Ciência e Tecnologia

7 planetas terríveis que você não gostaria de visitar, nem se pudesse

0

É comum que ao falar de algo que envolva planetas e o universo, já nos venha em nossa mente o sistema solar. De fato, é uma extensa parte que compõe a Via-Láctea, no entanto, nosso universo é constituído por muito mais que isso. Astrônomos trabalham intensamente para que novas descobertas sejam feitas, afinal… Ainda vivemos sob uma densidade de mistérios.

O fato é que a exploração espacial é uma verdadeira aventura. Trata-se da busca pelo desconhecido, da incessante caçada por mistérios. E quando finalmente algo vem à tona, certamente é o resultado do esforço de uma grande equipe. Muitos planetas já foram descobertos e boa parte deles é capaz de despertar medo e agonia em qualquer mortal. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 planetas terríveis que você não vai querer visitar. Dá uma olhada!

1 – Planeta de Carbono

Próximo ao centro de nossa galáxia, é possível encontrar taxas mais altas de carbono do que de oxigênio. Por ali, também podemos encontrar aquilo que os cosmólogos chamam de planetas de carbono. Imagine como seria morar em um lugar assim… As manhãs não seriam nada ensolaradas e claras, muito pelo contrário.

Uma densa neblina amarelada e nuvens repletas de fuligem seriam a sua paisagem. A superfície costuma borbulhar, visto que muitos poços de metano podem ser encontrados por ali. E ainda tem mais… Os mares possuem compostos de petróleo bruto. Mas é claro que existe um lado bom para a história, até porque, onde há muito carbono também há muito diamante.

2 – Netuno

Netuno é um dos planetas muito conhecidos por seus ventos de alta velocidade. Apenas para que você tenha noção, estima-se que eles possam alcançar a incrível velocidade de 2.400 quilômetros por hora. Nenhum ser humano seria capaz de sobreviver em tais condições. O mais provável é que fosse destroçado em questão de um segundo, e seus restos perdidos para sempre. De onde o planeta tira energia para conduzir ventos tão fortes, ainda é um mistério.

3 – 51 Pegasi b

Também é chamado de Belerofonte, em homenagem ao personagem da mitologia grega, que foi capaz de domesticar Pegasus, o Cavalo Alado. Este é um dos planetas que supera e muito, o tamanho da Terra. No caso, é aproximadamente 150 vezes maior, composto por hidrogênio e helio. O grande problema é que a estrela de Belerofonte possui cerca de 1000 º C, o que muda drasticamente o clima do planeta.

O ar quente é tão intenso que o ar frio desce, criando ventos que chegam a até 1000 quilômetros por hora. Mas também não quer dizer que não haja chuva por lá. Por apresentar alta quantidade de ferro, ele acaba sendo vaporizado. Sempre que o vapor aumenta, acaba formando nuvens com vapor de ferro, o que se parece muito com o processo que presenciamos na Terra, a diferença “básica” é que chove ferro derretido no planeta.

4 – Corot-3b

Até então, o exoplaneta mais denso e maciço conhecido é o Corot-3b. Seu tamanho se aproxima muito ao de Júpiter, mas apresenta cerca de 20 vezes a massa do mesmo. Apenas para que você tenha noção, ele é duas vezes mais denso que chumbo. Caso um humano decidisse caminhar sobre a superfície do planeta, a pressão seria tão grande que não conseguiria suportar, visto que seu peso seria cerca de 50 vezes o que pesa na Terra. Seu pobre esqueleto seria simplesmente esmagado.

5 – WASP-12b

Vamos direto ao ponto, este é nada menos que o planeta mais quente de todos os que já foram descobertos. Sua temperatura pode chegar até os 2.200ºC, até porque, orbita de forma bem próxima à sua estrela, chamada de WASP-12. O fato é que qualquer coisa que entrasse em contato com a superfície do planeta, incineraria instantaneamente.

6 – Plutão

Sim, sabemos que tecnicamente, Plutão não pode mais ser considerado como planeta. Mas vale muito a pena incluí-lo por aqui. Embora pareça um pequeno paraíso nevado, as imagens do planeta são capazes de enganar. Isso porque o frio presente é intenso, devido ao nitrogênio congelado, cobre e monóxido de carbono que cobrem sua superfície, dando a aparência de neve.

Os dias claros de plutão são tão iluminados quanto a noite à luz lunar na Terra. Suas temperaturas chegam facilmente aos 238 graus negativos, o que congelaria qualquer humano que se arriscasse por lá.

7 – COROT-7b

E temos aqui mais um caso entre os planetas com temperaturas extremamente elevadas. O calor é tão intenso que é capaz de vaporizar rochas dentro de pouco tempo. Segundo o que apontam os estudos realizados, não é possível encontrar gases voláteis em sua superfície, a exemplo de dióxido de carbono, nitrogênio ou vapor de água. Dessa forma, o mais provável é que seja composto por vapor das rochas que por ali se encontram. É realmente como se fosse um vulcão em forma planetária.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outros planetas tão inóspitos quanto estes? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

7 incríveis exemplo de simetria natural

Artigo anterior

21 versões humanas incríveis dos seus personagens favoritos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido