Logo no início de julho, The Old Guard chegou à Netflix. Embora houvesse sido previamente apresentado, não fazíamos ideia do que estava por vir. Surpreendentemente, o filme dirigido por Gina Prince-Bythewood e protagonizado por Charlize Theron bateu rapidamente recordes de audiência. O longa foi assistido mais de 72 milhões de vezes. Como resultado disso, ele se juntou à outras produções do gênero de ação no ranking de filmes originais mais populares do serviço. No entanto, ao contrário de longas como Resgate, Troco em Dobro e 6 Underground, The Old Guard trouxe consigo inovação. O projeto apresentou uma diversidade raramente vista em Hollywood e mostrou que nem sempre é preciso seguir uma fórmula para realizar um bom filme.

Embora existam diversos motivos pelos quais The Old Guard é uma produção importante, vamos nos ater aos mais objetivos. O filme é responsável por contar a história de um grupo de guerreiros imortais em uma luta contra o tempo. The Old Guard conta com uma adaptação digna de Oscar - a história original foi publicada em quadrinhos; introduz uma mitologia intrigante; traz cenas de ação magistralmente coreografadas; e seu maior diferencial está em sua direção. Acredite se quiser, esse foi o primeiro filme de ação dirigido por Bythewood. Segundo a cineasta, filmes de ação sempre foram uma de suas paixões. Todavia, ela não sabia se conseguiria dirigir algum "devido à forma como Hollywood opera". Felizmente, depois de Mulher-Maravilha ela viu as portas se abrindo e não perdeu a oportunidade ao se deparar com o roteiro de The Old Guard.

Além da diretora, Theron também teve um importante papel dentro e fora das telas. Descrita por Jason Wiese, do CinemaBlend, como "uma das mais prolificas estrelas de ação de sua geração", a atriz mostrou que não há motivos para mulheres não estrelarem mais longas do gênero. Pensando nisso e tirando proveito da popularidade e aclamação de The Old Guard, resolvemos reunir algumas sugestões de filmes para aqueles que apreciaram a produção.

8 - Salt (2010)

Aqui temos um longa protagonizado por Angelina Jolie, outra atriz com bastante experiência em filmes do gênero. Aliás, Salt conta com críticas positivas e elogios às cenas de ação. Em suma, a trama gira em torno de uma guerra de espionagem envolvendo agentes duplos e tudo que se tem direito. Embora o roteiro tenha sido criticado, principalmente por ser complicado demais, a aclamação envolvendo a performance de Jolie foi unânime. Kirk Honeycutt, do The Hollywood Reporter, chegou a dizer que "Embora absurdo a cada momento, Salt é um filme de Bond melhor do que os filmes mais recentes de Bond, já que seus criadores mantêm as cenas de ação reais e limitam severamente os truques CGI".

7 - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2011)

Publicidade
continue a leitura

Já que estamos falando de adaptação, não poderíamos deixar de citar Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres. Embora seja majoritariamente constituído por drama e suspense, o filme de mistério conta com incríveis cenas de ação. Vivendo a hacker Lisbeth Salander, Rooney Mara entrega uma das melhores performances de sua carreira. Apesar de ser uma jovem misteriosa e cheia de traumas, Lisbeth é uma peça fundamental na resolução do crime que move a trama. Descrito como "brutal mas cativante" pelo consenso crítico do Rotten Tomatoes, Millennium é um dos longas mais bem avaliados dessa lista.

6 - Hanna (2011)

Estrelado por Saoirse Ronan, Hanna conta a história de uma garota de 15 anos que vive com seu pai em uma zona remota. Até aqui tudo bem, no entanto, o que foge do convencional é o fato de que Hanna foi treinada desde os dois anos de idade para ser uma hábil assassina. De combate corpo-a-corpo à manejo de arco e flecha, Hanna possui experiência em várias formas de combate. Antes de que você se pergunte o porquê desse treinamento, adiantamos que Erik, o pai da garota, a treinou para matar uma alta funcionária da CIA, vivida por Cate Blanchett. Por fim, o longa conta com uma recepção favorável por parte da crítica. Hanna é uma boa pedida para quem apreciou as técnicas de combate exibidas por Theron em The Old Guard.

