Curiosidades

7 melhores teorias sobre como as pirâmides foram construídas

0

As pirâmides do Egito são uma das estruturas mais surpreendentes – e lindas – da humanidade. Além disso, elas são formidáveis ícones da engenharia, principalmente pela época em que foram construídas. A grande questão é: como elas foram feitas? Você já deve saber disso, mas é bom lembrar que esse é um dos maiores mistérios do planeta Terra. Até hoje, não sabemos como essa construção foi feita naquela época.

Não é de hoje que as pessoas procuram encontrar as respostas para essa pergunta. Por milhares de anos, historiadores, arquitetos e cientistas procuram explicações massivas para essa construção. Apesar de não termos resolvido esse mistério, existem várias possibilidades. Listamos as 7 melhores teorias sobre como as pirâmides foram construídas.

1 – As pirâmides eram originalmente colinas

Uma das teorias, talvez a mais bizarra, é a de que as pirâmides eram originalmente uma formação montanhosa natural. Sendo assim, as pedras que moldam a pirâmide, eram jogadas de cima para baixo, e não levantas de baixo para cima. Essa ideia foi apresentada pela primeira vez em 1884, no The Fort Wayne Journal-Gazette, em uma conferência de cientistas.

2 – Rampa de zigue-zague

Existem três teorias envolvendo rampas para explicar a construção das pirâmides. A primeira é a rampa de zigue-zague. Para levar os materiais para cima, arrumando tudo, uma rampa em zigue-zague seria muito lógica. Apesar disso, a possibilidade dessa teoria ser real também é pequena. A cada vez que eles conseguissem subir mais a pirâmide, eles teriam que alterar a rampa. Isso daria muito trabalho.

3 – Rampa espiral

A rampa faria mais sentido se ela fosse sendo construída a medida que a pirâmide também fosse, ou seja, ao mesmo tempo. A rampa espiral, correria pelo lado de fora. Mark Lehner, um arqueólogo com doutorado em Yale, foi quem criou essa teoria. O problema é manobrar as pedras nas curvas. Isso torna a possibilidade dessa teoria ser irreal.

4 – Rampa interna

O arquiteto francês chamado Jean-Pierre Houdin, na década de 1990, criou uma teoria respeitada da construção da pirâmide. A ideia era a de que ela foi construída com duas rampas em espiral separadas. Uma era externa, e chegava em 30% do caminho, enquanto a outra era interna e era onde as pedras eram levadas até o topo. Alguns testes feitos mostram que a teoria da rampa interna é plausível, porém, não existe nenhuma prova contundente que tire todas as dúvidas.

5 – Teoria eixo da água

Essa teoria aponta que existia uma fonte da água subterrânea, usada para transportar as grandes pedras da pirâmide. Além de transportar, esse contato com a água servia para moldar as pedras. Esse tipo de calha d’água foi usada em outras grandes construções do mundo antigamente, e isso deixa essa teoria mais forte. Mas a pergunta que fica é: se essa calha existia, o que aconteceu com ela?

6 – Areia molhada

Tem gente que acredita que, para mover as pedras que formam a pirâmide, eles fizeram um transporte de areia e água, onde molharam areia para tornar o transporte mais fácil. O furo dessa teoria é que areia molhada não daria estabilidade suficiente para subir as pedras, apenas para movê-las em linha reta.

7 – Extraterrestres

Apesar de verdadeiros cientistas e arqueólogos negarem essa ideia com veemência, ainda existem muitas pessoas que acreditam que foram os extraterrestres que criaram as pirâmides. A primeira vista natural, porém, com certa lógica. Quando pensamos que seres extraterrestres construíram as pirâmides, é porque as sociedades da época não eram avançadas o suficiente para esse tipo de construção.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que acredita nos “Deuses Astronautas”, aquele abraço.

Entenda porque navios cheios de corpos estão sendo levados para o Japão

Artigo anterior

7 milionários mais excêntricos que existem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido