• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mais trágicos acidentes de avião da História

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      26/06/19 às 16h05

Viajar de avião, para muitos, é um sonho. E quem já viajou, sabe o quão confortável e prática essa experiência pode ser. As distâncias parecem menores e o tempo que se leva para chegar ao destino final é muito mais rápido, do que em qualquer outro meio de transporte.

Várias pessoas têm medo de viajar de avião, ainda que ele seja considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Mas mesmo sendo um dos meios mais seguros, acidentes ainda podem acontecer. O site Aviation Safety Network (ASN) monitora acidentes aéreos e atualiza as informações a respeito de mais de 10 mil acidentes envolvendo aviões. Mostramos aqui alguns dos piores acidentes da história.

1 - Desastre de Tenerife

Esse acidente aconteceu no dia 27 de março de 1977, nas Ilhas Canárias. Dois boeings colidiram e provocaram a morte de 583 pessoas. Uma das aeronaves, um 747 da KLM, tentou decolar sem autorização da torre de controle, enquanto que outro avião, um 747 Pan Am, estava taxiando na pista do aeroporto. Os passageiros a bordo do KLM não sobreviveram e apenas 61 da Pan Am conseguiram sobreviver.

2 - Japan Airlines

O acidente desse voo da Japan Airlines é o desastre mais fatal envolvendo um único avião. Ele aconteceu no dia 12 de agosto de 1985, quando o voo saía do aeroporto de Tóquio com destino à cidade de Osaka. O voo 123 começou a apresentar problemas logo depois de sua decolagem. A tripulação tentou estabilizá-lo mas não obteve sucesso. O avião perdeu o controle e se chocou com uma montanha. No total, foram 520 pessoas mortas e apenas três sobreviventes.

3 - Colisão na Índia

Essa foi a colisão mais mortal da história e aconteceu em pleno ar. O fato aconteceu no dia 12 de novembro de 1996, envolvendo o Boeing 747 da Saudi Arabian Airlines e um avião de fabricação soviética da Kazakhstan Airlines. O acidente aconteceu em Charkhi Dadri, na Índia, porque a aeronave do Cazaquistão estava voando com uma altitude mais baixa do que a esperada. No total, foram 349 mortos.

4 - Queda da Turkish Airlines

No dia 3 de março de 1974, o avião McDonnell Douglas DC-10 da Turkish Airlines decolou para fazer sua viagem de Paris para Londres. Mas, segundo a ASN, uma porta do compartimento de cargas abriu e isso fez com que a aeronave se despressurizasse. Então, o chão do avião cedeu e ejetou seis passageiros. Os pilotos perderam o controle e o avião caiu em uma floresta perto de Paris. Todos os 346 passageiros morreram.

5 - Explosão Air Índia

Esse acidente aconteceu em 23 de junho de 1985. O voo 182 da Air India, que estava indo do Canadá para Mumbai, explodiu no ar. A explosão aconteceu por causa de uma bomba em uma mala que estava no compartimento de cargas. Com a despressurização, o boeing caiu no mar. E ao todo, morreram 329 pessoas.

6 - Incêndio em Riad

No dia 19 de agosto de 1980, o voo 163 saía do aeroporto de Riad, na Arábia Saudita, com destino à Jeddah. Seis minutos depois de ter decolado, a tripulação viu que a aeronave estava pegando fogo em sua parte traseira. Os pilotos ainda conseguiram voltar para Riad com segurança, mas depois que pousaram de novo, os passageiros não foram evacuados. Quando os bombeiros chegaram, o interior do avião estava tomado pelo fogo. No total, foram 301 mortes.

7 - Tragédia Malaysia Airlines

Essa tragédia foi a mais recente. Ela aconteceu em 2014, quando o voo MH17, da Malaysia Airlines, ia de Amsterdam para Kuala Lumpur. A aeronave estava sobrevoando o leste da Ucrânia, uma região que há tempos vive um violento conflito entre os separatistas pró-Rússia e tropas do governo, quando foi atingida por um míssil. Segundo a ASN, o avião se partiu ao meio ao ser atingido e o número de vítimas foi de 298.

Próxima Matéria
Via   O globo  
Imagens Commos
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+