• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mais incríveis aviões de guerra da História

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      31/08/18 às 15h55

A história do mundo conta com diversas guerras decisivas. Tivemos dois grandes confrontos mundiais, além de vários outros em busca de território e riqueza entre países. Para um país obter bom desempenho nessas batalhas, ele precisa de bons soldados, armamento pesado, estratégias de batalhas, frota marítima e, é claro, aviões guerrilheiros. Durante os séculos XX e XXI, as aeronaves passaram a desempenhar papéis cada vez mais importantes nesses episódios. Uma boa jogada com elas é capaz de mudar o cursor de uma batalha. As aeronaves militares evoluíram de forma absurda durante a Segunda Guerra Mundial e suas funções expandiram ainda mais durante a Guerra Fria.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns dos aviões de guerra mais incríveis da História. Se você gosta desse tipo de assunto, vai ficar surpreso com a quantidade de aeronaves poderosas. Caso saiba de alguma outra que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se com tudo aqui listado.

1 - Avião espião U-2 (Estados Unidos)

Esse é um jato de alta altitude de um único assento. Ele é operado por forças americanas e atua coletando informações, fazendo vigilância e reconhecimento de terreno. Talvez seja o mais famoso avião espião já construído. Ele também é conhecido como Dragon Lady e está em serviço de 1956. Ele foi bastante útil em batalhas contra a União Soviética em 1960 e durante a crise dos mísseis cubanos, em 1962. Ele tirou fotografias que confirmaram a presença de mísseis nucleares em Cuba.

2 - B-52 Stratofortess (Estados Unidos)

Esse é um bombardeiro pesado de longo alcance dos Estados Unidos. Ele foi projetado pela Boeing Company em 1948 e lançado em 1952. No entanto, só foi entregue pela primeira vez ao serviço militar em 1955. Ele foi originalmente destinado a ser um transportador de bomba atômica capaz de atacar a União Soviética. O avião pode carregar uma tripulação de seis pessoas. A aeronave é enorme e tem uma envergadura de 56 metros, 49 de comprimento e é alimentado por oito motores a jato em suas asas.

3 - F-16 Fighting Falcon (Estados Unidos)

Esse é um caça monomotor construído pela General Dymanics Corporation para os Estados Unidos e outros países. O F-16 começou a ser projetado em 1972, sendo um avião de caça leve e econômico. O primeiro modelo foi entregue em 1978. Ele possui 15 metros de comprimento e uma envergadura de 9,75 metros. A aeronave é bastante eficaz em ataques aéreos e terrestres e foi impactante no conflito israelense-sírio em 1982.

4 - P-51 Mustang (Estados Unidos

Esse modelo é um caça monomotor de um único assento originalmente projetado e produzido pela North American Aviation para as forças britânicas. Só depois ele foi adotado pelas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos. Ele foi considerado um dos mais completos aviões de caça na Segunda Guerra Mundial.

5 - Dassault-Breguet Mirage (França)

Qualquer modelo de avião de combate produzido pela empresa aeronáutica francesa Dessault-Breguet leva o nome de Mirage. Esses modelos ganharam fama por serem duráveis e relativamente baratos. Eles são adotados por forças aéreas desde 1960. Ele obteve um bom desempenho durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Diversos países já contam com esse modelo, estando entre eles: Brasil, Líbano, África do Sul, Argentina e Espanha.

6 - Mitisubishi Zero (Império do Japão)

Esse é um monoplano de asa única usado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Horikoshi Jiro foi o responsável por seu projeto. Foi testado pela primeira vez em 1939 e colocado em produção em massa na China em 1940. Eles obtiveram bons resultados com a aeronave.

7 - A-10 Thunderbolt II (Estados Unidos)

Também chamado de Fairchild Republic A-10A Thunderbolt II, esse é um monomotor de dois lugares lançado em 1972. Ele foi por um tempo o principal avião de ataque da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele conta com um canhão de 30 milímetros para ataque e é muito eficaz em batalhas. O modelo foi muito utilizado na Guerra do Golfo Pérsico, na Guerra do Iraque e na Guerra do Afeganistão.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+