icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 mensagens secretas que foram descobertas anos depois

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 18/07/19 às 16h58

capa do post 7 mensagens secretas que foram descobertas anos depois

Deve ser muito legal encontrar uma mensagem escrita no passado, agora que tudo é novo e diferente. Já pensou se o conteúdo dessa mensagem puder mudar o mundo? Iria ser muito incrível. Nesse caso, são pessoas que deixam informações para outros que ainda nem nasceram, o que deve ser bem importante. Ou pelo menos alguém achou importante o suficiente para deixar registrado. Claro que existem formas mais eficazes de fazer isso do que apenas deixar uma nota, em algum lugar aleatório. Para isso, existem livros, gravações ou cápsulas oficiais. Mas o mais inusitado nisso é realmente quando essas mensagens secretas são encontradas de forma inesperada anos depois.

Embora isso não aconteça todo dia, vez ou outra, uma nota do passado é descoberta em um lugar totalmente improvável. Muitas delas estão relacionadas à guerras, o que é compreensível, já que um conflito como esse exige o envio de mensagens secretas. Inclusive, muitas delas até em códigos. Ou também pode ser um conteúdo completamente aleatório. Confira a seguir, 7 mensagens secretas que só foram descobertas anos depois.

1 - Mensagem secreta em busca de um marido

A Primeira Guerra Mundial não deve ter sido fácil para ninguém, principalmente para uma mulher solteira em busca de um marido. Afinal, quase todos os possíveis pretendentes estavam no campo da batalha, os que sobravam não eram bem a primeira opção de nenhuma solteira. Então, as pessoas tinham que ser criativas na busca por um amor nessa época. E uma costureira escocesa decidiu usar a sua profissão para criar a sua própria versão do Tinder.

A historiadora econômica Helen Paul foi quem encontrou a tal mensagem galanteadora da costureira. Manuseando um kilt, que havia sido passado em sua família por gerações, Helen encontrou um pedaço de papel. Aquele kilt tinha sido destinado a um soldado que estava na guerra, e a costureira Helen Govan sabia disso. Então, ela decidiu deixar um bilhete na roupa. A mensagem dizia "Espero que o seu kilt caiba bem em você, e nele, você vai ficar bonito. Se casado, não importa. Se solteiro, deixo esse bilhete. Lhe desejo sacos de sorte, e um retorno rápido para Blighty", dizia a mensagem. Também estava junto o nome dela e o seu endereço.

Mas infelizmente para a costureira solteirona, o kilt nunca foi retirado da embalagem e o seu pretendente nunca recebeu a sua mensagem.

2 - Mensagem em código na munição

Em 2015, um grupo de detectores de metal encontrou uma bala em Toscana, na Itália. Até então, se tratava de uma bala comum, mas quando eles a abriram, encontram uma mensagem secreta e codificada no interior. Pelo visto, essa era prática bem comum esconder notas durante a guerra. Supostamente, o bilhete encontrado na bala dizia as seguintes palavras: "ELAS - LANÇAMENTOS - GRANADAS - N"S - PUXEMOS - PINOS - E - CORRENTE - TRASEIRA - NOTIFICAM REFORÇOS - NÃO NECESSÁRIOS". É uma mensagem bem estranha, provavelmente, a pessoa que deveria recebê-la saberia decifrá-la.

3 - Mensagem secreta para os futuros moradores

Em 2018, o casal Alex e Jessica Monney decidiu reformar o banheiro da sua casa na Califórnia. Era uma reforma comum, só para dar uma repaginada no visual do banheiro, mas eles tiveram uma surpresa um tanto quanto curiosa. Atrás de uma das paredes, o empreiteiro que trabalhava na obra encontrou uma foto dos antigos proprietários da casa junto com uma mensagem. "Olá! Nós somos os Shinsekis! Nós remodelamos este banheiro no verão de 1995. Se você está lendo isso, significa que você está reformando o banheiro novamente. O que há de errado com a maneira como fizemos isso?". Os Monneys gostaram tanto da ideia que disseram que até irão adicionar outra mensagem para os próximos moradores encontrarem, caso também reformem o banheiro.

