O terror, provavelmente, é um dos gêneros mais saturados do cinema. Quando uma fórmula faz muito sucesso, ela é replicada em diversos outros filmes, dando a impressão de que estamos vendo a mesma história, mas com personagem diferentes. Outra coisa bem popular nos filmes de terror são as sequências, que nos anos 1980 e 1990 foram verdadeiras febres. Essa fama fez com que muitos filmes de terror atuais sofressem preconceito, principalmente em relação às continuações. Contudo, algumas sequências surpreenderam a todos.

Nessa matéria, vamos explorar o mundo das sequências dos filmes de terror. As produções dessa lista são bem variadas, desde filmes que vieram de sequências horríveis, até filmes que prometiam ser terríveis pela premissa, e acabaram surpreendendo. Sem mais delongas, confira 7 sequências de filmes de terror que foram melhores do que o esperado:

1- Annabelle 2: A Criação do Mal (2017)

Invocação do Mal (2013) foi um grande sucesso, agradando tanto a crítica, como o público. Esse sucesso fez com que um universo de filmes de terror fosse criado. O primeiro spin-off foi Annabelle (2014). Como era esperado, o filme é péssimo, com um roteiro fraco e diversos elementos datados.

A sequência foi anunciada para 2017, com Annabelle 2: A Criação do Mal. Todo mundo já esperava mais um filme ruim que faria muito dinheiro. Entretanto, não foi isso que aconteceu. O diretor David F. Sandberg soube tratar o filme da melhor forma possível. Personagens bons, interpretações boas e um roteiro bem superior ao primeiro. Nesse filme, pudemos ter a verdadeira sensação de que Annabelle faz parte do universo de Invocação do Mal.

2- Premonição 5 (2011)

Publicidade
continue a leitura

Tudo começou lá no ano 2000, com o primeiro filme da série Premonição. A premissa agradou muitos fãs, mas as sequências se tornaram apenas uma forma de ver pessoas morrendo de formas criativas. Tudo mudou com o quinto e último filme da franquia.

Aos invés de vermos apenas pessoas fugindo da morte aleatoriamente, uma nova regra foi adicionada. Caso uma pessoa matasse outra, ela teria os anos de vida dela. Com isso tivemos novas dinâmicas para serem tratadas no filme. Por fim, uma ótima sequência, com uma cena de abertura surreal, mortes bem criativas e um final que todo fã vai adorar.

3- Pânico 4 (2011)

Onze anos após o fim da trilogia Pânico, o quarto filme foi lançado. O primeiro foi um sucesso, mas suas sequências não foram tão bem recebidas. Não havia motivo nenhum para reviver essa franquia, que terminou como um fracasso. Mesmo com tudo contra ele, Wes Craven foi insistente e dirigiu Pânico 4.

O filme se passa anos após os incidentes dos primeiros filmes. Os personagens que já conhecíamos voltaram, o que deixou o filme bastante interessante. A qualidade não alcança a do primeiro, verdade, mas qualquer pessoa vai se divertir muito vendo esse filme.

4- Halloween (2018)

Publicidade
continue a leitura

Mais um caso de revival de um filme antigo. Michael Myers começou sua história no Halloween de 1978, com o primeiro filme do assassino. O filme ganhou nada mais que 7 sequências até 2002. Contudo, como se já não fosse o bastante, ele recebeu um remake em 2007, com uma sequência para o remake em 2009. Todo mundo achou que tinha terminado, até que Haloween foi anunciado para 2018.

Como era esperado, todo mundo acreditou que não seria bom. Entretanto, o filme surpreendeu, principalmente por ser uma sequência, e não um remake. Ou seja, ele se passava quatro décadas depois do longa de 1978 e ignorava todas as outras sequências. A melhor parte é que Kamie Lee Curtis, que viveu Laurie no primeiro filme, voltou para o filme de 2018. Com cenas de tensão ótimas, mortes surpreendentes e roteiro bem interessante, o filme ganhou o coração dos fãs. Contudo, uma continuação desse filme está marcada para 2020, o que pode ser um novo pesadelo para todos.

5- Jogos Mortais 6 (2009)

Apesar de Jogos Mortais (2004) e Jogos Mortais 2 (2005) serem ótimos, não podemos falar muito bem de suas infinitas sequências. Cinco filmes já haviam sido feitos, e o principal vilão até morreu no final do terceiro filme. As coisas estavam indo de mal a pior, até que o sexto filme da franquia chegou.

O foco voltou para os dilemas morais, além das armadilhas serem bem criativas. Infelizmente, isso não durou muito tempo. Mais sequências foram feitas a partir do sexto filme, e a franquia se perdeu novamente.

Publicidade
continue a leitura

6- A Maldição de Chucky (2013)

Brinquedo Assassino (1988) deu início a uma série de filmes com premissas parecidas. O grande problema é que o filme começou a ser percebido pelo público como uma comédia. Era tão surreal que as pessoas iam para o cinema para rir. Foi só em 2013, com direção e roteiro de Don Mancini, o criador de Chuck, que o filme voltou com tudo. Antes do lançamento, ninguém esperava muito do filme, mas pelo menos ele trouxe o terror do primeiro filme de volta.

7- Ouija: Origem do Mal (2016)

Ouija: O Jogo dos Espíritos (2014) não foi bem recebido pela crítica, apesar de ter feito uma boa bilheteria. Com isso, uma sequência foi encomendada, e tudo mudou com o lançamento. Enquanto o primeiro terminou com 6% no Rotten Tomatoes, sua sequência atingiu incríveis 82% (OITENTA E DOIS POR CENTO) no mesmo site.

O foco principal está na dinâmica da família, principalmente nas partes dramáticas. O medo da família é real. A história também se destaca em relação não só ao primeiro filme, como em relação a diversos filmes de terror já lançados. Por fim, temos os sustos, que não são nada previsíveis.

Enfim, o que achou de todos esses filmes? Qual tá faltando na lista? Comenta aí.

Publicado em: 10/03/20 13h32