Curiosidades

7 mitos idiotas que só acreditamos por culpa da publicidade

0

A publicidade é peça chave para alavancar a imagem de uma empresa, produto ou serviço oferecido ao público. Vale tudo na hora de tornar público um serviço e propagar a ideia da empresa, para as pessoas no geral. E a publicidade pode ser tão forte que faz as pessoas acreditarem em coisas que podem nem ser verdade.

A maioria desses mitos se trata de coisas inofensivas, que as pessoas não se preocupam em corrigir. Mas vários “fatos” que as pessoas acreditam são nada mais do que invenções de anunciantes e empresas, com pouco ou nenhum embasamento científico. Mostramos aqui alguns desses mitos.

1 – Cerveja gelada é melhor

Esse mito tem várias versões, dependendo de onde se está. A cerveja quente é vista como uma versão inferior à cerveja gelada. Várias pessoas acreditam que a bebida gelada tenha um sabor melhor, seja mais higiênica e melhor para o corpo. Mas a verdade é que toda cerveja é esterilizada da mesma forma, na lata ou na garrafa, então, ela é higiênica independente da sua temperatura

Além disso, não existem estudos que provam que cerveja gelada seja diferente da quente, a não ser pela temperatura. A razão, para as pessoas acreditarem nisso, é que empresas de cerveja sempre fizeram propagandas falando bem da cerveja gelada e mostrando que é dessa forma, que se deve tomar a bebida.

2 – Homeopatia

Mesmo que muitas pessoas acreditem, a homeopatia não é cientificamente comprovada para funcionar. Um estudo australiano queria resolver esse debate e analisou mais de 1.800 artigos científicos sobre o tema e concluiu que, definitivamente, ela não funciona.

Ela é vista como uma alternativa à medicina funcional. E tudo isso por causa de comerciais de televisão e anúncios online.

3 – Café é ruim

Dependendo da parte do mundo que você se encontra, os efeitos nocivos do café podem variar de constipação até morte. Vários blogueiros e especialistas em saúde recomendam não beber café porque, aparentemente, pode causar vários problemas para o corpo.

Mas, cientificamente, falando, não existem estudos que mostrem que o café tenha efeitos ruins para a saúde. A verdade é até o contrário, pois vários estudos mostram que a bebida traz muitos benefícios para a saúde. Esse mito pode estar relacionado com a propaganda anti-café, feita por uma bebida chamada Postum, no começo do século XIX.

4 – Sexta-feira casual

https://www.youtube.com/watch?v=ZpHeEiVTALU

Algumas empresas exigem que os funcionários usem roupas formais, exceto um dia da semana. Esse dia geralmente é sexta-feira e as pessoas podem ir com roupas casuais.

E engana-se quem pensa que isso é uma forma dos chefes deixarem os funcionários respirarem. A razão, para existir a sexta-feira casual é por conta de uma campanha publicitária da Dockers, nos anos 1990. Eles queriam vender suas calças cáqui, e por isso, fizeram uma grande campanha publicitária, para promover o uso delas no ambiente de trabalho.

5 – Tudo sobre os dentes

Em teoria, se uma pessoa fizer tudo aquilo que 9 entre 10 dentistas recomendam, ela não deve ter problemas nos dentes. Mas a realidade não é essa. Não existe um controle rígido sobre o que, exatamente, deixa e mantém os dentes limpos e saudáveis.

Mas isso nunca impediu que as empresas alegassem ter soluções mágicas. Tudo o que acreditamos manter os dentes limpos é fruto de propagandas e anúncios que, na melhor das hipóteses, têm o palpite de um especialista.

6 – Coca Cola e Papai Noel

https://www.youtube.com/watch?v=AcUlYLFeDEs

A Coca Cola é sempre notícia, ao longo dos anos, seja por coisas boas ou más. E, de acordo com a própria empresa, várias pessoas também acreditam nisso. Em suma, suas campanhas de natal, nos anos 1930, inventaram o ícone do natal.

A verdade é que Papai Noel é derivado de várias figuras históricas, tanto mitológicas como reais. Além disso, sofreu várias alterações ao longo dos anos. Isso sem nenhuma ajuda da Coca Cola.

7 – Suco de laranja é melhor

Os Estados Unidos têm o hábito de tomar suco de laranja sempre em seu café da manhã. E isso é popularmente visto como uma alternativa melhor que a própria fruta. Além de várias pessoas acreditarem que é mais saudável.

Isso é mais um mito criado pela publicidade. E a razão disso se deve a um redator, que trabalhava para a California Fruit Growers Exchange, no começo do século XX. Ele tinha que fazer uma campanha para que as pessoas comprassem mais laranjas porque os cultivadores estavam tendo dificuldades de vendê-las. Ele criou o slogan “beba uma laranja” e funcionou.

Robert Downey Jr. dedica prêmio a Stan Lee

Artigo anterior

7 fatos sobre Jesus no Islamismo que você nunca imaginou

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido