Star Wars: Os Últimos Jedi encerrou o ano no cinema para a cultura pop. E encerrou bonito! O aguardado segundo filme da nova trilogia foi um espetáculo cinematográfico. Visualmente belo e inovando na linguagem cinematográfica da franquia, o longa de Rian Johnson foi ousado ao criar uma identidade própria sem desrespeitar o passado. A produção consegue encantar ao mesmo tempo que concede um novo rumo a saga.

Seja por se mostrar diferente de tudo visto na franquia antes, seja pela empolgação de finalmente assistir ao segundo capítulo da nova trilogia, parte do público deixa alguns detalhes passarem despercebidos. Pensando nisso, selecionamos alguns momentos chaves, os quais algo ou alguém significa alguma coisa para a história.

1 – A mão de Luke

Logo no primeiro momento que Rey (Daisy Ridley) entrega o sabre de luz para Luke (Mark Hamill), podemos ver que sua mão permanece danificada. O caso ocorreu em O Império Contra-Ataca, quando ele perde sua mão direita na luta contra Darth Vader. Porém, no final do filme vemos que a galáxia possui tecnologia avançada suficiente para colocar uma réplica mecânica no lugar. Algo que não esqueceram em O Retorno de Jedi e ainda fizeram questão de mostrar à todos. No filme, Luke leva um tiro de uma pistola blaster no meio da mão. Mesmo depois de tanto tempo, a marca do "ferimento" continua ali.

2 – A porta de Luke

Publicidade
continue a leitura

A nave X-Wing que Luke pilotava aparece no fundo da água em certo momento do filme. Apesar de dificilmente funcionar, algumas de suas peças ainda possuem utilidade para o Jedi. Por exemplo, a porta que Luke usa em sua cabana de pedra é uma parte da nave. Um jeito eficiente que ele encontrou que se isolar do mundo e também de Rey.

3 – A pulseira de Holdo

A Almirante Amilyn Holdo (Laura Dern) foi apresentada aos filmes apenas em Os Úlitmos Jedi. Contudo, sua história em Star Wars vem de antes. A personagem aparece em Leia, Princess of Alderaan, onde ela e Leia se conhecem e formam uma forte e duradoura amizade. Isso explica, por exemplo, porque a General confiou o comando a ela em sua ausência. Holdo é original do planeta Gatalenta, um lugar que ela carrega consigo. Suas pulseiras não são um mero acessório, nelas estão desenhadas as constelações de seu mundo natal. Um belo jeito de nunca perder o caminho de casa.

4 – Anel rebelde

Publicidade
continue a leitura

Rose Tico (Kelly Marie Tran) foi uma adorável surpresa. A personagem não foi apenas uma mera participação no filme, e ela realmente fez diferença ao longo da história. Rose ainda veio acompanhada de algumas informações e objetos bastante úteis. Entre eles está um anel que possui o símbolo da Resistência Rebelde escondido em seu interior. De acordo com o Dicionário Visual da franquia, esse acessório era usado nos corredores do Senado durante a Guerra Civil Galáctica. Ele era uma forma de alguém provar sua lealdade a rebelião.

5 – Planeta Crait

O salgado (!) planeta Crait não é apenas um lugar qualquer. O planeta foi introduzido no romance de Claudia Gray: Leia: Princess of Alderaan. Na história, a princesa descobre que enormes quantidades de suprimentos estão sendo enviados ao pequeno planeta coberto de salinas. Quando vai investigar, ela descobre que ele servia como uma das bases da Aliança Rebelde liderada por ninguém menos que seu pai, Bail Organa. Foi nesse lugar onde Leia deu seus primeiros passos rumo a rebelião, quando ainda era uma adolescente.

6 – Colar de Poe

Publicidade
continue a leitura

Esse detalhe realmente é mais complicado de se perceber. Em Os Últimos Jedi, Poe Dameron (Oscar Isaac) usa um colar no pescoço com o anel de casamento de sua mãe. Os pais de Poe, Shara Bey e Kes Dameron, apareceram na série em quadrinho Journey to Star Wars: The Force Awakens: Shattered Empire. Eles fizeram parte da equipe que ajudaram a derrotar o Império em Endor. Também ajudaram Han, Leia e Luke e fundarem a Nova República.

7 – Dados dourados

Os dadinhos dourados que Luke encontra dentro da Millennium Falcon e que mais tarde entrega a Leia, claro, não são apenas um acessório. De acordo com The Force Awakens: The Visual Dictionary, esses dados foram os mesmo que Han Solo usou para ganhar a nave de Lando no jogo Corellian Spike. Ele já havia aparecido em Uma Nova Esperança e em O despertar da Força. Sendo assim, certamente ele deve fazer mais aparições em Solo: A Star Wars Story, filme do personagem que estreia no próximo ano.

Gostou da lista? Quais outros detalhes que valeriam a pena serem mencionados? Compartilhe com a gente!

Publicado em: 19/12/17 12h18