• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 medos diferentes que as crianças têm em cada idade

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      08/03/19 às 18h25

Medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta e faz com que nós demonstremos um receio em fazer alguma coisa, normalmente porque nos sentimos ameaçados, tanto fisicamente como psicologicamente.

Podemos pensar que o medo é só para crianças, mas ele também nos protege de coisas que provavelmente poderiam ser perigosas para nós mesmos e nos alerta sobre elas. E o medo nos acompanha por toda a nossa vida, alguns vêm de infância, mas outros podem ir mudando conforme nós vamos crescendo e tendo uma visão diferente do mundo. Mas quando o medo parte das crianças, alguns pais tentam amenizá-lo e acabam diminuindo o que elas sentem.

Medo do escuro, de ficar sozinho, de se expressar, de ficar longe dos pais, seja qual for o receio, as crianças ainda estão desenvolvendo maturidade e um olhar não ficcional sobre a realidade e por isso é bem melhor do que justificar que ela não precisa ter medo, e sim oferecer um acolhimento para ela e nunca ridicularizar o medo que estiver sentindo. O desenvolvimento da criança é uma coisa importantíssima para que ela consiga se tornar um adulto confiante e que consiga encarar as dificuldades de frente e por isso o apoio e acolhimento dos pais se faz mais do que necessário. E em momentos em que a criança expressa seus medos cabe aos pais acalmá-la e mostrar que está tudo bem.

Existem fases em que o medo das crianças são mais intensos, normalmente entre quatro e seis anos, e ali pelos quase sete, é que eles começam a diminuir. Além do que, o medo das crianças pode aumentar com as mudanças significativas que vão moldando a sua vida, como por exemplo uma mudança de casa ou a separação dos pais. Em cada fase a criança experimenta um medo diferente e aqui falamos quais são eles.

1 - Até 6 meses

A criança até os seis meses de idade tem medo de ruídos fortes ou da sensação de perda de segurança por ficar longe do contato com a mãe.

2 - Dos 7 aos 12 meses

Nessa fase, o medo grande é de ficar longe dos pais ou ainda de que eles desapareçam. E também existe o medo de pessoas que eles não conhecem. E esse tipo de medo começa nessa fase e se intensifica nos outros três anos.

3 - Dos 2 aos 3 anos

A criança já está maior e nessa fase, o seu medo é de animais e de pessoas fantasiadas.

4 - Dos 3 aos 6 anos

Nessa fase, a criança começa a entender a relação de causa e efeito e experimenta sua falta de controle sobre o mundo. Então seu medo é de barulhos altos como trovões, objetos grandes, criaturas imaginárias, animais e ainda o medo de ficar sozinha.

5 - Dos 6 aos 10 anos

Com essa idade, os medos das crianças são mais concretos, como por exemplo se machucar, medo de cachorro e de se perder dos pais.

6 - Dos 10 aos 12 anos

O senso de realidade das crianças nessa época é mais claro. E seus medos são como o de perder o que elas já têm, como por exemplo os seus amigos.

7 - Dos 13 anos para frente

Quando a criança passa dessa idade e começa a entrar na adolescência, os medos passam a ser com relações ao sexo oposto, independência, planos para a vida e para o futuro.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+