Curiosidades

7 maneiras de extrair a verdade de alguém sorrateiramente

0

Saber quando alguém está mentindo pode ser bastante útil em certas situações na vida. Porém, esta pode não ser uma tarefa muito fácil, uma vez que o mentiroso pode ser tão habilidoso que poderia enganar até mesmo um detetive. Algumas técnicas, porém, podem auxiliar na hora de extrair a verdade, de forma sutil. O que certamente não vai deixar brechas para o mentiroso escapar novamente.

Aqui na Fatos Desconhecidos, já escrevemos sobre as 7 mentiras mais comuns em aplicativos de namoro7 formas de fraudar um detector de mentiras. Hoje, listamos algumas maneiras para auxiliar você descobrir se uma pessoa está mentindo. Confira!

1 – Evite fazer acusações

Elas apenas vão deixar a pessoa menos propensa a falar a verdade. Mantenha a calma e exiba uma linguagem corporal neutra. Não cruze seus braços e pernas, nem aumente seu tom de voz, para que a pessoa não se sinta intimidada.

2 – Olhe nos olhos

Sente-se com a pessoa, e se possível, olhe em seus olhos. Escolha um tom suave e tranquilizante na voz para falar. Mantenha suas mãos nas laterais de seu corpo ou as coloque sobre a mesa ou sobre o colo. A pessoa ficará mais disposta a falar a verdade se ela sentir que será compreendida.

3 – Demonstre empatia

Para a pessoa dizer a verdade, será necessário que uma “confiança” seja estabelecida entre as pessoas. Demonstre empatia pela situação. Aja como se você compreendesse as razões que a motivaram a esconder algo ou a cometer tal atitude. A impressão de que qualquer um teria feito a mesma coisa, pode fazer com que a pessoa se sinta disposta a dizer a verdade.

4 – Dê a impressão que as coisas não são tão graves quanto parecem

Na grande maioria dos casos, as pessoas evitam dizer a verdade porque temem encarar as consequências. No entanto, se você minimizar a gravidade da situação, elas podem se sentir mais aptas a contarem a verdade. Porém, esse caminho só deve ser seguido se o erro realmente não for nada sério, não devendo ser aplicada em alguma atitude que venha a ter consequências legais, por exemplo.

5 – Mude as coisas

Repita algumas perguntas já feitas antes, mas de maneiras diferentes. Observe se a pessoa utiliza as mesmas frases e respostas, o que poderia indicar que ela já havia feito um prévio ensaio sobre o que dizer. Além do mais, isso pode forçar a pessoa suspeita de mentir a cair em contradição, o que comprovaria toda mentira. Contar a história de trás pra frente ou incentivá-la a contar a partir da metade, por exemplo, pode fazer com que ela esqueça algo, o que poderia ajudar a identificar a mentira.

6 – Escolha bem suas palavras

Usar termos que insinuem culpa podem fazer com que a pessoa que, provavelmente, esteja mentindo se feche, dificultando ainda mais seu trabalho. Portanto, o ideal é escolher palavras menos duras para incentivá-la a falar a verdade. Por exemplo, usar a palavra “pegou” ao invés de “roubou”, ou “saiu com alguém” em vez de “traiu”.

7 – Blefe, se necessário

O blefe pode ser bem perigoso, mas bastante eficaz. No blefe você pode “ameaçar” a pessoa ou afirmar que sabe a verdade, mesmo que não haja nenhuma evidência ou plano para colocar a ameaça em ação. O que pode acarretar na pessoa falando a verdade por medo das consequências e por pensar que foi pega.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixe nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 coisas que você deveria saber antes de querer se tornar um modelo, ator ou atleta

Artigo anterior

Fotógrafa faz ensaio que representa os sentimentos mais ocultos das mulheres

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido