• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 maiores preocupações que cientistas têm com relação a Antártica

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Afora      04/12/18 às 15h02

O mundo é composto por 7 continentes e quase 200 países. Alguns deles, mantêm seus costumes, tornando-se lugares misteriosos, escondendo diversos segredos. Falar sobre isso sem citar a Antártida é algo impossível. Esse é o continente mais misterioso do planeta Terra e sob o seu gelo se escondem diversas coisas. No entanto, alguns desses segredos, nem mesmo os cientistas conseguiram desvendar até hoje. Eles compartilham alguns que são capazes de deixar até mesmo você intrigado. Parte desses segredos já foram desvendados e compartilhados, como os incríveis habitantes do leito oceânico, imaginação incrível e cavernas de gelo onde é possível andar com segurança, sem perigo de se congelar.

Aqui no nosso site, já falamos muito sobre a Antártida, mas essa lista é um tanto diferente. Pensando em tudo isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas das maiores preocupações que os cientistas têm com relação a Antártida. Se você já leu algo sobre isso e gostaria de nos contar algo que não listamos, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Primeiras fotos dos habitantes do fundo do mar da Antártida

Essas criaturas medonhas foram encontradas por uma bióloga no continente. Susanne Lockhart encontrou essas amostras no fundo do mar em uma região inexplorada. Foram feitos alguns vídeos e enviados por representantes da fauna e flora para um laboratório de estudos. A cientista Lockhart percebeu, de acordo com os dados obtidos, que os seres encontrados são de grande importância para o fundo do Oceano Antártico. Eles podem ser utilizados para criar áreas marinhas protegidas e proteger os ecossistemas frágeis da região.

2 - O nível do mar pode subir para 60 metros até o final do século

Uma pesquisa realizada por uma equipe da Universidade Urbino Italiana mostrou que o modelo climático da Antártida está sofrendo alterações por causa do crescimento intensivo nos níveis de dióxido de carbono. Cientistas afirmam que no final do século XXI, o nível do mar poderá aumentar em até 60 metros, o que é considerado extremo.

3 - O derretimento da maior geleira

https://twitter.com/lenaertsjan/status/808345632482017280?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E808345632482017280&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.adme.ru%2Fzhizn-nauka%2F7-faktov-ob-antarktide-kotorye-obespokoyat-dazhe-polnyh-pofigistov-1952765%2F

Segundo estudos recentes, a maior geleira da Antártida, a Totten, começou a derreter em um ritmo muito acelerado. Os estudiosos acompanham de perto o seu comportamento, pois esse derretimento pode elevar o nível dos oceanos em 3,5 metros.

4 - A vida nas cavernas quentes

Cientistas afirmam que as geleiras do país escondem um mundo de plantas e animais, incluindo espécies desconhecidas. Isso foi confirmado após estudos em sistemas de cavernas próximas à vulcões ativos. A temperatura nessas cavernas pode chegar a +25°C. Isso cria uma condição ideal para a vida e desenvolvimento dos ecossistemas nas profundezas da superfície congelada.

5 - Mapa novo e mais detalhado da Antártida

A Antártida é o continente mapeado com mais detalhes do mundo. A resolução do novo cartão REMA está muito superior aos antigos. Em plena expansão, a placa ocupa 150 TB de espaço em disco. Foi preciso analisar um grande número de imagens de satélite tiradas entre 2009 e 2017. Um software teve que ser desenvolvido para juntar todas as fotos. Esse foi feito em supercomputador Blue Waters da Universidade de Minnesota.

6 - Asteroides e meteoritos

Durante uma expedição na Antártida, os cientistas encontraram pequenas partículas de 250 diferentes meteoritos em uma área pequena. Segundo especialistas da NASA, é no continente que as partículas de asteroides e planetas pousam na maioria das vezes e graças ao frio absoluto, elas permanecem intactas por lá.

7 - Som da Antártida

A misteriosa Antártida tem sua própria voz e isso choca muitas pessoas. O som do continente áspero se esgueira até os ossos, o que pode ser pior do que o frio que prevalece por lá.

E aí, o que você achou dessa lista? Sabia sobre todas essas coisas desse lugar? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   ADME  
Imagens Youtube
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+