• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mitos sobre álcool que todo mundo acredita

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      16/05/19 às 16h05

O álcool costuma dar aquela levantada no humor dos mais tristonhos e animar qualquer fim de semana fadado ao fracasso. Tudo o que acontece é um bom motivo para beber. Passou naquele concurso público? Então traz a Coca-Cola com Rum. Finalmente conseguiu tirar a carteira? Então vamos naquele chopp barato, mas não dirija depois de beber. Terminou com o namorado? Então toma essa vodka. As contas estão no vermelho? Só um Red Label para passar por isso. Ou seja, estamos sempre acompanhados de uma boa bebida alcoólica.

Mas mesmo que estejamos acompanhados do álcool por praticamente toda a nossa vida, não sabemos muitas coisas sobre ele. Sabemos o básico, como o quanto a maioria de suas bebidas é saborosa, que em excesso fazem sempre mal e que se exagerar, a cabeça e o estômago vão pagar caro no dia seguinte. Ainda assim, muitas curiosidades são deixadas para trás e muitos mitos são falados a respeito deste hábito e das suas bebidas. Algumas pessoas acreditam nesses mitos e alguns deles mostraremos aqui.

1 - Pode beber uma bebida a cada hora e estar sóbrio para dirigir

Com certeza, isso não passa de um mito. A realidade é que o corpo precisa de mais de uma hora para eliminar o álcool que você bebe. E ir bebendo de hora em hora, pode deixar a pessoa bem intoxicada. O corpo metaboliza o álcool em cerca de 20 miligramas de decilitro por hora. E mesmo que alguém beba uma bebida a cada hora, o seu corpo não conseguirá se livrar do álcool.

2 - Ordem das bebidas

Se você acha que beber um licor antes da cerveja faz bem, mas o contrário é ruim, você está enganado. Não pela ordem, porque ela não importa, mas sim em razão da quantidade. O quanto você bebe é o que realmente impacta. O que importa é o quanto você bebe e se tiver bebendo de estômago vazio.

3 - Bebidas escuras são mais saudáveis

Na realidade, vinho tinto e licores escuros, como por exemplo bourbon e uísque, podem até ter mais substâncias químicas que são benéficas para a saúde, mas também têm mais substâncias químicas que pioram a ressaca. Essas bebidas escuras têm mais congêneres, que são substâncias químicas tóxicas que são criadas no processo de fermentação. E eles podem piorar e muito a sua ressaca.

4 - Café pode deixar sóbrio rápido

A verdade é que a cafeína, seja em café ou bebidas energéticas, não faz nada para ajudar o corpo a processar o álcool mais rápido. A cafeína pode deixar o cérebro mais alerta e enganar o mesmo para que pense que você está mais sóbrio. Mas a realidade é que você ainda está bêbado. A cafeína pode apenas ajudar a combater o cansaço no dia seguinte.

5 - Foi uma vez ao banheiro vai sempre

Várias pessoas falam que, quando se está bebendo e vai a primeira vez ao banheiro, não irá mais parar de ir. Por esse motivo, muitas pessoas seguram essa ida inicial. Mas a verdade é que o álcool interfere nos hormônios do corpo que conservam água e retardam a produção de urina. Quando bebemos, o nosso corpo não pode se agarrar nesses fluidos e por isso, fazemos xixi mais frequentemente. E o tempo que você segura não importa.

6 - Cervejas escuras têm teor alcoólico menor

Isso é um grande mito, porque a cor da cerveja não faz diferença. As cervejas claras ou light, muitas vezes, têm o sabor mais leve e até mesmo menos calorias. Mas a verdade é que o tom da bebida não diz tudo a respeito dela. A mudança de cor é por causa dos grãos que são usados para fazê-las. Então as cervejas escuras e claras são diferentes na cor, mas no teor alcoólico não.

7 - Vomitar para ficar sóbrio

Não! O corpo absorve o álcool das bebidas bastante rápido. E para que isso pare, é somente se você ficar doente minutos depois de tomar alguma bebida. Isso porque o corpo já está absorvendo a bebida direto para o sangue. Então a melhor maneira de melhorar ou não ficar tão ruim, é não beber demais.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+