• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 soluções estranhas para mudanças climáticas

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      05/07/19 às 19h39

Existem algumas razões específicas para as crescentes temperaturas globais, a depender do ponto de referência. Uma das maiores é a emissão de gases causadores do efeito estufa. Quase todas as indústrias ao redor do mundo são responsáveis ??por isso. No entanto, alguns cientistas concluíram que o Sol é o grande culpado pelas mudanças climáticas. E agora estão procurando formas viáveis ??de bloqueá-lo para resfriar a Terra (?). Além disso, existem diversas fórmulas peculiares de amenizar os problemas enveredados no meio ambiente. Acompanhe 7 soluções estranhas para mudanças climáticas.

Alguns pesquisadores já estão planejando experimentos para injetar substâncias químicas na atmosfera para diminuir a intensidade de seus raios. Enquanto muitos outros especialistas alertaram contra os efeitos adversos de literalmente escurecer nossa principal fonte de energia, parece que eles estão indo em frente tentando isso de qualquer maneira.

1- Usar gases da vaca como combustível

A indústria da carne é, na verdade, uma grande emissora de gases do efeito estufa. Reduzir o consumo pode realmente ajudar com o aquecimento global. Alguns dos animais criados para consumo produzem gases particularmente nocivos, como o metano. As vacas respondem por 25% de todas as emissões deste gás no mundo. Em vez de reduzir o consumo de carne, no entanto, alguns cientistas criaram o que consideram um caminho melhor. Eles almejam coletar os gases da vaca, usando-os como combustível.

A Argentina criou uma maneira de equipar suas vacas com mochilas que coletam seus gases e convertem o metano em pó combustível. Pode levar algum tempo até que este plano possa realmente começar a produzir alguns resultados. Essa é uma das soluções estranhas para mudanças climáticas. Parece bizarro para você?

2- Paredes subaquáticas

Os oceanos são os pontos norteadores em nossa luta contra o aquecimento global, já que estão constantemente se aquecendo devido à temperatura crescente na superfície. O que acontece debaixo d'água nos afeta de mais maneiras do que imaginamos.

Se tivéssemos que encontrar uma solução para restaurar a saúde de nossos oceanos, provavelmente encontraríamos maneiras de despejar menos plástico e óleo nas águas. Entretanto, para alguns cientistas, existe outra solução possível: construir enormes paredes de concreto no subsolo.

Não estamos falando apenas de paredes para manter a água fora de fazendas. Essas seriam gigantescas estruturas submarinas com o objetivo de impedir que a água morna se aproximasse das geleiras. Quem construiria isso?

3- Iluminação artificial das nuvens

Alguns cientistas têm soluções mais drásticas para o problema. Uma delas é a de artificialmente clarear as nuvens para refletir mais luz solar de volta ao céu (como superfícies escuras absorvem o calor). Existem muitas maneiras de fazer isso, como injetar sal nas nuvens ou criar novas. Isso é parte de um novo tipo de soluções potenciais para o aquecimento global, conhecidas como métodos de reflexão da luz solar. Essa é uma das soluções estranhas para mudanças climáticas.

4- Algas

Embora as indústrias - como petróleo e mineração - sejam extremamente responsáveis ??pela mudança climática, elas são apenas uma parte do problema. A civilização moderna é inerentemente construída para subtrair em vez de coexistir. Podemos começar a reorganizar como planejamos nossas cidades e arquitetura? Sim, mas também podemos encontrar maneiras de modificar o que já construímos.

De acordo com pesquisadores da Instituição de Engenheiros Mecânicos do Reino Unido, uma dessas maneiras é cobrir nossos prédios com algas. Elas estariam contidas em enormes tubos que percorrem todo o comprimento dos edifícios. Poderiam ajudar a reduzir os níveis de CO2 no ar com a fotossíntese.

5- Rígido imposto na indústria da carne

Algumas dessas soluções são mais radicais do que as outras, embora uma delas seja uma espécie de imposto sobre o consumo de carne. Seria semelhante ao que temos em produtos como tabaco e álcool. Um grupo de investidores chamado Farm Animal Investment Risk & Return (FAIRR) acredita que os governos começarão a considerar isso mais cedo do que esperávamos. Essa é uma das soluções estranhas para mudanças climáticas.

6- Camelos

Diferentes países criaram suas próprias soluções para o aquecimento global. A Índia e a China estão reconsiderando drasticamente o modo de funcionamento de suas indústrias. Entretanto, a avaliação da situação da Austrália é bastante... específica. Acham que a maioria dos problemas na região reside nos camelos. De acordo com uma opinião cada vez mais popular na Austrália, a erradicação de camelos deve resolver as mudanças climáticas no futuro.

Até porque esses animais são um dos maiores produtores de metano e geralmente são considerados como pragas. Seguindo essa lógica, deveríamos matar todos os animais do mundo, já que a maioria deles produz metano. Além de uma solução estranha, é completamente inadequada e irrelevante. Os camelos precisam de proteção contra mudanças climáticas tanto quanto nós.

7- Animais ressuscitados

Acredita-se que muitos gases de efeito estufa - piores do que já temos na atmosfera - estão enterrados sob o Ártico. Seu descongelamento poderia liberá-los na atmosfera, acelerando ainda mais o aquecimento global. Segundo um grupo de cientistas de Harvard, a melhor maneira de fazer isso seria ressuscitando o mamute lanoso. Essa é uma das soluções estranhas para mudanças climáticas.

A teoria em curso é que os gigantescos mamutes ajudariam na fomentação da grama, que absorve menos calor do que outras plantas e poderia conter o degelo durante tempo suficiente. No entanto, uma questão fica: como ressuscitá-los?

Próxima Matéria
Via   toptenz  
Imagens toptenz sci-news
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+