Será que estamos sozinhos no universo? O que é o universo? Porque as coisas funcionam de maneira tão misteriosa? Espera um pouco, será que nós não passamos de uma simulação? O que exatamente é real? Alguém poderia provar que não estamos em uma matrix? Muitos especulam que vivemos uma grande ilusão criada por algum ser ou seres. Pode até parecer um episódio de Rick and Morty, onde a extrema complexidade do universo e a nossa falta de controle sobre o todo nos deixam pensando: "o que será que está acontecendo?"

A ideia de que tudo isso é uma simulação realmente assusta muitas pessoas. Hoje a Fatos Desconhecidos vai explorar algumas hipóteses de que tudo que estamos vivendo é uma realidade virtual. Se você acha que isso é maluquice, cuidado para não ficar louco com essa matéria! Não estamos aqui para trazer respostas e explicações para o universo. Conheça 7  sinais de que nossa vida pode ser uma simulação computadorizada ou algo muito além disso.

1 - É possível? Alguém fará então.

Muito se discute se é possível criar hiper simulações em um computador. Imagine se for... Afinal, o Super Computador Hardvard Odyssey já consegue simular 14 bilhões de anos em alguns meses. Bem possivelmente em algum ponto da história poderemos criar simulações tão reais e complexas que estas se passarão pela realidade para uma pessoa.

Bom, aí vem a pergunta: Isso seria moral ou não? Independente dessa resposta, se isso existisse, com certeza alguém faria isso. Já parou para pensar se você não foi sequestrado e te colocaram dentro de uma simulação? Não pense muito nisso se você não quiser fritar seus miolos.

2 - Matemática da vida

Publicidade
continue a leitura

Bom, esse segundo tópico é bem louco, porque existem cientistas tentando descobrir se estamos em uma simulação usando a matemática. Porque a matemática? Bom, essa ciência explica absolutamente tudo no universo. Todas as coisas são quantificáveis, inclusive a própria vida. O famoso projeto Genoma Humano sequenciou os pares de DNA humano através de computadores. Ele literalmente quantificou uma pessoa. Imagina se em um futuro (ou no presente), transformaram isso em dados e fizeram um humano viver em um programa?

O que é especulado por alguns cientistas é que isso já foi feito e estamos vivendo em uma simulação. Bom, se isso é verdade ou não, a própria matemática poderia ser uma simulação de outra ciência que não conhecemos... Em outras palavras, todas nossas referências também seriam uma mera ilusão.

3 - Universos paralelos

É, as coisas estão ficando cada vez mais "pesadas" por aqui. Sim, hora de falar sobre universos paralelos! A teoria de múltiplos universos afirma que existem infinitas realidades paralelas. Cada uma dessas realidade são diferentes de algum forma. O multiverso seria como uma biblioteca infinita. Os livros são as realidades e cada página é uma possibilidade diferente. Alguns livros tem somente uma letra de diferente, outros possuem história que tomaram um rumo completamente distinto da nossa realidade.

Se essa teoria é correta, porque existiriam tantos universos? Algumas pessoas acreditam que cada realidade seria uma forma de observar um resultado diferente, ou seja, imagine nossa realidade como um tubo de ensaio perdido no meio de infinitos tubos de ensaio.

Publicidade
continue a leitura

4 - Fronteiras do universo

O que existe além do nosso universo? Bom, se acreditarmos na teoria da simulação, nós encontraremos um o tal "supercomputador" que criou todas as coisas e os nossos criadores. O filósofo Nick Bostrom da Universidade de Oxford, sugere que a mesma possibilidade de simulação se aplica aos seres que criaram essa realidade... Eles também podem estar dentro de uma simulação!

5 - Seria Deus um programador?

Imagine se você é um programador e sem querer cria algo que você não sabe bem o que faz. A partir desse erro você vê uma possibilidade diferente, pois criou um programa que está adquirindo consciência própria. Antes que esse software saiba que é um programa, você cria uma simulação para ele se entender em outro meio, em uma realidade ilusiva. Acontece que você não sabe como criou essa realidade consciente e então replica ele várias vezes para observar os resultados dinâmicos do processo... Dessa forma, você cria um multiverso.

6 - Principio entrópico

Publicidade
continue a leitura

Existem quantos bilhões de planetas por aí com boas condições de suportar vida? Muitos podem até ser mais antigos que o nosso... Por que até hoje não nos deparamos com essas outras formas de vida? Com tantas possibilidades, será que não existe ao menos uma civilização que não domine viagens espaciais? Há quem fale que para cada grão de areia em uma praia, existe milhares de estrelas e planetas. A grande questão é: "Onde está todo mundo?". Esse é o paradoxo de Fermi.

Esse paradoxo reforça a teoria de que vivemos em uma simulação. A hipótese do planetário diz que vários planetas-simulações foram criado para pensarem que estão sozinhos no universo e isso inclui o nosso. Existiria um proposito para isso ou nosso isolamento seria simplesmente aleatório?

7 -  Você é uma simulação, Tá e daí?

Bom, como diria Morty Smith: Ninguém existe por um propósito, ninguém pertence a lugar nenhum, todo mundo vai morrer. Venha assistir TV.

Publicado em: 06/12/17 13h09