Curiosidades

6 maiores mentiras feitas para fazer você comprar mais

0

Existe uma sentença popular que afirma que “o amor romântico foi inventado no século 20, junto com o Big Mac“. Em uma primeira chamada, ela quer dizer que antes do século 20, no ocidente, não existiam casamentos e relações sérias motivadas por amor, e sim, por conveniência.  Em uma segunda interpretação, ela quer dizer que o amor idealizado não existe. Em uma terceira e última visão, ela afirma que essa ideia de amor romântico foi disseminada culturalmente, seja através de filmes ou propagandas bem elaboradas. No fundo, existem muitas mentiras que acreditamos ser verdades. Elas foram inventadas para nos fazer comprar.

No mundo em que vivemos hoje, tudo funciona na lógica de consumo. Tudo é feito para ser vendido e comprado. No meio desse mercado maluco, as pessoas se tornam alvo de propagandas e campanhas (diretas e indiretas) que as fazem desejar e, posteriormente, comprar itens. Esse capitalismo selvagem leva a criação de variados tipos de senso comum. Talvez o exemplo mais comum seja o dos cavalos em propagandas de cigarro, que fazia as pessoas acreditar que fumar era um ato de liberdade. São as mentiras da indústria. Fizemos para você, quase como que uma pílula da verdade, uma lista com as 6 maiores mentiras feitas para te fazer comprar mais.

 

1 – Sapatos tonificantes

Sapatos tonificantes são oferecidos a todo momento como a solução fitness para as pernas e panturrilhas perfeitas. As empresas, que estavam cientes de que ao usar o sapato pela primeira vez a pessoa sentiria dor, convenceu todo mundo de que os sapatos tonificavam a perna pelo simples fato de estar no seu pé. Porém, um membro do Conselho Americano de Exercícios (ACE) afirmou que “infelizmente, esses sapatos não oferecem benefícios de condicionamento físico ou tonificação muscular que eles reivindicam”. Outros estudos feitos também mostram que a dor sentida é defeito do sapato, e não indica que ele esteja queimando suas gorduras.

2 – O trevo

Até a 2° Guerra Mundial, o trevo estava presente em quase todos os jardins americanos. Ele pertence a família de leguminosas e tem a capacidade de levar vários nutrientes ao solo. Além disso, ele é bem resistente às secas. Porém, após 1945, os fabricantes de produtos químicos convenceram grande parte das classes ascendentes que os trevos eram ervas daninhas. Assim, as pessoas os chamavam para deixar o gramado apenas com gramado, sem muita variedade. Isso é o que eu chamo de golpe comercial.

3 – Café

Em 1900 estava sendo lançado uma nova marca de café por uma empresa chamada CW. Foi então que ela resolveu fazer uma campanha contra o café tradicional, para elevar o seu negócio. Eles começaram a espalhar que o café fazia inúmeros males a saúde. Entre as mentiras que mais pegaram entre os americanos da época era a que dizia que o café prejudicava o crescimento de crianças e jovens em desenvolvimento. Os anúncios do novo tipo de café foram tão fortes que se tornaram parte da cultura americana de não dar café para as crianças.

4 – Nuttela

Tudo bem que isso é meio óbvio, mas realmente existem pessoas que acreditam que a Nuttela é uma opção mais saudável quando colocada lado a lado com outros produtos. Era claro que se uma pasta feita de avelã e chocolate fosse vendida sob a alcunha de saudável, milhares de pessoas iriam abraçar o alimento. Uma colher de Nutella contém 21 gramas de açúcar, que é o primeiro ingrediente inserido na produção dela e o mais presente. Para se ter uma ideia de como o alimento não é saudável como a propaganda quis vender, comer uma colher de Nutella é quase o mesmo que comer uma barra de chocolate.

5 – Dentes brancos

Você já parou para pensar que sempre associamos a brancura dos nossos dentes a saúde deles? Pois você deveria saber que um dente branco não quer dizer que ele esteja saudável. Na verdade uma coisa não tem nada a ver com a outra. Nós achamos que dentes brancos são saudáveis porque a indústria de higiene bucal sempre salientou isso em suas propagandas. O amarelado do dente é definido por uma série de elementos como alimentação, se é fumante ou não, estilo de vida etc. Além disso, o dente vai se amarelando com o tempo. Mas nada disso tem relação com a saúde dos dentes.

6 – Sabonetes

Existe um sabonete americano chamado Ivory que o slogan diz que devido aos seus quase 100% de pureza, ele chega a flutuar na água. Porém, é óbvio que isso não é verdade. A pureza do sabão não tem nada a ver com o fato dele flutuar na água. O que acontece na verdade é que, durante a produção do sabão são tomadas medidas para garantir que o ar seja inserido dentro da mistura do sabão. Quando ele está pronto, existem minúsculas bolhas de ar dentro dele. Essas bolhas de ar trabalham juntas para tornar o sabonete um pouco menos denso que a água, o que, por sua vez, o faz flutuar.

E aí, curtiu as formas que as empresas encontraram para vender seus produtos e criar vários mitos? Comenta com a gente a sua opinião e compartilhe essa lista nas suas redes sociais. Para você que já está indo comprar o sabonete Ivory para vê-lo flutuar, aquele abraço.

Tente passar nesse teste sobre o Antigo Egito [Quiz]

Artigo anterior

8 prêmios Nobel mais surreais que já foram entregues

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido