Na era da internet é comum vermos muitas pessoas ostentarem milhares de amizades em suas redes sociais. Na maioria das vezes, não existe uma relação próxima nem ao menos com metade daquelas pessoas - na verdade, nem algo próximo disso. Quando saímos da internet e vamos para o mundo real, a maioria das pessoas pode contar suas verdadeiras amizades nos dedos. Para piorar, de acordo com um estudo realizado, 50% das pessoas que consideramos nossas amigas não sentem o mesmo por nós. Sim, não existe reciprocidade nesta amizade que você acabou de pensar, meu querido.

As variáveis são muitas. A amizade pode ter começado com um interesse mútuo mais foi perdendo força de algum dos dois lados. A amizade já pode ter começado com um dos lados sendo falso (consciente ou inconsciente) e procurando obter algum tipo de vantagem dessa relação. Até mesmo brigas e colapsos podem ter levado ao desgaste da relação. Ou seja, às vezes o que pensamos ser uma amizade, não é. Em outros casos, temos que estar cientes de que a amizade é uma relação, e ela também pode chegar ao fim. Se identificou? Então para você, listamos 7 sinais que mostram que está na hora de acabar com uma "grande" amizade.

1 - Comparações

O primeiro grande sinal de que está na hora de você terminar aquela amizade que você tanto estima, é quando você percebe que o seu amigo (a) está sempre te comparando com outras pessoas da vida dele. Por exemplo: se ele fica insistentemente te dizendo o quanto os outros amigos dele são melhores do que você e o quanto passam ótimos momentos juntos. Na maioria das vezes, essa ação te deixa com ciúmes e/ou sem graça.

2 - Egocentrismo

Publicidade
continue a leitura

Um segundo sinal de que está amizade atingiu o prazo de validade é se o seu amigo (a) é egocêntrico a ponto de te deixar para escanteio. Isso acontece quando ele adora falar da vida, das felicidades e problemas dele e, na hora que chega a sua vez de falar, ele simplesmente deixa claro total desinteresse. Na maioria das vezes, é comum que ele receba uma mensagem ou ligação urgente só para ir embora e para que não precise te ouvir. Também pode acontecer dele estar mexendo no celular e não prestar atenção em nenhuma palavra que você disser.

3 - Críticas

Ninguém duvida de que honestidade em um relacionamento é importante e de que críticas construtivas fazem parte de todos os tipos de relação. Porém, uma amizade tóxica não sabe o que são críticas positivas e desaba um monte de palpites e ofensas disfarçadas de críticas construtivas, te deixando totalmente para baixo. Fica claro que o objetivo não é te falar a verdade, e sim, te humilhar. Agora se você tentar fazer o mesmo, perceberá o quanto ele ficará nervoso.

4 - Falta de interesse

Uma relação é uma via de mão dupla, na qual os dois precisam demonstrar interesse e procurar o outro. Porém, está na hora de terminar uma amizade quando você percebe que não existe interesse em se comunicar da outra parte. Se só você precisa ir atrás da outra pessoa, tem alguma coisa errada. Também não é bom quando acontece o extremo oposto: existe um grude excessivo e uma dependência total.

Publicidade
continue a leitura

5 - Exige mudanças

Você percebe que está passando da hora de dar fim em uma amizade quando a mesma fica a todo momento te mostrando o quanto de coisas você tem que mudar. Para este 'amigo', você está errado em quase tudo o que você faz e sempre que acontece alguma coisa ruim na sua vida, a culpa é totalmente sua na opinião dele. Além disso, eles são sempre perfeitos e imune a erros perto de você. Não confunda esse tipo de condenação com crítica produtiva.

6 - Instável

Outro sinal de que a amizade já chegou ao fim e só não foi proclamada, é quando você nunca sabe o que esperar do seu amigo (a). Ele é sempre muito instável e você nunca sabe como ele estará quando conversarem. A inconsistência sempre te deixa sem saber como reagir: enquanto em um dia vocês conversam e riem por horas, no outro dia, você só recebe frieza e fica se perguntando o que fez de errado.

7 - Medo de reações

Publicidade
continue a leitura

Parte da instabilidade do seu amigo (a) vem acompanhada do medo que você tem das reações. Se o seu amigo (a) está volta e meio irritadiço ou brigando com você, você sempre se sente tenso perto dele, sem saber o que pode ou não falar sem deixa-lo irritado, saiba que a amizade pode já ter sumido a esta altura.

Considerações finais

Se por acaso você está identificando esses 7 sinais em alguma relação sua, está chegando a hora de colocar um fim nela. Tal relacionamento pode ser facilmente ser identificado como uma relação tóxica. Existem muitas coisas que podem dificultar colocar esse fim. Medo da solidão, saudosismo com o passado e características positivas podem ser um empecilho na hora de colocar um fim nessa amizade. É necessário que se coloque na balança os prós e os contras e também sempre recorrer ao diálogo para expor seu ponto de vista. Além disso, não se sinta mal, você não está sozinho e existem muitas outras pessoas passando pelo fim de uma amizade. As fotos de coração partido em cada tópico ilustram como nos sentimos com o fim de uma amizade, porém, no final tudo fica bem.

E aí, curtiu a lista? Conhece outros sinais? Tem alguma amizade tóxica? Já deu fim a alguma? Comenta aqui com a gente e compartilha essa matéria nas suas redes sociais. Para você já precisou dar adeus a um amigo, aquele abraço.

Publicado em: 01/10/18 17h46