• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 maiores e mais velhas árvores que existem no planeta

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      16/05/19 às 14h52

Nós temos uma singular obsessão com a imortalidade. Quem nunca teve vontade de impedir o absoluto da morte? Claro que os questionamentos sobre os detalhes podem vir à tona, não é? Afinal, uma criatura eterna verá todos os seus familiares e amigos perecerem. Bom, apesar da obsessão e da polêmica por trás, nunca conseguimos estender a média de vida humana muito além dos 80 anos, o que é um curto período de tempo em termos geológicos. As sequoias gigantes, por exemplo, podem viver mais do que 1.000 anos (bem mais). Além disso, é importante ter em mente que nada no planeta Terra vive mais do que as árvores antigas, a menos que você conte as bactérias de 500 mil anos que os cientistas encontraram no pergelissolo siberiano. Pensando nisso, temos um questionamento para você: já teve vontade de conhecer quais são as maiores e mais velhas árvores que existem no planeta? Se sim, você está lendo a matéria ideal para saciar os seus desejos.

Existem também algumas espécies de plantas clonais que podem viver mais de 100.000 anos, mas são organismos que se reproduzem assexuadamente. Dessa forma, estão constantemente fazendo novas cópias de si mesmos. De maneira geral, as árvores vivem tempo suficiente para testemunhar a ascensão e a queda das civilizações.

1- Te Matua Ngahere (entre 2.000 a 3.000 anos de idade)

Se Jesus tivesse passeado pelas florestas da Nova Zelândia, poderia ter visto uma muda de kauri crescendo na Floresta Waipoua, na região do norte do país. Hoje, essa muda é uma das maiores e mais velhas árvores que existem no planeta. De acordo com o Departamento de Conservação da Nova Zelândia, a árvore é chamada "Te Matua Ngahere", que significa "Pai da Floresta". Além de ser o mais antigo kauri vivo, é também o segundo maior. Com 98 pés de altura, Te Matua Ngahere tem aproximadamente a mesma altura que a estátua do Cristo Redentor.

2- General Sherman (aproximadamente 2.200 anos de idade)

De acordo com a Live Science, a General Sherman é a maior árvore do mundo em volume. Ela tem cerca de 52.500 pés cúbicos, o que é comparável à quantidade de papel atualmente mantida nos Arquivos do Estado de Nova York. Com 275 pés de altura, a árvore milenar se ergue sobre o Sequoia National Park, na Califórnia. Com aproximadamente 2.200 anos de idade, o General Sherman ainda está crescendo. Em mil anos ou mais, talvez, ela possa superar o tamanho da maior árvore do mundo: Hyperion.

3- Jaya Sri Maha Bodhi (2.250 anos de idade)

Jaya Sri Maha Bodhi não é "a" figueira, mas é o mais perto que podemos chegar de algo do tipo. De acordo com Atlas Obscura, ela foi cultivada a partir de um corte da árvore Bodhi sagrada. Monges budistas cuidaram da árvores por mais de 2.250 anos. O lugar onde ela cresce, inclusive, foi adornado com estátuas, paredes e várias outras coisas cintilantes. Em 1985, os devotos que cuidam da árvore foram atacados por terroristas, mas estes deixaram Jaya Sri Maha Bodhi mais ou menos ilesa.

4- The President (3.200 anos de idade)

"The President" germinou há 3.200 anos atrás, na época da Idade das Trevas no contexto grego. De acordo com o The Vintage News, a árvore é tão grande que ninguém jamais conseguiu capturar uma foto dela em sua íntegra. Pesquisadores notaram que ela continuará batendo recordes de altura, porque  ainda está crescendo a uma taxa de cerca de um metro cúbico por ano.

5- Gran Abuelo (cerca de 3.500 anos)

De acordo com o New Atlas, uma cipreste-da-patagônia é a árvore mais antiga da América do Sul. Sob a alcunha de "Gran Abuelo", a árvore está localizada em um dos pontos mais remotos do Chile. Para chegar lá, você tem que dirigir por uma estrada de terra mal conservada, descer por uma trilha íngreme sobre raízes e pedras irregulares, e caminhar por uma ponte de corda esboçada. Essa é uma das maiores e mais velhas árvores que existem no planeta.

6- Cryptomeria (entre 2.000 e 7.200 anos de idade)

Pensada por alguns como a árvore mais antiga do Japão, cryptomeria está escondida nas montanhas de Yakushima. Ela não foi datada, mas as estimativas de sua faixa etária variam de 2.000 a 7.200 anos. Isso faz com que essa árvore seja um tanto controversa. Com 2 mil anos de idade, nem sequer se qualificaria como a árvore mais antiga do Japão. No entanto, aos 7.200 anos, seria a mais antiga do mundo.

7- Pinheiro Bristlecone (aproximadamente 5.000 anos de idade)

O organismo não-clonal mais antigo da Terra (além das bactérias siberianas que vamos fingir que não existem) é um pinheiro bristlecone. Localizado na Califórnia, acredita-se que ele tenha mais de 5.000 anos de idade. Esta árvore em particular foi datada em 2012, mas o núcleo foi perdido e a idade nunca fora confirmada. Além disso, ninguém lhe deu um nome específico.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   grunge  
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+