• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 coisas que você talvez não saiba sobre Fullmetal Alchemist

POR Hanier Maciel    EM Fatos Nerd      24/01/18 às 17h55

Se você acha que assistir anime ou ler manga é coisa de criança, claramente você nunca acompanhou Fullmetal Alchemist. Lançado de 2001 a 2010, a série foi um sucesso no mundo todo, vendendo mais de 67 milhões de mangás. O sucesso foi tão grande que a história originou séries de anime, filmes, games, figura de ação e até jogo de cartas. Fullmetal Alchemist está no mesmo nível das produções das grandes empresas como Fox, Marvel ou Paramount

Criada por Arakawa Hiromu, a saga conta história de dois irmãos, Edward e Alphonse Elric, que estão procurando a pedra filosofal para restaurar os seus corpos após uma tentativa frustada de trazer mãe, já morta, de volta a vida através da alquimia que, no universo deles, é uma das técnicas científicas mais avançadas conhecidas pelo homem. Apesar de possuir um toque de humor, a história aborda temas bem pesados, com muita ação e emoção. A Fatos Nerd listou alguns fatos sobre o anime que podem ter sido esquecidos, mesmo para quem acompanha o universo.

1 - Realismo

Mesmo que seja uma história animada que se passa numa realidade alternativa, o anime usa detalhes bem próximos ao real. Um exemplo claro é a caracterização de Riza Hawkeye, oficial do estado e guarda costas de Roy Mustang. Ela usa armas bem específicas que inclusive existem na vida real. Arakawa Hiromu quis deixar a série tão real que chegou a entrevistar veteranos da Segunda Guerra Mundial para produzir a sua história.

2 - A alquimia é real

O personagens de Fullmetal Alchemist conseguem realizar praticamente qualquer coisa com a alquimia, desde a criação de quimeras humanas e animais até o roubo de almas. Na vida real, a alquimia está ligada ao mundo mágico, algo mais distante e fantasioso, porém ela também é mais real do que aparenta. Claro, não estamos dizendo que seja real como vemos no anime, mas na parte de que é uma pratica que combina vários elementos da física, medicina, matemática e muitas outras áreas do conhecimento, buscando sempre a relação entre todos elas. 

3 - Inspiração na Alemanha

Fullmetal Alchemist se passa na realidade alternativa no país fictício de Ametris. Neste mundo, os alquimistas podem se alistar como militares até chegar ao cargo de Major, conhecidos como "Alquimistas do Estado". Ametris é um local que está sob o domínio de uma republica parlamentar. Para a criação do universo da história, Arakawa Hiromu se inspirou na Revolução Industrial Europeia, sendo mais especifico na militarização da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

4 - Simbolismo

O universo de Fullmetal Alchemist está cheio de símbolos, e todos têm um significado como na nossa realidade. A árvore representada na Porta da Verdade de Edward (cada pessoa tem a sua própria Porta da Verdade) é a famosa Árvore da Vida, onde os círculos representam diferentes verdades que são mostradas à humanidade. Outro símbolo recorrente no anime é o logotipo dos Alquimistas do Estado: um leão branco com fundo verde, como na nossa realidade. A imagem de um leão verde comendo o sol é um símbolo comum do processo de purificação. 

5 -  A Cruz de Flamel

A Cruz de Flamel é retratada no anime no manto de Edward e na armadura de Alphose, e é o mais próximo da realidade. O símbolo apareceu em todos os textos de Nicholas Flamel, conhecido alquimista francês. O significado dele é cura.

6 - Adaptação live action

Seguindo a lógica das grandes produtores com as suas adaptações de anime e afins, o live action de Fullmetal Alchemist foi anunciado em 2016. O membro da boy band japonesa Hey!Say!JUMP, Ryosuke Yamada, estrela o filme como Edward Elric, enquanto o ator e modelo Dean Fujioka interpreta Roy Mustang. O filme foi lançado no Japão no fim do ano passado e entra no catálogo da Netflix Brasil em fevereiro. 

7 - Van Hohenheim foi inspirado numa pessoa real

Van Hohenheim, o pai dos irmãos Elric no anime, foi inspirado em  Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim (ufa!), um médico suíço que foi alquimista e astrólogo, sendo conhecido como o pai da toxicologia, e pioneiro no uso de produtos químicos e minerais na medicina. No anime, Hohenheim é um alquimista de 451 anos, basicamente uma pedra filosofal viva.

8 - Hiromu Arakawa é quase uma anônima 

Mesmo com o sucesso do anime, a criadora dele é quase desconhecida. Os únicos registros fotográficos que existem dela estão em baixíssima qualidade. A autora é conhecida como antissocial, por isso não faz muitas aparições públicas, diferente de autores americanos como Stan Lee.

Gostou da lista? Faltou alguma coisa? Comente com a gente!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   The Gamer  
Imagens TLAB ODC LK MF DVA OM WKA FJ HB
Hanier Maciel
Um jornalista pseudo-cinéfilo com mil filmes preferidos, fã incondicional de Friends e quase sempre de mau humor!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+