Ciência e Tecnologia

7 vulcões mais perigosos do planeta

0

Um vulcão pode ser reconhecido geralmente por seu formato de cone. Alguns emitem gases e fumaça com frequência, são objetos de estudo e temor de cidades que cresceram ao redor dessas estruturas geológicas. Outros estão adormecidos, ninguém pode prever quando irão despertar lançando fúria e destruição pelo seu caminho. O movimento do interior da Terra é o que gera a pressão resultante das erupções, que expelem lavas, gases e cinzas de dentro, para a superfície.

O fascínio pelos vulcões inicia-se ainda durante a infância. Durante as aulas de ciência, as crianças aprendem a se espantar com o poder de força e destruição que a própria Terra é capaz de causar a humanidade. Eles são conhecidos por serem imprevisíveis, belos e assustadores. A cor do magma, os rios de lava impressionam a qualquer um.

Eles podem causar ondas de destruição e morte quando entram em atividade. Esses são os 7 vulcões mais perigosos do planeta:

1 – Vulcão Krakatoa

Esse vulcão é responsável pela explosão vulcânica mais violenta e destrutiva de toda a História Moderna. Localizado na Indonésia, o Krakatoa permanece ativo até o momento. A tragédia de 1883, destruiu a ilha da Indonésia em dois terços, tornando-a uma fonte de pesquisa importante para os geólogos. Para se ter ideia da força da erupção de 1883, a explosão do Krakatoa foi ouvida há mais de 4.800 quilômetros de distância, espalhando ondas de medo pela Austrália, Filipinas e até na Índia. Seu poder de destruição pode ser comparado a quatrocentas bombas de hidrogênio. Cerca 36 mil pessoas perderam a vida nessa erupção.

2 – Vulcão Mauna Loa

O Mauna Loa é o maior vulcão do mundo. Ele se ergue a cerca de 4.170 metros acima do mar e se estende por uma área com mais de 90 quilômetros de largura, na Ilha Grande, Havaí. É também o vulcão mais perigoso de todo o arquipélago havaiano. Desde 1849, o Mauna Loa já entrou em erupção 33 vezes. Ele é constantemente monitorado pelos geólogos, devido a sua atividade recorrente. Sua erupção é caracterizada por grandes rios de lava que podem viajar até 10 km/h, arrasando tudo que encontrar em seu destino.

3 – Vulcão Popocatépetl

O vulcão mexicano Popocatépetl é conhecido pelas erupções frequentes em sua história. As primeiras ocorrências registradas foram feitas ainda durante o período pré-colombiano, tendo destruído vilarejos astecas. O seu nome significa “montanha de fumar”. Localizado há apenas 46 quilômetros da Cidade do México, a monitoração do vulcão é frequente. Os geólogos são responsáveis por terem salvado inúmeras vidas, várias vezes. Há registros de evacuações de cidades mexicanas em 1994, em 2000 e em 2005, os anos mais recentes de erupções nesse vulcão.

4 – Vulcão Etna

Esse é o vulcão mais alto e um dos mais ativos de todo o mundo, estando localizado na Sicília, Itália. A história do Etna mostra que há milhares de anos o vulcão tem demonstrado sua força e poder de destruição. O primeiro registro de erupção do Etna é datado de 475 a.C. Já em 1169, um terremoto que precedeu uma erupção deixou mais de 15 mil pessoas mortas. Sabe-se do perigo de viver perto de um vulcão tão ativo e perigoso como o Etna, mas as erupções tornaram os terrenos férteis, fazendo com que muitos vilarejos se desenvolvessem ao redor desse perigo constante.

5 – Vulcão Satsuma-Iojima

Também conhecido apenas como Iojima, este vulcão é considerado o vulcão mais ativo do Japão, tendo sido classificado como tipo “A”, devido a intensa atividade vulcânica. O Iojima constantemente emite grandes quantidades de dióxido de enxofre, o que causa danos e prejuízos à agricultura local. As consequências das erupções e emissões de gases recorrentes podem ser observadas na cor do mar: o entorno da ilha é amarelo devido a atividade contínua.

6 – Vulcão Monte Merapi

Esse vulcão é conhecido por ter entrado em erupção pelo menos 70 vezes desde o século 16. Isso resulta em uma média de ocorrências a cada quatro anos. O Merapi é considerado um dos 129 vulcões de maior atividade da Indonésia, estando localizado na ilha de Java. Em 2010 a erupção violenta do vulcão registrou mais de 190 mortes, deixando rastros de destruição provocados por rochas e gás quente.

7 – Vulcão Vesúvio

Esse é o vulcão responsável por aniquilar as cidades romanas de Pompéia e Herculano deixando-as soterradas de cinzas, com a erupção de 79. a.C que tirou a vida de 16 mil pessoas. Os moradores das cidades foram petrificados pelo tempo e hoje, Pompéia e Herculano recebem turistas que ficam impactados pelos corpos que mais parecem uma figura de cimento. O vulcão Vesúvio é o único vulcão ativo em toda a Europa Continental, sendo portanto um risco permanente na região.

Achou a matéria interessante? Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite também para compartilhá-la com seus amigos e familiares que também se interessam pelo poder incrível, mas assustador, da natureza vulcânica.

8 coisas que provavelmente você não sabia sobre filmes considerados “cult”

Artigo anterior

7 maiores cidades do mundo onde já não é tão caro morar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido