• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 países com as menores expectativas de vida do mundo

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      25/06/19 às 18h05

Enquanto alguns países estão batendo recordes com expectativas de vida cada vez mais altas, alguns lugares do mundo não seguem essa tendência. No Japão, por exemplo, a população vive em média 83 anos. Só nos Estados Unidos, a expectativa média de vida aumentou em dez anos nas últimas cinco décadas. Levando em consideração todos os fatores que interferem nesse quesito, há muitos países onde as pessoas não vivem nem a metade disso.

Entre os fatores que determinam a expectativa de vida das pessoas estão a saúde pública, cuidados médicos, economia local, taxa de criminalidade, desigualdade de gênero, guerras, fome etc. Tudo isso interfere diretamente na qualidade de vida dos indivíduos, e consequentemente, na sua expectativa de vida. Existem países muito ricos e desenvolvidos, enquanto que outros vivem na mísera, e os seus habitantes tendem a viver menos tempo. Com isso em mente, não é bem uma surpresa que a maioria dos países com a menor expectativa de vida esteja localizada nas regiões pobres da África. Em alguns deles, a população vive em média menos de 50 anos. Confira a seguir os 7 países com as menores taxas de expectativa do mundo.

7 - Afeganistão - 47 anos

O Afeganistão é o único país não africano presente nessa lista. Conhecido como um dos lugares mais devastados pela guerra no mundo, fica evidente o motivo de estar entre os países com as menores expectativas de vida. Em decorrência dos conflitos que afetam o país, o sistema de saúde do Afeganistão é muito precário. O país tem uma das taxas de mortalidade materna que se encontra entre as mais altas do mundo, assim como a taxa de mortalidade infantil. Os feridos em ataques muitas vezes não recebem o atendimento necessário e acabam perdendo os membros ou morrendo.

6 - Zâmbia - 46 anos

Por incrível que pareça, a Zâmbia já foi um país bastante próspero. Porém, isso mudou quando os preços internacionais do cobre declinaram na década de 1970. Foi nessa época que o país caiu na miséria, e desde então, a situação só piorou. Além da extrema pobreza, um dos principais problemas do país é a epidemia generaliza de HIV, sem contar a falta de água e o saneamento básico inexistente. Aproximadamente 70% de toda a população do país vive abaixo da linha de pobreza, sendo assim, muitas vezes eles não têm nem acesso aos cuidados básicos de saúde.

5 - Guiné-Bissau - 46 anos

Guiné-Bissau fica na África Ocidental, e tem os piores registros em todos os campos da saúde. Para se ter uma noção da situação, lá existem menos de 5 médicos por 100 mil habitantes. Cerca de 9% da população está infectada com malária, sem contar os números envolvendo a cólera. Estima-se que cerca de metade de todas as mulheres do país tenha sido submetida à mutilação genital feminina. As taxas de mortalidade materna e infantil também são alarmantes.

4 - Zimbábue - 46 anos

O Zimbábue é um país rico em recursos naturais, mas infelizmente isso não se reflete na qualidade de vida dos habitantes. Muito disso é devido à política violenta instalada no país, sob comando do presidente autoritário Mugabe. Quando o sistema de saúde local entrou em colapso, os habitantes perderam totalmente o acesso aos cuidados médicos. Consequência disso foi uma população dizimada por pragas, pandemias de HIV, cólera e outras doenças.

3 - Serra Leoa - 46 anos

Serra Leoa, um pequeno país localizado na África Ocidental, se viu devastada pela Guerra Civil no país entre 1991 e 2002. O longo conflito resultou na morte de mais de 50 mil pessoas. Além da destruição da infraestrutura do país, o fato deixou mais de 2 milhões de pessoas desabrigadas. O mais recente surto de Ebola no país, em 2014, sobrecarregou o já defasado sistema de saúde, levando a mais mortes por negligência médica.

2 - Lesoto - 46 anos

O país, com pouco mais de 2 milhões de habitantes, fica cercado pela África do Sul. Lesoto sofre com uma terrível epidemia de HIV, sendo um dos principais motivos de morte no país. Embora esteja longe de estar entre as melhores taxas de expectativa do mundo, a situação em Lesoto vem melhorando lentamente. Em 2006, a expectativa de vida no país era de apenas 42 anos, hoje já é de 46 anos.

1 - República Centro-Africana - 45 anos

A República Centro-Africana é um dos países mais pobres do mundo. Em 2014, ela ficou na 187° posição dos 188 países em menor nível de desenvolvimento humano. O país é devastado por uma variedade de doenças e problemas de saúde como a malária, o HIV, cólera, mutilação genital feminina e outras. Atualmente, o país tem a mais baixa média de expectativa de vida do mundo, sendo esta equivalente a 45 anos.

Próxima Matéria
Via   List 25  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+