icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 riscos que você corre caso durma demais

POR Bruno Dias EM Curiosidades 23/01/19 às 16h36

capa do post 7 riscos que você corre caso durma demais

Dormir pode ser considerado por muitos uma das melhores coisas da vida. E quem acha isso, com certeza, não pensa que existe uma noção do que pode significar 'dormir demais'. Mas as pessoas podem se surpreender com o fato de que existe sim. E exagerar no sono pode acarretar alguns problemas.

O quanto temos que dormir pode ser difícil de mensurar, mas a maioria dos adultos precisa dormir entre sete e nove horas de sono por noite para se sentir bem. As pessoas que dormem mais do que esse tempo podem estar mais suscetíveis a ter algum problema de saúde e além disso, o hábito pode causar riscos à saúde. Listamos aqui algumas das coisas que podem acontecer com quem dorme demais.

1 - Depressão

Segundo um estudo feito em 2014, pessoas que dormem muito aumentam os riscos dos sintomas de depressão. As pessoas que participaram do estudo e dormiram entre sete e nove horas tinham percentual de herança de sintomas de depressão de 27%, e os que dormiram mais de nove horas apresentaram um índice de 49%.

2 - Prejudica o cérebro

Em 2012, um estudo disse que entre as mulheres idosas, as que dormiam mais tinham as funções cerebrais pioradas ao longo dos seis anos seguintes. As mulheres que dormiam mais de nove horas, ou menos de cinco, tinham mudanças no cérebro que eram parecidas com envelhecimento de dois anos.

3 - Engravidar

Pesquisadores da Coreia analisaram, em 2013, os hábitos de sono de mais de 650 mulheres que fizeram fertilização in vitro. A conclusão foi a de que a taxa de gravidez era mais alta entre as mulheres que dormiam entre sete e oito horas e mais baixas nas que dormiam entre nove e onze.

4 - Diabetes

Pesquisadores do Québec descobriram que, durante seis anos, as pessoas que dormem mais de oito horas por noite tinham duas vezes mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 ou alguns problemas de tolerância à glicose.

5 - Aumento de peso

Os pesquisadores de Québec também descobriram que tanto quem dorme pouco, quanto quem dorme muito, engordou mais do que as pessoas que dormem de sete a oito horas. Aquelas que dormiam entre nove à dez horas por noite tinham 25% mais chance de ganhar cinco quilos no período em que o estudo estava acontecendo.

6 - Problemas no coração

O fato de dormir mais de oito horas por noite foi relacionado com o risco de problemas cardíacos. Mais de 3 mil pessoas foram analisadas e a descoberta foi a de que quem dorme muito tem o dobro de risco de angina e mais risco também de uma doença coronário-arterial.

7 - Morte

Em 2010, uma resenha de 16 estudos mostrou que os riscos de morte são iguais tanto para as pessoas que dormem pouco, quanto para as que dormem muito. Dormir mais de oito horas por noite foi associado a um risco 1,3 mais alto de morte entre os 1,38 milhão de participantes do estudo.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest