Na vida existem três inevitabilidades. A primeira é a de que todo mundo irá voltar para a casa em algum momento. A segunda, que você irá se deparar com animais estranhos toda vez que visitar a Austrália. A terceira, que um filme que fizer dinheiro nas bilheterias sempre terá uma sequência. Mas além dos milhões lucrados, as boas críticas também quase sempre garantem uma continuação. A pergunta que fica é a seguinte: e os filmes que vão muito mal na crítica, também conseguem garantir uma continuação?

A possibilidade real de ninguém se importar com outro longa da série, e a chance de perder dinheiro, fazem com que a continuação de um filme não tão amado seja uma decisão extremamente arriscada. Mas quando vale a pena, pode ser um espetáculo a ser visto. E, apesar de não parecer, isso acontece o tempo todo em Hollywood. O salto de qualidade de um filme para o outro chega a ser impressionante. Seguindo como base de análise o Rotten Tomatoes, listamos 7 filmes cuja sequência agradou mais a crítica que o próprio original.

1 - Batman de Christoper Nolan

Para dar início à lista, vou pegar leve. Escolhi uma trilogia em que o filme original não é ruim, mas a sequência consegue um aumento gritante na pontuação do Rotten Tomatoes. Além disso, consegue brilhar tanto que ofusca todos os outros dois filmes. A trilogia Batman do Christopher Nolan começa com Batman Begins, vai para Batman: O Cavaleiro das Trevas e termina com Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. O primeiro longa tem 84% de aprovação no Rotten Tomatoes, o que é realmente muito alto e um verdadeiro aplauso de pé para o longa. Sua sequência, entretanto, conseguiu aumentar em 10% sua aprovação, agradar crítica e público e além disso premiar um ator com um Oscar de melhor ator coadjuvante. Quando discutimos os melhores filmes de super herói de todos os tempos, Cavaleiro das Trevas sempre está no top 3, enquanto Begins ficou bem esquecido e hoje é lembrado como um filme mediano.

2 - Duro de Matar

Publicidade
continue a leitura

A franquia Duro de Matar é um dos casos mais curiosos dessa lista. Com cinco filmes no currículo, a saga tem poucos erros na sua história. Um dos filmes mais bem elogiados é Duro de Matar: A Vingança, de 1995. Fato curioso é que a sua pontuação no Rotten Tomatoes é de 52%. A sequência, que veio 12 anos depois (Duro de Matar 4.0), tem 30% de pontuação a mais que o seu antecessor. Com interessantes 82% no site agregador de críticas, o filme tem diferenças pontuais com seu antecessor. Enquanto A Vingança era mais detetivesco e cheio de suspense, o 4.0 é cheio de ação mirabolante e direta, além de um plano de vilão diferente dos outros já vistos naquele universo. Nesse caso, ambos são bons filmes, e a melhora da pontuação é curiosa.

3 - Wolverine

X-Men nunca foi uma franquia linear. As oscilações de qualidade de um filme para outro variam muito. Ainda assim, houve um hype gigantesco em cima da estreia de um spin-off da equipe de heróis: X-Men: Origens - Wolverine, de 2009. As expectativas, no entanto, não foram correspondidas. O filme foi uma bomba e levou muita bronca da crítica especializada (37%). A má recepção fez a Fox reavaliar o arco do personagem antes de realizar a sequência: Wolverine: Imortal. O filme obteve 32% a mais de criticas positivas e, apesar de não ser perfeito e ter um péssimo 3° ato, se provou muito superior que o original. A cereja do bolo veio alguns anos depois, em Logan, com incríveis 93% de aprovação - 56% a mais que o primeiro filme. Isso que é evolução!

4 - Annabelle

Publicidade
continue a leitura

Depois que Invocação do Mal foi elogiado por sua abordagem metódica para criar sustos, o spin-off Annabelle veio logo em seguida, optando por sustos baratos e nenhuma atmosfera. Inteligentemente, a continuação Annabelle: A Criação do Mal seguiu mais Invocação do Mal do que seu predecessor de 2014. Eles optaram por criar sequências inquietantes e intensas que prolongavam a tensão ao invés dos sustos de ocasião. Os críticos concordaram que era melhor em quase todos os aspectos. Sua pontuação foi superior, tendo 41% a mais de críticas positivas.

5 - Velozes e Furiosos

Velozes e Furiosos quase sempre foi uma franquia inconstante. Seu primeiro filme é ótimo, o segundo e o terceiro são péssimos, o quarto é de regular para ruim. Até aquele momento, o principal defeito da saga era a falta de identidade e foco: afinal, o que eles queriam ser e fazer? Como quase nunca acontece nesta indústria, os trilhos foram concertados no quinto filme da franquia. Velozes e Furiosos 5: Operação Rio achou o caminho que os filmes seguiriam dali para frente. O resultado foi muitas acrobacias, assaltos, fugas e a inclusão do The Rock (fala se esse cara não dá um brilho a mais nos filmes?). A consequência da mudança foi um aumento de 48% no Rotten Tomatoes.

6 - Rocky

Publicidade
continue a leitura

Sem dúvidas, Rocky 5 é uma das piores sequências já realizadas. Dentro da franquia, ele é o que leva a nota mais baixa no Rotten Tomatoes. Depois de ter um filme a cada dois anos, o quinto conseguiu deixar a obra em hiato por 16 anos. Mas em 2006, Rocky Balboa conseguiu recuperar o fôlego e trazer o espírito da franquia de volta nesse 6° longa. O filme mostra um Rocky mais velho, diferente do que tínhamos visto antes. Foi muito fácil simpatizar com o estado físico declinante do personagem e sua frustração. Obteve um aumento de 49% de aprovação pela crítica no Rotten Tomatoes.

7 - Star Trek

Com a nova trilogia de Star Trek, que foi encabeçada por J. J. Abrans, é difícil imaginar que os filmes da franquia já passaram por momentos ruins. Porém, basta uma rápida pesquisa para entender que isso aconteceu na década de 1980. O quinto filme da franquia Star Trek, de 1989, mostrou pouca inspiração, sequências de ação ruins e péssimos efeitos especiais. A crítica negativa quase afundou a franquia de vez. Porém deram a volta por cima com Star Trek: A Terra Desconhecida. O filme foi uma bela despedida da equipe original e conseguiu uma aprovação 61% maior que a do seu antecessor.

E você, concorda com essa lista? Tem algum filme que você acha que deveria estar aqui? Discorda? Comenta com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. E para você que adora uma sequência, aquele abraço.

Publicado em: 13/08/18 16h25