Curiosidades

7 mitos sobre morcegos que você provavelmente acredita

0

O Batman, um dos super-heróis mais famosos de todos os tempos, usou como inspiração o morcego para assumir sua identidade heroica. Na China, esses pequenos animais noturnos são relacionados à boa sorte. No Egito Antigo, os povos acreditavam que os morcegos poderiam curar várias doenças. No entanto, as nossas opiniões sobre esses animais geralmente são negativas.

Uma explicação para isso, talvez seja porque os morcegos são animais misteriosos, com hábitos noturnos, úmidos e escuros, que carregam um ar sombrio. Inclusive muitas lendas e histórias fazem do morcego um personagem assustador. Mas acontece que o único mamífero voador do mundo não é tão ruim quanto nossos medos o fazem parecer. Existe toda uma mitologia a respeito desses animais que, muitas vezes, não condiz em nada com a realidade. Confira alguns equívocos sobres eles que muita gente ainda acredita e até espalha.

1 – Os morcegos são cegos

Mesmo que exista um dito popular que exemplifica alguém como sendo“cego como um morcego”, na realidade, esses animais podem ver até três vezes mais do que os seres humanos. De acordo com Rob Mies, diretor executivo da Organização para Conservação de Morcegos, a visão do animal varia entre as espécies, mas em nenhuma delas são realmente cegos. Além da visão, eles usam também a ecolocalização (emissão de sons para navegar), o que indica que eles têm um ótimo senso de localização e espaço.

2 – Os morcegos são ratos voadores

Os morcegos pertencem à ordem Chiroptera e não a Rodentia. Na verdade, esses animais estão mais ligados aos primatas do que aos roedores, como algumas pessoas ainda acreditam. Eles não compartilham nenhum comportamento similar aos roedores, não mastigam madeira, metal ou plástico, e geralmente não são incômodos.

3 – Os morcegos são pragas na natureza

Essa talvez seja um dos mitos mais equivocados a respeito dos morcegos. Nada de pragas, muito pelo contrário. Segundo o National Geographic, eles podem comer até mil insetos em uma noite. A sua alimentação baseada em insetos acaba sendo um controle natural de pragas, o que acaba sendo uma economia. Um recente estudo mostrou que esses animais oferecem “serviços não tóxicos de controle de pragas” o que traz uma economia de até US$ 53 bilhões anualmente. E não é só isso, eles também polinizam as plantas e distribuem as sementes por vários lugares, e os seus excrementos ainda são usados como fertilizantes.

4 – Os morcegos querem beber o seu sangue

Existem cerca de 1200 espécies diferentes, e apenas três delas são de morcegos vampiros. Os morcegos vampiros não bebem sangue diretamente como você está imaginando. O seu processo de alimentação é mais parecido com o de um mosquito do que com o do Conde Drácula. Enquanto os mosquitos sugam o sangue dos humanos, os morcegos hematófagos se alimentam principalmente do gado.

5 – Os morcegos vão voar no seu cabelo

Existe uma lenda antiga que diz que morcegos voam no cabelo, ficam presos e constroem ninhos. Muito provavelmente, esse boato começou como uma forma de impedir as mulheres de saírem à noite, mas o fato é que eles voam perto da cabeça das pessoas. A razão não é porque eles querem fazer morada no seu penteado, mas sim porque os nossos corpos atraem insetos, e esses animais são atraídos por insetos. Então não se preocupe, você está seguro. Na verdade, morcegos nem constroem ninhos, eles procuram abrigo dentro de estruturas já existentes, como cavernas e árvores.

6 – Morcegos vivem de cabeça para baixo

A imagem popular sugere que esses animais estão sempre de cabeça para baixo. Embora isso aconteça às vezes, não é uma situação constante. De acordo com Thomas Kunz, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, os morcegos ficam em posição horizontal quando se empoleiram em pequenas fendas, e não na vertical.

7 – Se você for atacado por um morcego, você pegará raiva

Segundo estatísticas recentes, os morcegos contraem raiva com muito menos frequência do que outros mamíferos. E quando eles contraem raiva, esta se manifesta de forma diferente do que nos guaxinins ou raposas, por exemplo. Quando infectados pela raiva, eles ficam paralisados e não conseguem voar ou empoleirar-se. Então não se preocupe, a não ser que você pise em um morcego no chão, caso contrário, não correrá nenhum risco.

E você, acreditava em algum desses mitos? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com seus amigos.

Fotógrafa tira lindas fotos de animais idosos para incentivar adoção

Artigo anterior

8 coisas que você não sabia sobre a vida de Mick Jagger

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido