• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maiores terremotos que aconteceram no Brasil

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      15/07/19 às 19h38

O nosso país está estritamente sob uma placa tectônica. Por isso, somos acostumados a ouvir que não há incidência de terremotos. Poderíamos dizer que a afirmação não perfaz em uma mentira. Nossa posição no mapa é privilegiada quando se trata de tremores terrestres. De acordo com o site GeoTesc, estamos sobre a gigantesca placa Sul-Americana. Como os tremores acontecem em decorrência da colisão ou separação de duas placas, não somo tão afetados como no Japão. Nos perímetros do país, ocorre o encontro de três placas tectônicas. Ou seja, uma zona de alto risco. Os tremores brasileiros, ainda assim, acontecem. A razão se dá pelas falhas geológicas (existem 48 no Brasil). Esses pontos de ruptura entre blocos rochosos levam-nos aos tremores, intensos ou não. Vamos lhe mostrar 7 maiores terremotos que aconteceram no Brasil.

Em 2016, foram registrados 221 abalos sísmicos no Brasil. No entanto, nem todos são sentidos devido à sua baixa magnitude. A primeira morte ocasionada por tremores fora registrada em 2007. O terremoto de 4.9 na escala Richter aconteceu em Caraíbas/Minas Gerais.

Até março de 2011, somente dois terremotos haviam passado de 6 graus na escala Richter. Segundo o professor George Sand, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), eles ocorreram em Porto dos Gaúchos (MT), com 6,2 graus, e em Vitória (ES), com 6,1. Ambos registrados em 1955.

1- Petrópolis, 1886

Um dos primeiros brasileiros a sentir e registrar um terremoto foi ninguém menos que o imperador D. Pedro II. Às 15 horas do dia 9 de maio de 1886, fora percebido que a terra sob seus pés estava tremendo. O imperador se encontrava no seu palácio em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Segundo o sismólogo José Alberto Vivas Veloso, pesquisador aposentado e ex-chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), a magnitude foi de aproximadamente 4,3 pontos. Esse é um dos maiores terremotos que aconteceram no Brasil.

2- Amazônia, 1690

Um tremor, ocorrido em 1690, na Amazônia, não foi registrado por um sismógrafo. Entretanto, as evidências e relatos históricos falam por conta própria. Baseado em informações de dois jesuítas, Samuel Fritz e Felipe Betendorf, o evento teve seu epicentro na margem esquerda do rio Amazonas, a 45 km de Manaus.

Segundo o sismólogo José Alberto Vivas Veloso, pesquisador aposentado e ex-chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), as informações são reais. "Eu as combinei com conhecimentos modernos de sismologia para estimar a sua magnitude em 7,0 pontos e sua área de abrangência de 2 milhões de km²", conta à BBC. Não houve danos materiais, nem mortos ou feridos. A região era praticamente desabitada.

3- Serra do Tombador, 1955

Esse é considerado um dos maiores terremotos que aconteceram no Brasil, de fato. A sua incidência foi identificada no dia 31 de janeiro de 1955, na Serra do Tombador, no Mato Grosso. Com magnitude de 6,2 pontos, ele também não causou danos concretos. A região, assim como a Amazônia, era igualmente desabitada.

4- Vitória, 1955

Os tremores não pararam por aí. Cerca de um mês depois, no dia 28 de fevereiro, foi registrado o segundo maior da história do país. Ocorreu no mar, ao largo de Vitória/Espírito Santo. A sua magnitude atingiu aproximadamente 6,1 pontos. "Os prédios só balançaram", explica o professor George Sand (UnB) para o portal TERRA.

5- João Câmara, 1986

O mais famoso dos tremores, que causou maior impacto econômico e social, aconteceu na pequena cidade de João Câmara no Rio Grande do Norte. Na época, o município tinha 23 mil habitantes. Sua magnitude foi de 5,1 pontos, registrada às 3h22 da madrugada de 30 de novembro de 1986. "Naquele dia, aconteceu o maior de uma série de 50 mil abalos, aproximadamente", explica o sismólogo José Alberto Vivas Veloso, autor do livro O terremoto que mexeu com o Brasil.

As consequências foram catastróficas. Ao menos 4.350 edificações foram destruídas ou danificadas. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas, inclusive de municípios vizinhos. Algumas famílias perderam praticamente tudo o que possuíam. Além disso, o abalo paralisou as pequenas indústrias locais. As aulas nas escolas da região ficaram suspensas. Esse é um dos maiores terremotos que aconteceram no Brasil.

6- Vilarejo ao norte de Minas Gerais, 2007

Temos incidências recentes e são tão alarmantes quanto as outras. O nosso país presenciou dois abalos sísmicos na última década. O primeiro ocorreu no ano de 2007, em um vilarejo localizado ao norte do estado de Minas Gerais. Esse evento gerou a primeira vítima fatal decorrente de terremoto na história do Brasil.

7- Norte de Ceará, 2008

O segundo evento é ainda mais complexo do que o primeiro, porque corresponde em três ocorrências no ano de 2008. Sua magnitude foi de aproximadamente 3,9 pontos na escala Richter. Os moradores dos municípios ao norte de Ceará ficaram apavorados. Eles passaram a noite acordados e fora de suas próprias casas.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+