5 - A Vilã (2017)

Já que estamos falando de representatividade, é importante sair da bolha ocidental. Estrelado por Kim Ok-bin, A Vilã é uma produção sul-coreana inspirada em Nikita, um longa de ação dos anos 90 também protagonizado por uma forte protagonista feminina. Assim como Salt, esse filme gira em torno de uma complexa trama de espionagem e assassinatos. Contudo, dessa vez o roteiro foi altamente aclamado, chegando a ser ovacionado por quatro minutos seguidos no Festival de Cannes. Aliás, já que estamos falando de crítica especializada, é importante dizer que A Vilã recebeu um prêmio de Excelência em Cinema de Ação. Certamente, se você é um fã do gênero, não pode deixar de conferir essa produção.

Publicidade
continue a leitura

4 - Aeon Flux (2005)

Atualmente, Charlize Theron é popularmente conhecida por seu papel como a Furiosa de Mad Max e Andy de The Old Guard. Contudo, é importante lembrar das raízes da atriz nos filmes de ação. Embora seu papel no hit da Netflix tenha sido o que mais exigiu empenho físico, essa não foi sua primeira vez treinando para realizar um excelente trabalho. Pensando nisso, não poderíamos deixar de citar Aeon Flux, um filme que, como dito pela própria Theron, contou com respostas bem duras na época e seria melhor recebido nos dias de hoje. Em suma, o enredo gira em torno de uma super assassina sendo enviada para eliminar um alvo. Entretanto, eventualmente, Aeon Flux passa a questionar se está lutando pelo lado certo.

3 - Atômica (2017)

Inspirado na graphic novel The Coldest City, de Antony Johnston e Sam Hart, Atômica narra a história de uma espiã em busca de uma lista de agentes duplos. Além disso, para apimentar ainda mais a situação, todos esses eventos se passam em Berlim, na véspera da derrubada do famoso muro. Nesse longa, Charlize Theron dá vida à Lorraine Broughton. Embora a adaptação do roteiro tenha deixado a desejar, o consenso crítico do Rotten Tomatoes não deixou de descrever Theron como uma "estrela sempre magnética". No trailer acima é possível ver logo no início um incrível plano sequência da personagem de Theron apresentando sua letalidade. Apesar de de não ser tão conhecido quanto outros filmes da atriz, Atômica definitivamente deve ser conferido.

2 - Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Publicidade
continue a leitura

Mad Max: Estrada da Fúria foi um dos maiores destaques do Oscar 2016. Além disso, dirigido por George Miller, o filme pós-apocalíptico dispensa apresentações, mas não deixa de ser frequentemente citado por Theron como o principal marco em sua carreira nos filmes de ação. Muito disso se deve à representatividade em torno da Imperatriz Furiosa, que acabou se consolidando como uma das personagens mais influentes do cinema. Apesar da ficção-científica ser um gênero subestimado, esse filme recebeu "aclamação universal" e foi descrito pela Forbes como uma "obra-prima de ação". Depois de todos esses elogios nem é preciso dizer mais, né?

1 - Mulher-Maravilha (2017)

Assim como dissemos acima, Mulher-Maravilha teve um importante peso para a realização de filmes como The Old Guard. Sendo assim, faz muito sentido ver diretoras e atrizes reforçando e agradecendo o trabalho de Patty Jenkins e Gal Gadot. A própria Gina Prince-Bythewood ressalta que Mulher-Maravilha "mudou completamente o jogo". Portanto, nada mais justo que colocá-lo em primeiro lugar nessa lista. Curiosamente, o desenvolvimento de um filme da heroína estava em andamento desde 1996. Todavia, como é de praxe com os filmes da DC, diversos diretores assumiram e abandonaram o projeto até Jenkins finalmente realizá-lo. Como resultado disso, Jenkins se tornou a primeira mulher a dirigir um filme de super-herói com uma protagonista feminina. E então, está esperando o que pra dar stream para essa lenda?

E então, o que achou da lista? Vale lembrar que, além dos longas já citados acima, ainda existem muitas outras produções a serem conferidas. Por exemplo, Aves de Rapina já foi disponibilizado nas plataformas digitais. Além disso, filmes como Viúva Negra, Mulan e Mulher-Maravilha 1984 logo chegarão as telas. Sendo assim, o que não faltam são boas opções de filmes de ação. Além desses, você conhece mais algum? Quais suas expectativas para os próximos lançamentos? É um fã do trabalho de Charlize Theron? Compartilhe sua opinião com a gente.

Publicado em: 06/08/20 15h07