Mundo afora

7 rios mais importantes do mundo

0

Os rios estão entre as coisas mais importantes e necessárias para a vida humana. Precisamos da água dos mesmos para beber, cultivar nossos alimentos no geral, fertilizar os solos, deixando-os prontos e adequados para qualquer trabalho, além de serem eles que dão vida para as grandes florestas que temos e, é claro, que servem como lar dos peixes e outras criaturas que vivem submersas. Seria basicamente impossível sobreviver caso todos os grandes rios do mundo secassem. Eles desempenham um importantíssimo papel nas florestas tropicais e foi pensando nisso que nós resolvemos trazer essa matéria.

Diante da importância que esses ‘mundos de água’ têm, nós da Fatos Desconhecidos decidimos pesquisar e listar alguns dos mais importantes do nosso planeta. Alguns desses rios que trouxemos são os responsáveis pela vida de até mesmo um país inteiro, sem auxílio de outras fontes. Se você souber de algum outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com os seus amigos nas redes sociais. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 – Rio Amazonas

O Rio Amazonas é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Nilo. Ele percorre 6.400 km. No entanto, em volume, ele fica em primeiro, sendo o maior do planeta. Sua corrente total valoriza cerca de 1/5 de água doce do mundo. Ele passa pelo Brasil, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Equador antes de chegar ao Oceano Atlântico. Ele abriga mais de 3.000 espécies de peixes e a maior variedade de golfinhos. Além de levar água para diversas pessoas e ajudar a manter viva a floresta amazônica.

2 – Nilo

O Rio Nilo é o mais longo do planeta, estendendo-se por 6.650 km. Ele vai da África Oriental até o Mediterrâneo. O rio desenvolveu um papel crítico no crescimento da cultura egípcia e é responsável por fertilizar a terra, tornando possível o cultivo do trigo. Nas lendas, existem deuses responsáveis pelo transbordamento do rio, assim levando vida para o país.

3 – Rio Yangtze

Esse é um dos rios mais famosos do mundo. Também é o maior rio da China, medindo 6.300 km de comprimento. Ele começa em um iceberg ao lest do planalto tibetano e se espalha. Ele é responsável pela vida no país, pois dá energia a Barragem das Três Gargantas, maior estação de energia hidroelétrica do mundo.

4 – Danúbio

Danúbio é o rio mais importante da Europa. Ele é também é conhecido por fazer parte do período do Império Romano e fazer parte das fronteiras de dez nações européias. Ele começa na floresta negra da Alemanha e corre para o leste, passando por quatro centros até chegar no Mar Negro.

5 – Ganges

Ganges é o rio que começa no oeste do Himalaia, na Índia, e deságua em Sunderbans, na Baía de Bengala. Os hindus o consideram um rio sagrado e agregam suas águas a deusa do hinduísmo, Ganga. Os hindus acreditam que uma vida não se completa até que se tome um banho no Ganges. Costumam jogar nele as cinzas dos entes queridos quando morrem e ele é extremamente importante para o povo.

6 – Rio Mekong

O rio mede aproximadamente 4.350 km e começa no planalto tibetano, através da região chinesa de Yunnan, Laos, Tailândia até chegar ao Camboja. Devido às mudanças do fluxo, o rio é difícil de navegar. Ele tem uma das maiores biodiversidades do mundo, ficando atrás apenas do Amazonas. Podemos encontrar muitas espécies marinhas no local, incluindo o peixe-boi.

7 – Zambeze

O Zambeze mede aproximadamente 3.540 km e é o quarto maior rio da África. Ele começa em uma zona úmida no noroeste da Zâmbia e atravessa a Angola, Namíbia, Zimbábue e Zâmbia até chegar em Moçambique e drenar para o Oceano Índico. Ele é o responsável pela Victoria Falls, cachoeira que está entre as dez maiores do mundo.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

7 histórias reais perturbadoras que inspiraram contos de fadas

Artigo anterior

7 coisas que deram muito errado no dia da abertura da Disneylândia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido