• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 vezes em que Batman e Robin se desentenderam e partiram para a briga

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      06/08/18 às 15h35

A história sobre Batman trabalhar sozinho não passa de um mito. Apenas em seu universo, o herói já trabalhou com tantas pessoas que criou o que chamamos de Bat-família. Um dos parceiros mais conhecidos do Cavaleiro das Trevas é o Robin. Ao contrário do que muitas pessoas (ainda) acreditam, Robin não é um nome, mas uma identidade. Desde sua primeira aparição, em 1940, sete personagens já assumiram o título. Ele foi criado por Bob Kane e Bill Finger, em parceria com Jerry Robinson, como um companheiro para o Batman. Uma pessoa para levar mais cor às suas histórias.

No começo, a ideia era Batman ter alguém para conversar e o auxiliar em suas aventuras. Normalmente, o título é conferido a uma criança, a qual tende a ser órfã. Dick Grayson é o Robin original, o mais popular, e talvez o mais querido. Filho de trapezistas, ele cresceu num circo e foi adotado por Bruce Wayne após a morte de seus pais. Grayson foi um aliado fiel do Batman e, com o tempo, se transformou no melhor amigo de Bruce Wayne, sendo um dos poucos dignos a carregar o manto do Cavaleiro das Trevas.

Quando o primeiro trailer de Titans foi divulgado e vimos Robin (Dick Grayson) soltar um "Fuck Batman", não faltaram pessoas confusas sobre o personagem. Muitos ficaram surpresos e argumentaram que aquilo não era de seu feitio. Contudo, embora muito bonita, a relação entre Bruce e Dick não é sempre cheia de flores - assim como houve desentendimentos com os que vieram depois. A fim de iluminar melhor o vínculo entre os heróis, separamos algumas vezes em que Batman e Robin se desentenderam.

1 - A transição de Dick Grayson

No trailer de Titans, Dick trabalha como detetive no Departamento de Polícia e, aparentemente, deixou de lado suas atividades como Robin. Ele também não parece estar em uma situação feliz com o Batman. Esse cenário é bem semelhante aos quadrinhos. Neles, Dick deixou o Batman para tentar descobrir e seguir seu próprio caminho. Nesse tempo afastado, ele abandonou a identidade de Robin e se tornou Asa Noturna. Essa transição nem sempre ocorreu de forma pacífica, e ambos já tiveram encontros que acabaram em desentendimentos. Em particular pelas diferenças de filosofia e métodos. A primeira transformação de Dick aconteceu em Tales of the Teen Titans #44, em 1984. Desde então, a história foi recontada diversas vezes, mas sempre mantendo o elemento da desavença no início.

2 - O destino de Jason Todd

Jason Todd é outro Robin bem famoso, não por ser querido, mas por ter tido uma das mortes mais icônicas das histórias em quadrinhos. Ele foi assassinado pelo Coringa a golpes de pé de cabra. O personagem foi morto em Batman: Morte em Família, história em que os próprios leitores votaram o destino do personagem. Porém, depois de ser colocado no Poço de Lázaro, ele voltou às páginas com outra identidade, o Capuz Vermelho. O personagem foi reformulado e ganhou mais popularidade entre os fãs. No entanto, a princípio, Jason volta com ódio do Batman. Ele diz não culpar o herói por sua morte, pois sabia dos riscos do ofício. Sua maior mágoa está no fato de Bruce ter deixado o Coringa vivo. Jason acha inadmissível e chega a pensar que não significa nada para ele.

3 - A morte de Damian Wayne

Damian é o filho biológico de Bruce Wayne e Talia al Ghul. Por muito tempo ele foi criado pela mãe e Ra"s al Ghul, seu avô. Ele, portanto, cresceu sob a filosofia da Liga dos Assassinos e, desde cedo, desenvolveu um forte temperamento. Quando foi viver com Bruce, os dois não se entenderam. Embora o personagem tenha muitos admiradores, alguns leitores consideram Damian o Robin mais topetudo. Ele assumiu o manto nos anos 2000. Fadado ao destino dos ajudantes, ele também entrou para a lista de mortos. Assim como Jason Todd, Damian foi para o Poço de Lázaro e seu retorno também não foi como o esperado.

4 - The Dark Knight Strikes Again

Continuação de Cavaleiro das Trevas, clássica história de Frank Miller, a trama é ambientada três anos após a suposta morte do Batman. Os Estados Unidos estão em uma guerra civil não declarada e o verdadeiro destino de Dick Grayson é revelado. Ele ficou tão traumatizado com suas atividades como Robin que se submeteu a experimentos genéticos. As consequências foram as piores possíveis. Dick se transformou em um serial killer, chegando até mesmo a assumir a identidade de Coringa, que já havia morrido.

5 - Injustice

Na elseworld Injustice, o mundo está longe de ser um lugar pacífico. Depois de uma tragédia pessoal, Superman se transforma no pior tirano que o planeta já viu. Ele mantém seu regime totalitário com o apoio de outros heróis. Batman cria uma resistência para tentar derrubar o governo de aço. Nesse cenário hostil, Bruce descobre que Damian matou Dick Grayson e assumiu sua identidade de Asa Noturna. A descoberta coloca pai e filho em uma situação de embate direto.

6 - Dick e Tim

Tim Drake possui habilidades de combate inferiores às de Dick Grayson, mas seu intelecto é maior. Tim é um grande detetive e foi por meio de suas técnicas que conseguiu se tornar um Robin. Na minissérie Batman R.I.P, Bruce morre e Dick assume o manto do herói. Ele acredita que Tim está no seu nível, e por isso coloca Damian como seu Robin. No entanto, a decisão deixa Tim bastante frustrado. Assim, ele escolhe se unir a Ra"s al Ghul e fazer parte da Liga dos Assassinos.

7 - Batman vs. Robin

Batman vs. Robin foi o primeiro longa animado depois do reboot Novos 52. A história é levemente baseada no arco dos quadrinhos Corte das Corujas. A tal corte é uma sociedade secreta que tem governado Gotham há tempos. Damian é convencido por eles a se juntar à causa e lutar contra Batman. Com a sequência do telhado, o filme proporciona uma das melhores lutas entre os dois personagens já filmadas. Apesar de Bruce se conter durante o combate, Damian prova que aprendeu bem a lição dos dois lados da criação. E ainda sai do confronto como vencedor.

Próxima Matéria
Via   TDW     IGN     CBR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+