adentra o rio e o fenômeno é inesquecível. Existem divergências sobre a origem do nome: alguns acham que é oriundo da palavra tupi guaramame, que em português significa "o lugar dos guarás". Outros já dizem que "Gramame" se refere ao bando de pássaros migratórios com penas vermelhas.

Bom, divagações à parte, vale muito a pena conferir o lugar.




Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+