O nosso planeta é um imenso berço da diversidade. Devido a sua imensidão, tempo e história, diariamente, são encontradas diversas novas coisas. A nossa fauna e flora é extremamente vasta. Para se ter uma noção, estima-se que existam pelo menos 7 milhões de espécies animais em todo o planeta, mesmo com apenas 950 mil catalogadas. Isso é combustível para pesquisadores que dedicam suas vidas a descobrir esses seres, assim fazendo estudos e, como afirmamos anteriormente, descobrindo coisas novas. Enquanto isso, investigadores acreditam que existam mais de 420 mil espécies de plantas no mundo. Essa informação partiu de um estudo realizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

A grande biodiversidade explica, de forma clara, porque vemos tantos tipos diferentes de plantas por onde passamos. Há diversos tamanhos, formatos, cores, com flores e etc. Vez ou outra ainda encontramos um tipo diferente e um tanto bizarro, capaz de nos fazer acreditar que vivemos em um planeta diferente. E foi pensando um pouco sobre isso que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas espécies de plantas que parecem ter vindo de outro planeta. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Espécies de plantas que parecem ser de outro planeta

1 - Hydnora africana

Essa é uma planta endêmica do sul da África. Ela cresce principalmente no subsolo. Sua flor carnuda é a única parte que se torna visível. O cheiro da planta não é nada agradável e ela usa isso para atrair seus polinizadores naturais, entre eles, os besouros. Quando o besouro pousa, ele ficam temporariamente presos nas flores, que funciona como uma gaiola. Ao serem soltos, levam consigo o pólen, o que facilita a reprodução da espécie.

2 - Drosera capensis

Publicidade
continue a leitura

Essa é uma estranha espécie carnívora, mais conhecida como lagarta-do-sol do Cabo. Isso, por causa da mucilagem pegajosa que sai de seus cabelos. Suas presas são principalmente moscas, que são atraídas e transformadas em alimento. A planta é endêmica da África do Sul e está na lista das mais estranhas plantas carnívoras conhecidas pelo ser humano.

3 - Lithops

Essa planta mais se parece com pedras, quando vemos a primeira vez. Lithopes são um gênero de plantas suculentas nativas da África do Sul. Seu nome significa "em forma de pedra", que é uma característica evolutiva que permite com que camuflem no meio ambiente, assim sobrevivendo aos predadores. Cada espécie tem cores e flores diferentes.

4 - Rafflesia arnoldii

Publicidade
continue a leitura

Essa espécie é encontradas nas florestas úmidas da Indonésia e existem flores que podem atingir até um metro de diâmetro e pesar 11 quilos. A flor emite um forte cheiro fétido, para atrair as moscas que a polinizam, e é parasita, ou seja, cresce nas raízes das árvores, de onde tira seus nutrientes.

5 - Dracunculus vulgaris

Essa é uma grande espata roxa com uma enorme haste e flores masculinas e femininas. Essa é uma forma de descrever a planta endêmica da região dos Balcãs. A planta é conhecida por vários nomes, como: lírio-cobra, lírio vodu, dragão arum e alguns outros. Ela tem a capacidade de crescer em temperaturas baixas. Emite um cheiro semelhante ao de carne podre para atrair polinizadores.

6 - Strongylodon macrobotrys

Publicidade
continue a leitura

Esta espécie de videira é endêmica das florestas tropicais das Filipinas. No entanto, pode ser encontrada em diversas partes do mundo atualmente. Reconhecida facilmente por causa de suas folhas, que são verde claro como o jade, e que crescem em forma de garra. São polinizadas por morcegos.

7 - Dracaena cinnabari

Essa é uma árvore nativa de Socotra, um arquipélago que pertence ao Iêmen. Seus ramos são muito peculiares e se espalham para fora, assim formando uma coroa semi-esférica, como uma espécie de guarda-chuva aberto. Os frutos que crescem nessa árvore parecem um pouco com pequenas bagas e geralmente são comidos por pássaros. Essas bagas exalam uma resina vermelha, diversas vezes referida como sangue de dragão.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 27/10/20 11h59