No final de setembro, o mundo se despediu de Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino e por ser o cartunista que criou as tirinhas da Mafalda. Dessa forma, como uma maneira de celebrar seu legado, trouxemos 7 tirinhas da Mafalda que mostram como o quadrinho é atual.

Em todo mundo, a Mafalda é conhecida por ser preocupada com questões políticas e sociais. Assim, mesmo com apenas seis anos, ela já aula para muita gente grande. Com isso, Mafalda conseguiu transformar o mundo com seu olhar crítico e, ao mesmo tempo, inocente. Também vale lembrar que a personagem odeia sopa e adora os Beatles. De fato, uma criança incrível e que ainda servirá de exemplo para muitas gerações.

1 - Cuidado! Irresponsáveis trabalhando

7 tirinhas da Mafalda que mostram como o quadrinho é atual

Com governantes irresponsáveis, o mundo está indo de mal a pior. Por isso, Mafalda nos deixou um aviso para caso alguém seja pego desprevenido: "Cuidado! Irresponsáveis trabalhando". Bem como em obras, não dá para deixar qualquer um responsável por grandes mudanças e, no caso do mundo, as mudanças que podem ser irreversíveis.

2 - Política, aquele palavrão

Publicidade
continue a leitura

7 tirinhas da Mafalda que mostram como o quadrinho é atual

Na tirinha, temos uma cena com Mafalda e Manolito, um dos melhores amigos da personagem, na escola. Assim, Manolito diz o pior palavrão que pode dizer com a letra "p", a política. Em seus quadrinhos, Quino sempre deixou claro seus posicionamentos e as críticas que faz. Por isso, aqui não seria diferente. Quino lutou contra o governo ditatorial da Argentina e acabou sendo exilado em Milão, na Itália. Na época, o autor foi exilado por se recusar a fazer uma campanha de imprensa, usando suas criações em favor do ministro José López Rega.

3 - Somos todos iguais

7 tirinhas da Mafalda que mostram como o quadrinho é atual

Em suas tirinhas, Quino também fazia reflexões sobre o preconceito racial. Com isso, em um dos quadrinhos, Susanita, uma menininha fútil, lava as mãos após tocar em um boneco negro. Nas tirinhas, as duas sempre se mostram opostas. Por isso, dá para imaginar a reação de Mafalda após essa última fala.

4 - E o que nós somos?

Publicidade
continue a leitura

7 tirinhas da Mafalda que mostram como o quadrinho é atual

Como toda criança faz, os questionamentos de Mafalada nos levam a refletir sobre questões básicas e que deixamos passar batido. No caso, Mafalda critica o consumismo exacerbado, influenciado por anúncios e propagandas na televisão. Em seguida, há um questionamento sobre a existência humana. Afinal, "e o que nós somos?". Será que apenas máquinas de comprar e consumir?

5 - Desemprego que tanto se fala

Novamente, os quadrinhos trazem críticas ao capitalismo. No caso, ao desemprego e as relações de trabalho. Nesse caso, Mafalda ainda não sabe ao certo porque uma pessoa tiraria o emprego de outra. Juntamente a isso também há um trocadilho com o indicador do patrão e o indicador de desemprego.

6 - Somos todos uma cooperativa

Publicidade
continue a leitura

Um estranho bate na porta de Mafalda e pergunta se o "chefe de família está" presente. E claro, já que o homem trata uma família como uma empresa que precisa de um "chefe", ela pode muito bem utilizar um modo de produção diferenciado.

7 - Destruição do meio ambiente

No quadrinho, Mafalda pega um vaso de planta e o coloca ao lado de um globo terrestre. Não muito tempo depois, a plantinha morre. E se, só de estar próxima ao globo, a plantinha morreu, imagine só a situação do planeta...

Publicado em: 21/10/20 23h58