4 - Mensagem secreta do avô 88 anos depois

Em 2018, o carpinteiro Peter Brandt estava trabalhando na manutenção da catedral de Goslar, na Alemanha, quando encontrou uma mensagem secreta escondida em uma garrafa sob os beirais da construção. Ela foi colocada lá 88 anos ates, e foi assinada pelo próprio avô de Peter, Willi Brandt.

A mensagem foi escrita em 1930, quando Willie tinha apenas 18 anos e trabalhava como aprendiz de empreiteiro. O bilhete era mais uma nota para o futuro sobre como as coisas eram naquela época. Um registro dos tempos difíceis e de como eles "trabalhavam uma semana inteira por 1 libra de manteiga e 1 pão". Mas também mostravam uma esperança para o futuro. "Tempos difíceis de guerra estão por trás de nós. Esperamos que tempos melhores logo cheguem". A mensagem secreta foi adicionada junto aos arquivos da cidade, e uma cópia foi colocada de volta na garrafa e voltou para o teto da catedral.

5 - Mensagem para o presidente

O relojoeiro Jonathan Dillon recebeu a tarefa de consertar um relógio usado pelo presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, em abril de 1861. Nessa mesma época, o Fort Sumter foi atacado, dando início à Guerra Civil. Décadas depois, Dillon disse, em entrevista ao New York Times, que, quando ficou sabendo da notícia do bombardeio, tirou o mostrador do relógio e colocou uma mensagem secreta para o presidente Lincoln. Por 150 anos, ninguém sabia o que tinha nessa mensagem mas, em 2009, o Museu Nacional de História Americana finalmente o abriu. E dentro do relógio, foi encontrada a seguinte mensagem: "Jonathan Dillon 13-1861 de abril Fort Sumter foi atacado pelos rebeldes na data acima J Dillon 13-1861 abril Washington graças a Deus temos um governo Jonth Dillon". No entanto, não se tratava de uma mensagem muito inspiradora ou importante.

6 - Mensagem secreta na bunda de Jesus

Ao longo da história, as pessoas já usaram cápsulas do tempo para algumas coisas bem estranhas. Contudo, a bunda de Jesus, com certeza, é mais estranha de todas. Em 2017, quando um grupo de historiadores espanhóis estava restaurando uma estátua de Jesus do século XVII, eles encontraram algo curioso. A figura de Jesus sendo crucificado estava rachando e se soltando da cruz. Quando a retiraram e a desmontaram, por baixo da tanga de madeira, eles encontraram um fundo oco, com notas escondidas. O bilhete foi escrito por um capelão, chamado Joaquín Mínguez, em 1777.

As cartas eram bastante detalhadas e descreviam como eram as colheitas naquela época. Também havia um relatório de todas as doenças que assolavam a aldeia, como a febre tifoide. O capelão fez uma verdadeira compilação de informações que ele achava relevantes, como a morte do Rei Carlos III em Madri, e também a Inquisição Espanhola.

7 - Relógio Astronômico e as mensagens secretas

O Relógio Astronômico de Praga é um importante ponto turístico e um ótimo lugar para se esconder uma mensagem secreta. Em 2018, o relógio do século 15 estava passando por uma manutenção, quando os restauradores encontraram uma nota do passado. Aparentemente, um dos escultores, que fez a estátua do apóstolo St. Thomas, queria deixar uma mensagem para a posterioridade. No entanto, não era nada demais. Na mensagem, o escultor elogia a beleza do relógio e o seu valor histórico. Ele também usou a nota para reclamar das condições em 1948, quando começou o comunismo na Tchecoslováquia.

E você, o que achou dessas mensagens? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   Grunge  
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest