• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 teorias e previsões sobre o futuro que te farão ficar com inveja dos seus netos

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      13/12/18 às 15h27

O futuro é considerado uma grande caixinha de surpresas, ou não. Há muitas previsões e teorias sobre o nosso futuro e, vamos ser sinceros, elas não são nada boas. Mudanças climáticas, problemas no acesso à água potável, elevação do nível do mar e tantas outras coisas trágicas. No entanto, nem tudo é assim tão ruim, teremos também algumas boas surpresas, que vão até nos deixar com inveja de nossos netos.

Afinal de contas, a tecnologia é um dos grandes avanços de nossa geração. Se hoje em dia já chegamos tão longe em tão pouco tempo, imagine no futuro? Imagine o quão desenvolvidas e futurísticas serão nossas tecnologias? Vamos, não precisa nos enganar, nós sabemos que você também tem curiosidade de conhecer todos esses avanços de perto.

Confira agora algumas teorias e previsões que vão te deixar com inveja dos seus netos.

1 - Fazendas verticais

A agricultura e a produção de alimentos se tornará também um negócio tecnológico. Reconhecer alimentos artificiais será praticamente impossível. Além disso, as fazendas verticais se tornarão cada vez mais frequente em nosso dia a dia. A ideia irá melhorar o aproveitamento de espaço, já que os arranhas-céus serão como mini florestas em meio aos centros urbanos. Isso também irá contribuir na melhora do clima urbano, que estará mais fresco graças ao aumento da área verde, além de também contribuir na geração de empregos e renda.

2 - Profissões criativas

As profissões na área técnica serão dominadas pela tecnologia. Se pararmos para analisar, isso já começou a acontecer, mas em 2100, as coisas terão avançado ainda mais. É por esse motivo que as atividades criativas, que não podem ser desenvolvidas por nenhuma máquina (ao menos, não ainda) se tornarão mais comuns. Além disso, a forma de trabalho tal qual a conhecemos também irá mudar. Dar uma pausa em tudo para ir em busca de novos conhecimentos será mais fácil e mais comum também.

3 - Expectativa de vida centenária

Se a expectativa de vida continuar a aumentar nesse mesmo ritmo, em poucas décadas, o número de centenários aumentará significativamente. Alguns estudiosos apontam que, em 2050, a expectativa de vida será de 125 anos. Já outros acreditam que a geração centenária já está entre nós. O pesquisador David Goldhill afirma que os nascidos a partir do ano 2000 já vão chegar aos 100 anos.

4 - Planejamento dos filhos

Não estamos falando sobre planejar a renda ou o momento adequado para se ter um filho. Estamos falando de algo mais profundo: de edição genética. Muitas pesquisas já têm se desenvolvido nessa área. A edição genética vai permitir que deficiências genéticas sejam retiradas e dessa forma, que doenças sejam evitadas. Além disso, os pais também poderão definir como o filho será fisicamente. A cor dos olhos, da pele, o formato do cabelo e todas as outras características possíveis. Sabe quando as pessoas dizem: queria que meu filho fosse assim? Logo isso será possível.

5 - Conhecendo nossa galáxia a fundo

O projeto Breakthrough Starshot irá lançar uma ideia inovadora, uma espaçonave ultraleve que será impulsionada por um laser. A espaçonave vai levar cerca de 20 anos para chegar ao seu destino, o sistema solar Alpha Centauri, que é o mais próximo da nossa Via Láctea. A pesquisa tem o intuito de aprofundar os estudos fora da nossa galáxia, além de também detectar qualquer outro planeta semelhante ao nosso.

6 - Entes queridos virtuais

Sabe aquele filme "Ela"? Basicamente, aquilo tudo se tornará real. Será possível desenvolver uma versão virtual de nossos entes queridos a partir de informações que nós oferecermos ao sistema. Memórias de pessoas próximas, vídeos, registros em áudio e toda informação que puder ser armazenada no sistema. Essa versão virtual de nosso ente querido poderá conversar conosco e também compartilhar histórias.

7 - Baixe eletrodomésticos e utensílios

O futurologista Ian Pearson acredita que nós poderemos simplesmente baixar nossos móveis. A realidade aumentada irá facilitar toda e qualquer redecoração de casa. Alguns outros itens simplesmente irão desaparecer, ao menos na versão física. Como por exemplo a TV, que poderá simplesmente estar inserida no teto ou na parede. Enfim, uma verdadeira casa digital futurística.

E aí, você ficou com inveja dos seus netos ou ainda prefere aquela TV de tubo da sua avó? Comenta aqui com a gente e aproveita para compartilhar com os amigos que adoram todas essas invenções tecnológicas.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+