icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 piores vencedores do Oscar de melhor filme

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 13/02/20 às 15h31

capa do post 7 piores vencedores do Oscar de melhor filme

No último domingo, aconteceu o Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. A premiação, tão esperada por entusiastas do cinema, premiou as melhores obras do ano, de acordo com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. No entanto, você, que é cinéfilo de carteirinha, já deve ter percebido que o Oscar nem sempre vai para o melhor filme do ano. Até porque, sejamos sinceros, deixando de lado a qualidade da produção, o que define se uma história é melhor do que outra, é algo bem pessoal de cada um. Então, é bem provável que você já tenha visto alguns filmes nem tão bons assim levando para casa a estatueta de melhor filme.

Esse ano em particular, a premiação fez história. Pela primeira vez, desde 1928, quando começou o Oscar, um filme em língua não inglesa ganhou o prêmio de melhor filme. O sul-coreano "Parasita", do diretor Bong Joon-ho, foi escolhido pelos jurados como o melhor filme do ano. Essa foi uma feliz surpresa, já que a crítica elogiou bastante o filme. Mas no geral, muitas vezes, alguns filmes comuns, ou nem tão bons assim, já foram contemplados com o prêmio. Confira a seguir, 7 piores vencedores do Oscar de melhor filme.

1 - O Paciente Inglês (1996)

Não podemos dizer que O Paciente Inglês é um filme ruim, longe disso, é um ótimo filme. Porém, considerando os outros filmes notáveis daquele ano, ele não seria considerado o melhor de todos, verdade seja dita. Entre filmes como Fargo, Segredos e Mentiras, Quebrando as Ondas, O Povo vs. Larry Flynt, Sling Blade, O Paciente Inglês estava longe de ser o melhor. Mas mesmo assim levou a estatueta.

2 - Gigi (1958)

Em toda a história do Oscar, vários musicais já ganharam o prêmio de melhor filme. Oliver, A Noviça Rebelde, Minha Bela Dama são apenas alguns exemplos. Mas o musical Gigi como melhor filme ninguém se lembra hoje em dia, por que será? É um filme muito longo e não há quase nenhuma dança. Mas mesmo assim foi eleito o melhor filme do ano, enquanto tinha outros candidatos muito mais fortes.

3 - Carruagens de Fogo (1981)

Esse é outro exemplo de um bom filme, que por algum motivo desconhecido, levou o prêmio de melhor. Para a maioria das pessoas, pode ser um filme lento e chato, até porque, o que tem de tão envolvente em um filme sobre corrida? Ele pode ser considerado um clássico filme de "esportes", mas está longe de ser o melhor filme de 1981.

4 - Os Infiltrados (2006)

Em 2006, o filme Os Infiltrados levou o prêmio de melhor filme e melhor diretor para Martin Scorsese. Sem sombra de dúvidas, o diretor tem filmes brilhantes em seu currículo, mas Os Infiltrados está longe de ser um deles. Novamente, não é que o filme seja ruim, ele só não merecia os dois prêmios que levou na noite. Se algum dos outros filmes indicados naquele ano recebessem mais destaque, provavelmente, Scorsese teria voltado para casa de mãos vazias.

5 - Cavalgada (1933)

Cavalgada é um filme extremamente monótono e longo, não há o que fazer quanto a isso, mas mesmo assim levou o prêmio. O filme acompanha a vida de dois aristocratas britânicos ao longo de três décadas e não oferece muito ao telespectador. Houveram filmes britânicos fantásticos, mas Cavalgada não é um deles, bem longe disso. Se houvesse a premiação do Framboesa de Ouro, que premia as piores produções cinematográficas, o filme merecia mais esse prêmio do que o Oscar.

6 - Como Era Verde o Meu Vale (1941)

Até hoje, não ficou claro como esse filme venceu um Oscar, que mudou a maneira como vemos e fazemos cinema hoje em dia. Como Era Verde o Meu Vale levou o prêmio de melhor filme. Já o filme Cidadão Kane, não. Cidadão Kane você provavelmente conhece, Como Era Verde o Meu Vale é possível que não. O diretor pode ser incrível, mas o fato é que o filme é tedioso e sem brilho, e dificilmente venceria qualquer prêmio do tipo, mas venceu.

7 - Conduzindo Miss Daisy (1989)

Podemos dizer que Conduzindo Miss Daisy é um filme doce, e com alguns momentos bastante emocionantes. Morgan Freeman está excelente, assim como sua colega de cena, Jessica Tandy, que levou o Oscar de melhor atriz por esse filme. Mas daí, até ser o melhor filme é muito. Ninguém, que viveu nessa época, se lembrará desse filme como o melhor daquele ano, o diretor do filme sequer foi indicado na categoria de melhor diretor.

E você, se lembra de algum filme que ganhou melhor filme e que não merecia? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos cinéfilos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest