• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 vezes que os moradores da Ilha Sentinela do Norte foram contactados

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      07/12/18 às 13h34

Os sentineleses são o povo indígena da Ilha Sentinela do Norte, nas Ilhas Andamão da Índia. Recentemente, os habitantes da ilha se tornaram notícia no mundo todo depois de, supostamente, terem matado o missionário americano John Allen Chau que, aparentemente, visitava a ilha em uma missão religiosa.

Os nativos da ilha vivem "isolados" da civilização moderna e não seria essa a primeira interação deles com o mundo, e muito menos a primeira vez que eles matam um intruso. Desde o século XIX, houveram alguns registros de contatos da tribo com outras pessoas. Antropólogos, por exemplo, desde a década de 1960 vêm fazendo visitas regulares a Ilha. Mas eles nem sempre foram amigáveis como anfitriões.

Pensando nisso, hoje trouxemos para vocês alguns vezes em que os sentineleses mantiveram algum tipo de contato com civilizações diferentes e o que ocorreu em cada uma delas. Confira!

1 - Marinha britânica e o sequestro de 1880

No fim dos anos 1800, a Índia era um dos principais postos coloniais da Grã-Bretanha e oficiais britânicos regulavam "gerenciavam" diversas comunidades na região. Muitas vezes usando de violência. Maurice Vidal Portman foi um desses homens. No final do século XIX, Portman teria supervisionado e documentado as ilhas Andamão e Nicobar.

Portaman e seus homens então decidiram se aventurar na Ilha de Sentinela do Norte em 1880. Lá encontraram um casal de idosos e quatro crianças, os quais ele levou para Port Blair, capital da Ilha Andamão. O casal de idosos morreu pouco tempo depois devido a falta de imunidade as doenças dos britânicos. As crianças posteriormente foram devolvidas a ilha.

2 - Um prisioneiro fugiu para a ilha em 1896

Em 1896, um prisioneiro condenado hindu fugiu de uma das principais colonias penais britânicas da Ilha de Andamão em uma jangada improvisada. O destino do prisioneiro era a Ilha de Sentinela do Norte. O corpo do homem foi encontrado pouco tempo depois com várias perfurações causadas por flechas, além de que sua garganta havia sido cortada.

3 - Índia reivindica a ilha como parte de sua república

A Índia só declarou sua independência da Grã-Bretanha em 1947. Enquanto Sentinela do Norte vivia, basicamente, independente. Isso até 1970, quando a Índia proclamou a ilha como parte de sua república.

4 - Visita do National Geographic

Uma equipe de filmagem da National Geographic, junto de alguns antropólogos e policiais, visitaram a ilha em 1974. Os esforços da equipe para ir até o local se deram para a filmagem de um documentário sobre os Andamaneses. Quando a tripulação se aproximou da costa da ilha, os sentineleses começaram a atirar flechas. Uma das flechas chegou a atingir o diretor do documentário na coxa.

5 - Visita do rei exilado da Bélgica

Em 1975, o então rei exilado da Bélgica, Leopoldo III, visitou as ilhas Andamão com dignitários locais que o levaram até bem próximo da ilha. Segundo relatos, assim que o barco se aproximou da ilha, os sentineleses atiraram flechas em sua direção. E por incrível que isso pareça, o rei teria ficado muito feliz e teria afirmado que aquele era o dia mais feliz de sua vida.

6 - O navio cargueiro

Um dos eventos mais notáveis entre os nativos da ilha e estrangeiros foi em 1981, quando um navio cargueiro, o Primrose, atingiu um recife de corais nas proximidades, deixando 28 marinhos naufragados na ilha. O navio foi saqueado pelos nativos e os marinheiros resgatados com a ajuda de um helicóptero. Os destroços do navio pode ser visto no Google Maps.

7 - Tsunami de 2004

A Guarda Costeira indiana, após tsunami de 2004, voou de helicóptero sobre as Ilhas Andamão para checar se os sentineleses e as demais comunidades estavam bem. O tsunami ocorreu após um terremoto no Oceano Índico. Após a vistoria foi possível constatar que a região não foi afetada drasticamente.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+