História

7 piores momentos da história dos Estados Unidos

0

O mundo é uma grande caixa cheia de histórias. Ao olhar para o passado, podemos nos surpreender com diversos acontecimentos. É por esse motivo que as aulas de história são tão importantes para todos, visto que nos ajuda a compreender o passado e, assim, lidar melhor com o presente. Você não acha interessante estudar sobre a chegada dos portugueses aqui no Brasil? E sobre a descoberta da América? Enfim, são diversas coisas. E já que falamos da América e Estados Unidos, você sabe quais são os piores momentos da história do país? Um país de primeiro mundo, porém, nem tudo foi fácil até chegar a esse ponto.

Resolvemos então trazer essa lista mostrando os piores momentos da história dos Estados Unidos. Em ordem cronológica, vamos apresentar a todos vocês, caros leitores, um pouco da parte ruim do passado americano. No entanto, existem vários outros momentos que marcaram e não listaremos aqui. Se você souber algum que não listamos, manda pra gente aí embaixo. Sem mais delongas, vamos lá e compartilhe com seus amigos desde já.

Piores momentos da história dos Estados Unidos

1 – A Trilha das Lágrimas

A Trilha das Lágrimas foi a relocação e o movimento dos nativos americanos. Isso incluiu diversos membros das nações Chreroke, Creek, Seminole e Choctaw. Além dessas, várias outras nos Estados Unidos. Eles partiam de suas terras para o Território Indiano, no oeste do país. A frase originou-se de uma descrição da remoção da Nação Choctaw em 1831. Diversos nativos sofreram exposição, doenças e fome durante a viagem até seus destinos. Muitos morreram, incluindo 4.000 dos 15.000 realocados. No ano de 1837, 46 mil nativos americanos dessas nações do sudeste foram removidos de suas terras natais. Isso abriu 25 milhões de acres para assentamento de europeus americanos.

2 – A Decisão Dred Scott

Esse momento marca uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos. Nela, se determinou então que os afrodescendentes, importados para o país, não fossem defendidos pela Constituição. Não importa se eles eram ou não escravos, jamais poderiam ser cidadãos dos Estados Unidos. Além disso, considerou que o Congresso dos Estados Unidos não tinha autoridade para proibir a escravidão em territórios federais. O Tribunal também decidiu que assim os escravos não seriam cidadãos.

3 – Queda do Mercado de Ações

Uma grande queda no mercado de ações ajudou a desencadear a Grande Depressão. Essa durou até o aumento da atividade econômica, impulsionado pela Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão teve então efeitos devastadores em praticamente todos os países, ricos ou pobres. Todo o comércio caiu de forma drástica. O desemprego nos Estados Unidos aumentou 25%, embora outros países sofreram com índices de 33%. A agricultura e as áreas rurais sofreram com a queda dos preços. A safra sofreu ainda mais, tendo uma queda de 60%.

4 – Queda da bomba

Os Estados Unidos decidiram lançar bombas atômicas sobre civis japoneses. Assim, mataram cerca de 200 mil pessoas. A intenção era então “encurtar” a guerra. Na segunda-feira, 6 de agosto de 1945, às 08h15, a bomba chamada “Little Boy” foi lançada em Hiroshima. Era então carregada pelo combardeiro americano B-29, o Enola Gay. Isso matou, diretamente, cerca de 80 mil pessoas. No entanto, a radiação emitida fez com que esse número subisse para 90.000 – 140.000. No dia 9 de agosto do mesmo ano, Nagasaki foi o alvo da segunda bomba atômica. O ataque aconteceu às 11h02, onde cerca de 40 mil pessoas morreram pelo “Fat Man”, nome dado ao explosivo.

5 – Vietnã

Os Estados Unidos entraram em guerra para evitar uma tomada comunista do Vietnã do Sul. Essa era então uma ótima estratégia de contenção. As tropas americanas foram multiplicando conforme os anos passavam, tornando a guerra ainda mais intensa. No entanto, esse evento custou diversas vidas. Cerca de 3 a 4 milhões de vietnamitas foram mortos de ambos os lados. Além disso, 1,5 a 2 milhões de laosianos e cambojanos e também 58.159 soldados americanos.

6 – 11 de Setembro

11 de setembro ficou marcado para sempre na história dos Estados Unidos. Nesse dia, terroristas atacaram as Torres Gêmeas, matando quase 3 mil americanos. Isso iniciou então uma guerra contra o terrorismo. O Afeganistão foi invadidos para destruir os grupos que a própria América fez, treinou e armou para lutar contra a invasão russa. O primeiro ataque removeu Taleban do poder, mas desde então as forças do Taleban recuperaram forças. Ainda acontecem conflitos entre as nações.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos, assim podemos melhorar o nosso conteúdo.

Empresa japonesa compra seu rosto para criar máscaras

Matéria anterior

8 artistas que já acusaram o Grammy de racismo

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar