• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 pequenos prazeres que o mundo moderno tirou das pessoas

POR Arthur Porto    EM Entretenimento      23/07/19 às 16h32

É fato que o mundo moderno nos proporcionou, e nos proporciona, inúmeras facilidades. Hoje, por exemplo, quase tudo pode ser feito virtualmente: comprar, vender, investir, pagar, socializar, depositar cheques, mandar cartas, jogar dominó, fazer apostas, consultar extratos, tirar dúvidas, solicitar passaporte, experimentar roupas, vigiar as crianças. A lista é enorme, claro. Se seguirmos, sabe Deus onde vamos parar.

O importante mesmo é que a tecnologia nos moldou. Vivemos situações que jamais havíamos imaginado passar. Por exemplo, há 50 anos, ninguém sequer pensava em celular, menos ainda em smartphones e no que eles representariam na vida moderna. Você pensava? Eu não, confesso. Atualmente, são somados mais de 168 milhões aparelhos celulares inteligentes, com acesso à internet. E isso, apenas no Brasil. Algo que prova que não imaginávamos mesmo que a tecnologia assumiria um papel tão fundamental em nossa rotina.

Inclusive, assumiu um papel tão fundamental que nos faz questionar outra coisa: quais foram os pequenos prazeres que perdemos com a chegada do mundo moderno? Qual o lado ruim dessas facilidades?

1 - Céu estrelado

É estranho, mas é verdade. A gente já não reconhece a nossa Via Láctea porque já não se vê mais as estrelas. A causa? A poluição luminosa. Estrelas que a gente via quando era criança, agora, infelizmente, só aparecem, pálidas. E para ver um céu estrelado, só indo em alguns lugares menos iluminados. A tal iluminação pública, exigida para efeitos de segurança dos cidadãos, é outro fator que nos impede de vê-las.

2 - Refeições tranquilas

Enquanto, em alguns países, os cidadãos ainda reservam um tempo para as refeições, como na França e na Grécia, outras potências, como o Reino Unido e EUA, não fazem questão alguma de manter esse ritual. De acordo com um estudo econômico internacional, os Estados Unidos gastam cerca de uma hora em média, por dia, para se alimentar. Já o Reino Unido, cerca de uma hora e 20 minutos. Os franceses, no entanto, gastam, em média, duas horas e trinta minutos para realizar qualquer uma de suas refeições. Tudo isso para tornar esse momento ainda mais agradável. A revolução industrial fez o mundo se mover incrivelmente rápido, e as pessoas, em muitos países, acabam gastando cada vez menos tempo para se alimentar. Triste, né?

3 - Números conhecidos

Costumava ser muito mais agradável atender a um telefonema de um amigo, isso é verdade. Infelizmente, hoje, as coisas mudaram. Os golpes, que realizados por telefone, são numerosos e compõem uma porcentagem impressionante de chamadas, tanto que as empresas de telecomunicações estão tentando trabalhar para encontrar uma maneira de acabar com isso, ou pelo menos evitar. Além disso, atualmente, ninguém memoriza os números telefônicos. Nem mesmo os de pessoas próximas, algo que pode ser necessário em caso de se perder o telefone.

4 - Estar off-line

Hoje, as pessoas passam horas olhando os telefones, ocasionalmente, mostrando à outra pessoa um meme engraçado ou apenas para certificar se o telefone está carregado. É uma ferramenta útil, certamente. No entanto, tornou-se também uma muleta de entretenimento para muitas pessoas. Quase uma extensão corporal, da qual poucos conseguem ficar sem.

5 - A importância de saber esperar

Esperar por certos horários, para assistir certos programas de TV, era até legal. Gerava uma expectativa. Porém, agora, qualquer um pode assistir seus programas favoritos em qualquer horário. E detalhe, sem se preocupar com os intervalos comerciais. Isso significa também que muitos estão esquecendo da importância de saber esperar e do que significa a ansiedade prévia, antes de um programa desejado.

6 - Curiosidade

Antes, era preciso explorar e descobrir para obter as informações necessárias sobre um determinado assunto. Ninguém ganhava nada de mão beijada. Hoje, com apenas um clique, temos tudo o que precisamos na tela do computador ou do celular. E em segundos.

7 - Relaxar longe de ruídos

Antes da revolução industrial, tínhamos um mundo muito mais ameno. Não havia grandes fábricas soltando fumaças. Não existia Wi-Fi, comunicação via rádio, internet ou satélites. Não existia poluição sonora. Hoje, já não se pode escapar de todas essas coisas. Nem por opção.

Próxima Matéria
Via   Top Tenz  
Imagens Top Tenz
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+