Curiosidades

7 mitos universais que ainda fascinam a humanidade

0

Nós sempre estamos tentando desvendar os mistérios da vida. Seja com religião, ciência, ou qualquer outra coisa que nos dê pelo menos um pouco de clareza no porquê de tudo existir e o motivo de estarmos aqui. As perguntas básicas como de onde viemos, para onde vamos, porque estamos aqui e qual o nosso propósito sempre são feitas.

Os mitos universais são algumas dessas coisas que podem dar às pessoas algumas respostas, ou pelo menos acalmar os ânimos. A maioria deles é metafórico e inconcebível e podem ser encontrados nas mais diversas sociedades. Por isso mostramos aqui alguns desses mitos que a humanidade ainda é fascinada.

1 – Astrologia

O céu noturno é pintado em vários mitos. A maioria das pessoas sabe o seu signo, que consiste em 12 constelações do zodíaco. Mas poucas pessoas sabem que os 12 símbolos são parte das 88 constelações identificadas.

Os registros mais antigos de astronomia/astrologia, que na época eram a mesma coisa, datam de mais de dois mil anos antes dos romanos. Os caldeus observavam o céu todas as noites, em busca de presságios e pistas sobre seu destino.

2 – Maldições

As maldições, geralmente, são lançadas na humanidade por deuses, sacerdotes ou por uma pessoa querendo prejudicar outra. E a maldição mais famosa é a da bíblia, quando a serpente tenta Eva e faz ela e Adão serem expulsos do paraíso.

Nas crenças orientais, a maldição é a incapacidade de ver através da ilusão. Atualmente é dito que uma maldição só funciona se a pessoa acreditar nela.

3 – Seres sobrenaturais

Acreditar em seres sobrenaturais é algo bastante antigo. É acreditar em demônios que querem prejudicar as pessoas e anjos que as dão proteção, direção e discernimento religioso. E os nomes dos grandes arcanjos são conhecidos por muçulmanos e cristãos. E pessoas viram esses seres ao redor do mundo. Como por exemplo em Fátima, Portugal.

Alguns dizem que esses encontros forma, na verdade, com criaturas alienígenas ou OVNIs. Independente, a visitação de um mensageiro alado permanece.

4 – Dilúvio

O mito de uma inundação ou dilúvio é visto no mundo todo. Em geral, todos dizem que o mundo inteiro foi inundado repentinamente e que os sobreviventes construíram arcas, jangadas ou outros navios. E que eles foram avisados por Deus para fazer isso. Claro que o mais conhecido de todos é Noé.

Esse tema é global. Da mitologia grega a do norte é acreditado que o dilúvio global não foi mítico, mas sim um evento histórico real.

5 – Presságios

Acreditar em presságios, eventos ou objetos que aletram que coisas boas ou más irão acontecer vem desde os tempos imemoriais. Os druidas, por exemplo, buscavam presságios no voo dos pássaros. Na Irlanda, cada som, posição ou movimento dos corvos  tinham um significado diferente.

Diferentes culturas veem os presságios de formas diferentes, desde a direção das chamas, o uivo dos cachorros, formas das raízes de  árvores, até o jeito que as sandálias caem no chão.

6 – Criação

Quando se pensa na Terra e no universo como todo sempre nos perguntamos como surgiu vida em nosso planeta, como tudo foi criado e como surgiu a ordem natural de tudo. As teorias para responderem isso variam desde o moderno Big Bang até abordagens mais antigas.

A maioria dos mitos dizem que os elementos, ar, vento, fogo e s vibrações foram a criação das coisas. Existem também o mito da “Árvore do Mundo” dito na África e Tonga. E os mitos mais sutis dizem que não existe começo nem fim e que tudo está em perfeito equilíbrio como devia ser.

7 – Vida após a morte

O mito de que a alma sobrevive à morte data de 80.000 a.C. Os enterros neandertais mostravam que eles se preparavam para a vida após a morte. Essa crença permanece até hoje, mesmo sem provas. Ela vai desde as cristão com a teoria do céu e inferno até o livro tibetano dos mortos.

Por que o Canal do Panamá está ficando sem água?

Artigo anterior

Viajar para o futuro é totalmente possível

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido