Curiosidades

7 símbolos da páscoa e o que eles significam

0

Todos os anos, nós comemoramos a Páscoa. Esse dia é uma data marcante, mesmo para as religiões não cristãs, visto que tudo a nossa volta se modifica. Para os cristãos, essa é uma das datas mais importantes do ano, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo. É ainda o final da Quaresma, período em que os praticantes da religião fazem jejum de várias coisas, incluindo de carne vermelha. Com o passar dos anos, diversos símbolos da Páscoa foram ganhando destaque nas festas. A troca de ovos de chocolate, por exemplo, é algo que muitos fazem mesmo sem saber o motivo.

Existem diversos símbolos, como afirmamos, como: ovo de chocolate, coelho da Páscoa, cordeiro e muitos outros. E foi pensando um pouco sobre isso que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns símbolos de Páscoa e o significado deles. Se souber outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 – Cordeiro

O cordeiro tem um forte significado nessa data. Ele está presente porque na Bíblia, Jesus frequentemente é referido como “Cordeiro de Deus”. O cordeiro era um sacrifício feito durante a Páscoa judaica, assim tornando-se um símbolo do sacrifício de Jesus. “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, foi assim que João Batista se referiu a Jesus Cristo. Na Páscoa, o Papa tradicionalmente se alimenta de cordeiro assado, assim como diversos cristãos ao redor do mundo.

2 – Lírio de Páscoa

O lírio branco da Páscoa serve para representar a pureza e a honestidade. Dizem que os lírios da Páscoa proliferam no Jardim do Getsêmani, onde Jesus chorou pouco antes da traição de Judas. Outra história envolvendo os lírios brancos é a de que eles brotaram das lágrimas arrependidas de Eva ao ser expulsa do paraíso ao lado de Adão.

3 – Ovos de Páscoa

Os ovos significam fertilidade e renascimento e têm sido um símbolo natural da nova vida por milhares de anos. No Cristianismo, passou a representar o túmulo vazio de Jesus. A tradição dos ovos de Páscoa começou na Mesopotâmia e se espalhou pela Rússia, antes de seguir para o oeste. No início, comer ovo na Quaresma era algo ruim, por isso, os ovos simbolizavam o fim da privação. Apenas no século 13 é que começaram a pintar os ovos. Os cristãos usavam tinta vermelha escura para representar o sangue de Cristo e alegria da ressurreição. Os ovos de chocolate começaram na Europa no século XIX.

4 – Coelho da Páscoa

Esse tornou-se um dos maiores símbolos da Páscoa. Conhecido por se reproduzir muito, o coelho da Páscoa representa a fertilidade, uma nova vida e a chegada da primavera. Os cristão adotaram o animal como símbolo de Jesus emergindo de sua tumba, pois na primavera, esses animais saem de suas tocas.

5 – Ramo de Palmeira

O ramo é um símbolo antigo de vitória, bondade e bem-estar. O rei Salomão, por exemplo, tinha ramos de palmeira esculpidos nas portas e paredes de seu templo. Quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém, seus seguidores o adotaram como seu Messias. Eles começaram a acenar com ramos de palmeiras e colocavam o símbolo no chão ao longo do caminho.

6 – Borboleta

Uma borboleta emergindo do seu casulo é um símbolo de metamorfose, transformação, vida eterna e esperança. Na Páscoa, a lagarta representa a vida de Cristo na Terra e o casulo retrata a crucificação e sepultamento. A borboleta representa a ressurreição de Jesus.

7 – Cruz

A cruz é, talvez, o símbolo mais marcante e reconhecível do cristianismo. Isso é ainda mais forte durante a Páscoa, por causa da crucificação de Jesus. Os cristão veem isso como o maior símbolo de vitória de Cristo sobre a morte.

E aí, o que você achou dessa lista? Sabia sobre tudo isso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Pesquisadores atingem fusão nuclear em um dispositivo possível de ter em casa

Artigo anterior

7 segredos antigos que Hollywood não quer que você saiba

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido