Curiosidades

7 monumentos que dizem mais sobre a humanidade do que se imagina

0

Os monumentos dizem muito sobre a história de um local e de seu povo. Com certeza, sua cidade deve ter alguma estátua ou monumento de algo relacionado à história de como ela foi criada ou com as pessoas envolvidas nesse processo. Esse tipo de intervenção artística é utilizado como um registro histórico. É uma forma não-verbal de contar a história do local. É por isso que nós vamos te mostrar agora alguns monumentos que dizem mais sobre a humanidade e sua história.

Alguns desses monumentos dizem respeito a fatos marcantes da história mundial. Com certeza, você vai se lembrar de alguns desses momentos. Outros não têm tanta relevância mundial, mas são preciosos para a história local.

1 – Memorial aos Membros Assassinados do Reichstag

Esse memorial em Berlim, na Alemanha, tem placas com os nomes dos deputados que não se juntaram ao movimento nazista. Foram 90 homens e 6 mulheres mortos entre 1933 e 1945. Esse é apenas um dos monumentos que se tem a respeito dessa época. Existem vários outros que contam um pouco desse momento tão triste na história da humanidade.

2 – Viajante

O escultor francês Bruno Catalano criou uma série de esculturas de pessoas incompletas. As obras são chamadas de Viajantes e, de acordo com algumas interpretações, esses vazios são resultado do caminho traçado pelo viajante. Cada pedaço teria sido deixado em um destino. No entanto, essa é a interpretação que fazem das obras. O escultor nunca disse qual é a verdeira intenção ou interpretação de seu trabalho.

3 – Cabeça quadrada

Na pequena cidade de Nice, na França a escultura de uma cabeça quadrada em frente à biblioteca central chama a atenção. Acontece que, em 1996, houve um concurso para a criação de uma estátua e esse foi o modelo que venceu. O projeto da cabeça quadrada faz referência ao pensamento estereotipado, que cega as pessoas. Os livros seriam a ferramenta para pôr fim a esses estereótipos.

4 – Menina com um guarda-chuva

Durante o dia 30 de maio de 1999, houve uma tempestade repentina em Minsk, na Bielorrússia. A cidade estava em festa e mais de duas mil pessoas correram na tentativa de fugir da chuva. No entanto, no meio da correria, 53 pessoas morreram. A escultura da menina com o guarda-chuva foi criada para que as pessoas não se esqueçam da tragédia.

5 – Conexão de Criptografia

Esse é um monumento que diz muito sobre o momento atual em que vivemos. Não é exatamente sobre um fato histórico, mas tem muito a ver com o que vivemos atualmente e o que ainda viveremos. O escultor Federico Klapis quis refletir sobre a idade da criptomoeda. A obra reflete a geração futura que nascerá na era do dinheiro digital, onde até mesmo uma criança no útero já saberia utilizar um smartphone.

6 – Homem idoso limpando o pavimento

Outro momento sobre o período do regime nazista. Quando os nazistas ocuparam o Vietnã, forçaram os judeus a limpar das calçadas os slogans antifascistas. Em memória desse ocorrido, eles decidiram criar o monumento desse velho curvado.

7 – Anjo de facas

O escultor Alfie Bradley criou essa obra para tentar alertar as pessoas sobre o uso de armas brancas. Numa tentativa de chamar a atenção das pessoas para os riscos que esse tipo de arma oferece. O anjo foi criado com mais de 100 mil facas que foram entregues ou confiscadas pela polícia de Liverpool.

E você, já conhecia algum desses monumentos que dizem muito sobre a humanidade? Nos conte aqui nos comentários sobre eles, aproveita e marca os amigos que adoram viajar e conhecer o mundo!

Moradores contam como é viver no país mais feliz do mundo, a Finlândia

Matéria anterior

10 ilustrações mais fofas sobre o verdadeiro amor

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.