Existem muitos fenômenos biológicos que são mais complexos do que estamos habituados a imaginar. Para a maioria das mulheres, um dos principais é a bendita menstruação. Esta acontece a cada 28 dias, mas não dá para simplesmente prever o início do processo. É comum, para falar a verdade, que a menstruação comece mais cedo ou mais tarde do que isso, variando do dia 21 ao dia 40. Sim, não é possível se planejar com o mínimo dos detalhes (força às virginianas). A menstruação pode durar entre 3 e 8 dias, sendo comumente delimitada em 5 dias. Bom, pois é. O assunto é complexo. Por isso, preparamos uma lista com 7 mitos sobre menstruação que as mulheres precisam parar de acreditar.

O sangramento tende a ser mais intenso nas primeiras 48 horas do ciclo menstrual. Quando tudo estiver mais... concentrado, o sangue provavelmente ficará vermelho. Em dias mais leves, pode ser rosa, marrom ou preto. Você sabia que, em média, é possível perder cerca de 30 a 72 mililitros (5 a 12 colheres de chá) de sangue durante o período menstrual? Algumas pessoas podem sangrar até mais do que isso.

1- "O ciclo depende das fases da Lua"

As pesquisas contemporâneas não encontram uma conexão entre as fases da Lua e as datas do início da menstruação. Esta conclusão foi feita, em particular, por uma equipe de analistas que estudou 7,5 milhões de ciclos. A explicação é bastante prosaica.

O ciclo lunar dura 29,5 dias, enquanto o período menstrual médio pode variar de 21 a 35 dias. Além disso, a duração do ciclo pode variar ao longo da vida de uma mulher. Fase e ciclo podem mais ou menos coincidir se a duração do ciclo for de 29 a 30 dias, e essa é exatamente a coincidência.

2- "Durante a menstruação é impossível engravidar"

Publicidade
continue a leitura

É hora de acabar com esse mito antigo: sua menstruação não lhe protege da gravidez. Existem algumas razões para isso. Em primeiro lugar, algumas mulheres podem sangrar quando seus ovários liberam um óvulo todo mês (chamado de ovulação) e confundem-no por sua menstruação. Você está no auge da fertilidade quando ovula. Então, se você fizer sexo durante esse período, isso pode aumentar sua probabilidade de engravidar.

Segundo, você pode ovular antes do fim do período ou dentro de alguns dias após o fim do sangramento. Como o esperma permanece em seu corpo por até 3 dias, fazer sexo durante o período pode levar à gravidez. Sempre bom se prevenir, não é mesmo?

3- "O ciclo menstrual será sempre o mesmo"

Uma vez que você começa a menstruar, seus ciclos podem ser mais longos. Isso significa que mais tempo pode passar entre o final de um para o início do outro. O período habitual para uma adolescente pode ser de 21 a 45 dias. Com o tempo, eles ficam mais curtos e previsíveis, com uma média de 21 a 35 dias.

As mudanças hormonais que acontecem durante a perimenopausa - os anos que antecedem a menopausa quando o seu corpo começa a produzir menos estrogênio - podem lhe dar outro ciclo. O tempo de uma menstruação para a próxima pode ficar mais curto ou mais longo, e você pode ter sangramento mais forte ou mais leve durante o período menstrual. Esta fase pode durar até 10 anos antes de iniciar a menopausa. Esse é um dos mitos sobre menstruação que as mulheres precisam parar de acreditar.

4- "É melhor adiar o processo de coloração do cabelo caso queira resultados melhores"

Publicidade
continue a leitura

Caso contrário, "a cor ficará manchada e o penteado será desalinhado". Nos fóruns da Internet, as explicações giram em torno das flutuações nos níveis hormonais. Os cientistas estavam interessados ??na questão e descobriram: mesmo que durante a menstruação o cabelo seja um pouco mais caprichoso do que o habitual, isso não afeta a produção de sebo. Não se preocupe.

5- "Mulheres que moram juntas têm o ciclo sincronizado"

Estudos mais recentes têm refutado os cálculos da pesquisadora Marta McClintock. Acontece que, aparentemente, ela não levou em consideração vários fatores concomitantes. Experimentos parecidos obtiveram resultados distintos. Até o momento, a sincronização dos ciclos não foi confirmada na comunidade científica e é considerada um mito. Esse é um dos mitos sobre menstruação que as mulheres precisam parar de acreditar.

6- "Você não pode nadar na piscina quando estiver menstruada"

Publicidade
continue a leitura

Balela! Muitos estão convencidos de que isso é anti-higiênico, mas estão enganados. Primeiro, um tampão ou coletor menstrual não permite vazamento ou entrada de água. Em segundo lugar, nadar, como exercício, alivia a dor. Inclusive, infecção vaginal na piscina também é improvável.

Segundo as estatísticas, as doenças gastrointestinais, conjuntivite e doenças de pele se espalham pela piscina. Entretanto, para evitar a irritação da pele ou qualquer outra complicação, apenas tome um banho logo após nadar e troque de roupa. Pronto.

7- "As únicas opções possíveis: tampões e absorventes"

À primeira vista, o coletor menstrual parece um cálice feito de silicone. De acordo com Mariana Varella, embora possa causar estranheza no processo de adaptação, a maioria das mulheres que o experimenta diz que não vive mais sem ele.

O coletor é um dispositivo usado para coletar o sangue menstrual. Ajustável ao corpo, oferece baixo risco de infecções, é hipoalergênico, econômico – custa de R$ 85,00 a R$ 150,00 – e reutilizável. Ele pode durar de cinco a dez anos.

Publicado em: 03/06/19 15h43