Os brasileiros, de um modo geral, tendem a reclamar incessantemente sobre seu país de origem. Enaltecem sem dó nem piedade as culturas estrangeiras sem os menores pudores com a própria cultura. Muitos de vocês que estão lendo essa matéria podem achar que estamos exagerando mas, infelizmente, falamos a verdade.

Claro que, se usarmos bons exemplos, como a pontualidade dos inglesas, a determinação dos japoneses, a presidência de José Mujica no Uruguai, os impostos que são menores nos Estados Unidos, a educação da Finlândia que é considerada a melhor do mundo, ignorarmos todo e qualquer tipo de atentado violento, entre tantas outras coisas, teremos uma sociedade utópica.

As pessoas com um certo nível de compreensão sabem que "lá fora" algumas coisas são, realmente, muito melhores e que determinados sistemas, principalmente os, governamentais, funcionam, pelo menos na teoria, corretamente. Mas essas "característica estrangeiras" não são suficientes para ignorar a cultura à qual pertencem, pelo contrário, as raízes devem ser cada vez mais resgatadas e conservadas.

Um francês que se casou com uma brasileira e veio morar no Brasil tem tantos motivos quanto um brasileiro para reclamar do país onde mora atualmente, mas assim como ele, a maioria dos nativos não sabem sobre muitas coisas (boas e ruins) que acontecem aqui. Confira algumas:

1. Os brasileiros representam 40% dos internautas da América Latina

People attend the annual 'Campus Party'  Internet users gathering in Valencia, Spain, Tuesday, July 12, 2011.

Comumente chamamos de América Latina o conjunto de países da América do Sul, América Central e México. Apesar dessa definição possuir algumas divergências quando conferidas em fontes diversas, de uma forma geral, compõe a maior parte do Continente Americano. Alguns devem pensar: "Ah, mas o Brasil é o maior país da América Latina, naturalmente teria maior representatividade." Mas, um dos motivos para isso é porque...

2. O Brasil ocupa o 5º lugar em número de linhas de telefone fixo instaladas

Publicidade
continue a leitura

02

Por exemplo, podemos pensar em empresas de telefonia como a Oi que, na prática é a que melhor funciona no Rio de Janeiro, pelo menos na Zona Sul, independentemente das dificuldades para se conseguir instalação e restaurações, ela só permite que a internet fixa seja instalada caso haja linha telefônica. Em compensação...

3. O mercado de telefones celulares é o segundo maior do mundo

Phone in the dark

Isso porque são registradas cerca de 650 mil novas habilitações por mês. O porquê disso ainda não descobrimos, mas talvez seja porque a maioria das pessoas utilizam mais de uma operadora. Algumas pessoas utilizam uma para ligações, outras apenas para internet móvel, outras para receber ligação, para uso de trabalho, pessoal, entre tantos outros.

4. 97,3% das crianças entre 7 e 14 anos estão estudando

04

Publicidade
continue a leitura

Está certo que nem todas as escolas, principalmente as públicas, possuem o suporte necessário para proporcionar uma educação de qualidade à essas crianças. De qualquer forma esse é um bom número, levando em consideração que estamos em um país em processo de desenvolvimento, no qual a pobreza assola mais de 20 milhões de habitantes.

5. É o único país do hemisfério sul que participa do Projeto Genoma

05

Esse projeto tem como objetivo estudar o padrão genético do ser humano, numa tentativa de desvendar esse mecanismo, bem como as doenças por ele causadas ou a ele afetadas, justamente na intenção de aplicar novas tecnologias para que as alterações necessárias sejam feitas, prolongando a qualidade de vida. Teve seu início formal em 1990.

6. É o país com maior sucesso em combate à AIDS e outras DSTs

Aproximadamente 1,2 mil pessoas realizaram o teste rápido para diagnóstico de HIV e sífilis durante a campanha nacional do Fique Sabendo, em Curitiba, entre os dias 1.º e 5 de abril. Foram identificados 20 novos casos de HIV e 77 de sífilis. Curitiba, 04/04/2013 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Além dos mais variados projetos de pesquisas científicas realizados no país, uma das incríveis conquistas é o combate à AIDS, uma das doenças sexualmente transmissíveis que mais assustaram o mundo nas décadas de 80 e 90. Hoje já é possível a uma pessoa que contraiu a doença viver com qualidade de vida desde que siga o tratamento corretamente e cumpra com a medicação em dia.

7. Há mais de 20 indústrias automobilísticas

Publicidade
continue a leitura

07

Em comparação com alguns países vizinhos que possuem nenhuma, esse é um grande número. A indústria automobilística começou a se instaurar no Brasil em meados dos anos 50. Mas, em 1894, o jovem Albert Santos Dumond importou o primeiro carro para o país, dando início aos interesses automobilísticos por parte dos industriários. Hoje, a estimativa é que exista, proporcionalmente, um carro para cada cidadão brasileiro apenas na região da Grande São Paulo.

8. Possui a quarta maior frota de helicópteros no mundo

08

Não precisa ir longe para saber que essa é uma verdade em ascensão. Basta dar uma volta pelo centro da cidade de São Paulo e olhar através dos arranha-céus. Com certeza você verá um helicóptero a cada minuto, sobrevoando a cidade. Não à toa, o congestionamento aéreo está sendo um dos grandes problemas das grandes metrópoles.

E aí pessoal, vocês sabiam dessas características do nosso amado país? Sabem de mais alguma coisa que não listamos aqui? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar.

Publicado em: 01/06/16 17h01