Curiosidades

7 obras que foram restauradas, mas ficaram bem diferentes de sua versão original

0

Pintar um quadro, criar uma escultura ou projetar algo grande, como um prédio, são tarefas claramente complexas. Independente do que estamos fazendo, um pequeno deslize pode fazer tudo dar errado e alguns danos são irreparáveis. Mais difícil do que construir do zero, muitas vezes é fazer a restauração dessas obras. Isso pode ser uma tarefa ainda mais complicada. Em diversas ocasiões, os restauradores levam anos para recriar a aparência original de um objeto histórico. Claramente, é quase impossível deixar essas obras como eram antes, com todos os mínimos detalhes exatamente iguais, e isso é bastante compreensível inclusive.

Mas, de tempos em tempos acontecem incidentes durante as restaurações e as obras acabam ficando muito diferente do que eram. Nesses casos, historiadores e demais pessoas ficam até mesmo revoltados. E foi pensando um pouco sobre isso que decidimos trazer essa matéria. Se você é um apaixonado por arte e antiguidades, vai gostar de tudo aqui. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas obras que foram restauradas, mas ficaram diferentes de sua versão original. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Obras restauradas que ficaram diferentes de sua versão original

1 – Escultura religiosa colorida

Em uma vila na Espanha, as esculturas de madeira do século XV precisaram ser restauradas. O trabalho foi confiado a uma moradora local. Em vez de polir a madeira, ela decidiu pintar usando cores ácidas e brilhantes. Infelizmente, a obra perdeu todo o seu valor e não foi bem recebida pelos padres, nem pelos moradores locais.

2 – Grande Muralha da China

Até mesmo a Grande Muralha passou por problemas assim. No entanto, apenas um pequeno trecho foi afetado. Quase um quilômetro de sua extensão teve o topo coberto por concreto, cal e areia. Assim, retiraram as ameias e torres de vigia que estavam em ruínas. O trecho agora mais se parece com uma calçada do que uma parte da Grande Muralha.

3 – Decoração de estuque em baixo-relevo em São Petersburgo

A fachada de um prédio em São Petersburgo, na Rússia, não teve uma restauração bem-sucedida. O prédio foi reconhecido como monumento arquitetônico regional por causa da fachada antiga. A parte mudada permanecia viva desde o início do século XX.

4 – Afresco que parece parte de desenho animado

Essa obra moderna pode ser vista em um templo budista na cidade chinesa Chaoyang. No local, havia um afresco muito antigo e totalmente diferente do que é hoje. Os restauradores foram longe demais na hora de fazer isso.

5 – Alto-relevo nada feliz

Tentaram restaurar as esculturas em alto-relevo na forma de duas mulheres em um prédio do século XIX em Moscou. No entanto, o resultado não saiu como esperado. As obras ficaram totalmente diferentes e nada agradáveis.

6 – Mosaico que se transformou em um painel de azulejos

Um mosaico da época soviética foi restaurado em Kaluga, na Rússia. O resultado não parece tão ruim, se não fosse um detalhe importante: no lugar do mosaico, os restauradores criaram um painel de cerâmica. Alguns moradores gostam do resultado, enquanto outros dizem odiar.

7 – Mosaico “caricato”

Nem mesmo as obras romanas escaparam da lista de más restaurações. Nesse caso, o mosaico não foi trocado por cerâmica. No entanto, ele está diferente do original, mas não para melhor. O personagem agora parece extremamente caricato e sua expressão facial é bem cômica.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

10 comentários mais épicos da Fatos Desconhecidos #92

Matéria anterior

8 razões pelas quais teremos uma vacina para o COVID-19 nos próximos 5 meses

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.