• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 tecnologias de Star Wars que já existem em nosso mundo

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      22/05/19 às 18h49

Bom, nós já sabemos que a tecnologia evoluiu bastante ao longo do tempo. Como escrevemos em matéria recente, é impressionante imaginar que, em poucas décadas, a Internet sequer existia. Atualmente, é possível adquirir smartphones, notebooks, pendrives e ferramentas multifuncionais na palma de nossa mão. Melhor ainda: podemos usar apenas um pequeno aparelho eletrônico para fotografar, filmar, escutar músicas e realizar telefonemas. Ficção científica? Não, longe disso. Como já estamos acostumados com as constantes inovações tecnológicas, acabamos "deixando passar" o quão rápido tudo está acontecendo. No entanto, a surpresa maior é quando conseguimos conciliar parte da ficção futurística com a realidade. Preparamos uma lista especial com 7 tecnologias de Star Wars que já existem em nosso mundo, no sentido de lhe provar que as mudanças estão acontecendo na velocidade da luz. Ou quase isso.

"Tempos atrás, em uma galáxia muito, muito distante"? Melhor revermos essa frase, caso o assunto seja tecnologia. Os incríveis aparatos tecnológicos, que vislumbramos na saga, estão mais próximos de nós do que imaginávamos.

1- Vaporizador de umidade

Uma das peças mais enigmáticas da tecnologia de Star Wars é o vaporizador de umidade. Tanto os desertos estéreis como os movimentados espaçoportos de Tatooine estão repletos desses objetos estranhos. Eles parecem uma espécie de simbiose entre um poste e um pequeno foguete espacial. Sua finalidade é extrair a umidade do ar para ajudar a sustentar a vida em um planeta quente e árido.

Edward Lincare conseguiu fazer uma em 2011 e o conceito é surpreendentemente fácil de entender. Essencialmente, o ar entra pela parte superior do dispositivo e é bombeado para baixo através de um tubo embutido na rocha subjacente. Longe do calor escaldante da superfície do deserto, o ar esfria e a umidade se condensa em água líquida. Simples, mas engenhoso. Essa é uma das tecnologias de Star Wars que já existem em nosso mundo.

Atualmente, o vaporizador Airdrop é usado mais como um sistema de irrigação do que para fornecer água potável. No entanto, é fácil imaginar que mais pesquisas sobre essa tecnologia possam ajudar a combater a escassez de água na África Subsaariana.

2- Holograma

Dezenas de empresas de holografia estão caminhando para aperfeiçoar a tecnologia necessária rumo à criação de imagens 3D flutuantes. No entanto, as inovações ainda são remotas. Você perceberá os problemas de percurso no instante em que tocar os hologramas atuais.

3- Binóculos eletrônicos

Ao longo da saga Star Wars, os macrobinóculos MB450 e os eletrobinóculos TD2.3 fornecem uma leitura da distância e elevação de um alvo. Acho que não seria surpreendente saber que os exércitos de nosso mundo estão equipados com eletrônicos similares. O que pode impactá-los, no entanto, é que nós realmente levamos as coisas mais adiante.

A DARPA afirma estar a meio caminho de melhorar seus binóculos eletrônicos estabelecendo uma ligação neural com o cérebro do usuário. O equipamento seria capaz de identificar todos os tipos de informações sobre as imagens detectadas (assim como a tecnologia de Star Wars). Além disso, subsequentemente, monitoraria os processos eletrofisiológicos para determinar se estão respondendo apropriadamente. Essa é uma das tecnologias de Star Wars que já existem em nosso mundo.

4- Raio trator

A pesquisa sobre os "feixes de trator", na verdade, remonta à década de 1960. Antes mesmo de Star Wars agraciar nossas telas de cinema. No entanto, nada tangível foi criado até os anos 90, quando os físicos começaram a fazer desenvolvimentos sérios em laboratório.

Raio trator é um dispositivo com a capacidade de atrair um objeto para outro com uma espécie de feixe de luz. Algumas pesquisas recentes mostraram que, com as geometrias certas, pequenas micropartículas podem se mover na direção oposta do fluxo de fótons. A equipe de cientistas construiu um feixe de luz e testou-o em partículas de poliestireno com tamanhos variados. Eles não só foram capazes de puxá-los com seu raio trator, mas também manipularam o feixe para puxar apenas certas partículas.

5- Propulsor a jato

Sendo um dos pilares da tecnologia de ficção científica, não é de admirar que os engenheiros estejam trabalhando na tecnologia de jetpacks há décadas. Houve inúmeros dispositivos criados desde a década de 1960 que impulsionaram as pessoas através do ar com níveis variados de sucesso. A tecnologia que lembra os jetpacks foi usada no espaço por vários anos, permitindo que os astronautas deixassem o conforto de seus ônibus espaciais e flutuassem acima da Terra. Essa é uma das tecnologias de Star Wars que já existem em nosso mundo.

6- Blaster

Blaster, dentro do universo de Star Wars, se refere a qualquer tipo de arma de longo alcance com raios de intensa energia de plasma, muitas vezes confundidos com lasers. Em nosso mundo, as forças armadas vêm desenvolvendo sistemas de armas a laser para uso em batalha. Por exemplo, o sistema HELIOS da Marinha dos EUA possui recursos de alta energia e inteligência; enquanto o Filin 5P-42 russo pode desorientar um inimigo e induzir ao vômito.

7- Speeder Bikes

Vamos ser justos: os speeders de Star Wars são supostamente levantados por equipamentos antigravitacionais, o que é uma coisa que realmente não somos capazes de criar por agora. No entanto, especialistas da Malloy Aeronáutica estão desenvolvendo uma alternativa: hoverbikes que usam o mesmo conceito de drones e helicópteros. Ou seja, hélices de alta potência que fornecem propulsão a ponto de elevar o veículo do solo. A tecnologia está em seus estágios iniciais, mas os progressos são formidáveis.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+