7 maiores felinos pré-históricos

7 maiores felinos pré-históricos
02/02/18 às 16h23

É difícil imaginar que a milhões de anos atrás haviam tantos animais diferentes e gigantescos na Terra. Temos a simples ideia formada de que os dinossauros foram os mais tenebrosos e assustadores predadores, mas não era exatamente assim.

Antes que o homem se encontrasse no topo da cadeia alimentar, os felídeos, ou gatos, eram os predadores mais bem sucedidos e poderosos da maior parte do mundo. Atualmente, grandes felinos como tigres, leões e leopardos causam grande admiração e medo em suas presas. Bom, nós da Fatos Desconhecidos separamos os 7 maiores felinos pré-históricos. Confira:

1 - Gueixa gigante

Esse felino pesava cerca de 120 a 150 kg. Era tão grande quanto uma leoa africana, e tinha presas maiores. Ela era adaptada para correr em grandes velocidades. Existe uma discussão de que ele poderia ser mais rápido do que um leopardo. Segundo alguns estudiosos ele seria mais lento, devido a seu peso.

2 - Xenosmilus

O Xenosmilus é parente do tão temido dente-de-sabre. Mas diferente de seus primos, não possuía longas presas, tinha dentes mais curtos e mais grossos. Todos os seus dentes apresentavam bordas serrilhadas para poder cortar carne, e eram mais parecidos com os dentes de um tubarão ou um dinossauro carnívoro. Este era um gato muito grande para os padrões atuais, pesava cerca de 350 quilos. Eram tão grandes quanto os leões machos adultos e tigres e foi muito mais robusto, com pernas curtas, porém muito fortes e um pescoço muito forte.

3 - Jaguar europeu

Ninguém ao certa sabe como era a aparência dessa espécie. Estudiosos acreditam que esse deveria parecer muito com o jaguar atual. Fósseis encontrados na África Ocidental lembram bastante essa espécie. Independentemente de sua aparência ele era um predador nato, pesando cerca de 210 quilos ou mais. Provavelmente estava no topo da cadeia alimentar na Europa.

4 - Leão da caverna

O leão da caverna poderia chegar até 300 quilos. Foi um dos predadores mais perigosos e poderosos durante a última Era do Gelo na Europa, e não já provas de que era temido, mas sim, talvez adorado pelos seres humanos pré-históricos. A abundância de pinturas rupestres e algumas estatuetas foram encontradas representando o leão da caverna. Curiosamente, estes mostram que o animal como não tendo qualquer juba ao redor do pescoço, como os leões atuais.

5 - Homotherium

Também conhecido como gato cimitarra, foi um dos felinos mais perigosos nos tempos pré-históricos, sendo encontrado na américa do Norte e Sul, Europa, Ásia e África. Era um felino de adaptação fácil e rápida. Sobreviveu por cinco milhões de anos, até sua extinção, 10.000 anos atrás. Homotherium foi, aparentemente, um caçador adaptado para a comida rápida e ativa, principalmente durante o dia, assim ele evitava concorrência com outros predadores noturnos.

6 - Machairodus Kabir

O Machairodus tinha proporções enormes e uma cauda longa. Existem estudiosos que afirmam que essa criatura era um dos maiores felinos de todos os tempos, com um peso médio de 490 quilos ou até mais, sendo do tamanho de um cavalo. Se alimentava de elefantes, rinocerontes e outros herbívoros de grande porte que eram comuns na época.

7 - Leão americano

felinos

O leão americano é provavelmente o felino mais conhecidos de todos dos tempos pré-históricos. Ele viveu em ambas regiões norte e sul das Américas e foi extinto há 11.000 anos, no final da última Era Glacial. A maioria dos cientistas acredita que o Leão americano foi parente gigantesco dos leões modernos, talvez até mesmo pertencentes a mesma espécie.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Listverse  
avatar usuario
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Matérias selecionadas para você!

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.